A obra de Fiódor Dostoiévski, particularmente em Crime e castigo, congrega dois polos que se atritam inevitavelmente: a perspectiva cristã da ortodoxia russa e o mundo extraído das observações atentas do autor sobre o cotidiano jornalístico do âmbito social e da realidade criminal. Nessa perspectiva, o tema do crime adquire uma pluralidade significativa que está diretamente conectada à forma como Dostoiévski o concebe, na sua dialética em relação ao tema do pecado, da culpa e da ideia do homem extraordinário. Esta ambivalência constitutiva do pensamento dostoiévskiano reflete uma tensão mais ampla que perpassa toda a intelligentsia russa do século XIX: a confrontação entre o projeto iluminista de emancipação racional e a persistência de uma cosmovisão religiosa que recusa reduzir o humano à sua dimensão meramente empírica e socialmente determinada.
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS: A ALIENAÇÃO PARENTAL COMO CRISE ONTOLÓGICA CONTEMPORÂNEA
O problema que se coloca no centro de Crime e castigo transcende, portanto, a mera investigação criminal ou o estudo de caso psicológico. Trata-se, antes, de uma interrogação fundamental sobre os fundamentos da ordem normativa, sobre a possibilidade ou impossibilidade de uma justificação racional para a transgressão, e sobre as consequências metafísicas da ruptura com a lei divina. Nesse sentido, Dostoiévski não se contenta em narrar os eventos que conduzem Raskólnikov ao assassinato da velha usurária e sua irmã; ele constrói um intrincado dispositivo filosófico que põe em xeque as pretensões da razão moderna de fundar uma moralidade autônoma, desvinculada das tradições religiosas e dos valores comunitários.
É precisamente esta estrutura conceitual – a tensão entre a norma legal e a ordem espiritual, entre a justiça processual e a justiça ontológica – que nos permite estabelecer um diálogo fecundo entre a obra dostoiévskiana e o fenômeno contemporâneo da alienação parental, tal como vivenciado e denunciado por Thomaz Franzese em sua carta-manifesto à filha. A alienação parental, compreendida não como mero conflito familiar ou desentendimento conjugal, mas como um sistema de práticas e discursos que visam destruir o vínculo entre um genitor e seu filho, frequentemente com a conivência ou mesmo o protagonismo do Estado-Juiz, apresenta-se como um “crime metafísico” na acepção que Dostoiévski conferiu ao termo: uma transgressão que não se limita à esfera legal, mas que atinge a própria estrutura do ser em suas relações constitutivas.
Linda Ivanits apontou corretamente que a concepção do autor sobre o crime está articulada com a sua percepção sobre o pecado¹. Em Crime e castigo, o protagonista Raskólnikov planeja conscientemente o assassinato de Aliena Ivánovna, uma velha usurária, mas, por força das circunstâncias, acaba assassinando também a sua irmã, Lisavieta. A partir do problema do crime, Dostoiévski desloca o desenvolvimento da obra em direção à noção de culpa decorrente do comportamento pecaminoso. Por conta desse motivo, o autor tematiza e recusa, sob a perspectiva da ortodoxia russa, a tese de que o crime é um produto estritamente social. Crime e castigo revela a trajetória do crime na perspectiva social rumo à discussão sobre a culpa e o pecado.
Analogamente, a alienação parental não pode ser compreendida adequadamente se reduzida a suas dimensões meramente processuais ou psicológicas. Thomaz Franzese, em sua carta-manifesto, descreve precisamente esta insuficiência das categorias jurídicas para capturar a profundidade da experiência da perda:
“Os juristas chamam de ‘perda do convívio familiar’ – palavra gelada de autópsia. Os técnicos chamam de ‘ruptura de vínculo afetivo’ – frase de manual que nunca cheirou cabelo de criança ao acordar. Os psicólogos de cursinho de fim de semana chamam de ‘desadaptação’ – como se amar sua filha fosse um transtorno a ser tratado com fluoxetina e decisão liminar. Eu, porém, chamo pelo nome verdadeiro, aquele que nenhum dicionário jurídico tem coragem de imprimir: VIOLÊNCIA ONTOLÓGICA.”
Esta passagem estabelece uma ponte direta com a crítica dostoiévskiana à redução do crime a uma mera infração legal, ignorando sua dimensão espiritual e existencial. A violência ontológica é, em sua essência, um crime metafísico: não fere apenas o corpo ou a psique do sujeito, mas atinge sua própria condição de ser-no-mundo, sua estrutura de reconhecimento e pertencimento.
1.1 A DIMENSÃO ESPIRITUAL DO VÍNCULO PATERNO-FILIAL
A experiência da paternidade, em sua essência, transcende as categorias biológicas e jurídicas que usualmente a definem. Ser pai não é apenas uma relação genética ou uma designação legal; é uma estrutura de reconhecimento que constitui o sujeito em sua dimensão mais fundamental. A criança reconhece no pai não apenas um provedor ou um educador, mas um espelho ontológico – aquele que reflete sua existência, que a confirma no mundo como alguém que pertence e é amado. O pai, reciprocamente, reconhece no filho a continuidade de seu ser, a transcendência de sua finitude, a promessa de um futuro que sobreviverá à sua própria morte.
Esta relação de reconhecimento é, na terminologia hegeliana que Dostoiévski absorveu através da filosofia alemã, uma relação de consciência mútua: o pai e o filho se constituem como sujeitos através do reconhecimento recíproco. A alienação parental, ao destruir este reconhecimento, não fere apenas a relação; ela destrói, em certo sentido, a própria estrutura de subjetividade dos envolvidos.
Neste ponto, a análise de Bakhtin sobre a natureza dialógica da obra dostoiévskiana oferece uma chave interpretativa crucial. Bakhtin observa que os personagens de Dostoiévski não são objetos de uma consciência autoral monológica, mas sujeitos portadores de suas próprias vozes, seus próprios pontos de vista, suas próprias verdades.² Esta concepção polifônica da subjetividade encontra um correlato direto na experiência do pai alienado: sua voz, sua verdade, sua perspectiva sobre a relação com o filho são sistematicamente silenciadas pelo sistema de justiça, que as reduz a “mero aborrecimento” ou a “desadaptação”.
O pai alienado, como os heróis dostoiévskianos, vive uma experiência de silenciamento que é também uma experiência de desconstituição subjetiva. Sua voz não é ouvida, sua verdade não é reconhecida, sua dor não é validada. Ele é reduzido a um caso, a um processo, a uma petição – a um objeto do discurso jurídico, não a um sujeito de uma relação. Esta desconstituição é, em sua essência, a violência ontológica que Franzese denuncia.
1.2 O ESTADO-JUIZ COMO AGENTE DE DESCONSTITUIÇÃO SUBJETIVA
A atuação do Estado-Juiz nos casos de alienação parental revela uma contradição fundamental entre o discurso institucional de proteção e a prática efetiva de violência. O sistema de justiça se apresenta como protetor do menor, como garantidor dos direitos da criança, como fiador da ordem familiar. No entanto, na prática, frequentemente opera como agente de desconstituição subjetiva, destruindo vínculos que ele próprio deveria proteger.
Esta contradição não é acidental, mas estrutural. O sistema de justiça, em sua lógica processual, reduz a complexidade da experiência humana a categorias administráveis: laudos, relatórios, depoimentos, provas. A relação paterno-filial, que é uma experiência de profundidade espiritual inefável, é transformada em objeto de disputa processual. O amor, que é uma força criadora e constitutiva, é reduzido a um interesse jurídico. A saudade, que é a presença do ausente, a manifestação da persistência do vínculo, é transformada em “mero aborrecimento”.
Esta redução é, como observa Wasiolek, a expressão de uma arbitrária vontade de poder que se disfarça de objetividade científica. O juiz, ao decidir com base em relatórios superficiais e laudos tendenciosos, exerce uma vontade arbitrária que não é menos violenta que a de Raskólnikov – apenas mais sutil, porque se apresenta como neutra e técnica.
2. A ALIENAÇÃO PARENTAL COMO NIILISMO JURÍDICO: O “HOMEM EXTRAORDINÁRIO” NO TRIBUNAL
A teoria do homem extraordinário desenvolvida por Raskólnikov em Crime e castigo encontra uma inquietante ressonância no funcionamento do sistema de justiça contemporâneo, particularmente nos casos de alienação parental. O protagonista do romance dostoiévskiano argumenta que determinados indivíduos, em virtude de sua excepcionalidade, estariam autorizados a transgredir as normas estabelecidas em nome de propósitos superiores:
“Acho que se as descobertas que Kepler e Newton fizeram, como resultado de certas combinações, não pudessem chegar de maneira nenhuma ao conhecimento dos homens senão com o sacrifício da vida de um, dez, cem e mais homens, que impediriam tais descobertas ou lhes seriam um obstáculo, Newton teria o direito, e estaria inclusive obrigado, a… eliminar esses dez ou cem homens para levar suas descobertas ao conhecimento de toda a humanidade.”³
Esta lógica, que Dostoiévski submete a uma crítica implacável ao longo do romance, é precisamente a que parece operar em certas decisões judiciais que, em nome de uma pretensa “proteção do menor” ou de uma suposta “neutralidade científica”, autorizam a ruptura violenta do vínculo paterno-filial. O juiz, figura que na imaginação jurídica moderna ocupa o lugar de um “homem extraordinário” – aquele que, dotado de saberes técnicos e poder institucional, pode decidir soberanamente sobre o destino das relações familiares – atua frequentemente como um Raskólnikov de toga: convencido de que sua missão justifica a violação das normas mais elementares do reconhecimento afetivo.
Thomaz Franzese identifica com precisão este mecanismo quando escreve:
“Juízes que nunca sentaram no chão para brincar de boneca ou carrinho. Juízes que nunca acordaram de madrugada com febre de criança e mediram remédio na colher dosando esperança. Juízes que nunca sentiram o peso de uma cabeça pequena dormindo no ombro depois de um pesadelo. Esses mesmos juízes decidem – com caneta tinteiro de madeira nobre – o que é ‘melhor para o menor’ baseados em relatórios encomendados na véspera, em psicólogos que sequer conversaram com você por mais de quinze minutos.”
A crítica de Franzese ecoa a denúncia dostoiévskiana da arrogância da razão instrumental que pretende legislar sobre dimensões da experiência humana que escapam ao seu alcance. O niilismo jurídico, tal como se manifesta na alienação parental institucionalizada, consiste precisamente na pretensão de que o saber técnico-científico – laudos, relatórios, avaliações psicológicas – possa substituir a experiência vivida do vínculo, a intuição do amor, a sabedoria prática do cuidado cotidiano.
2.1 A TIRANIA DA OBJETIVIDADE CIENTÍFICA NO DIREITO DE FAMÍLIA
O sistema de justiça contemporâneo, herdeiro da tradição positivista do século XIX, opera sob o signo da objetividade científica. Acredita que a verdade sobre as relações familiares pode ser apreendida através de métodos técnicos, que o amor pode ser medido, que o vínculo pode ser quantificado, que a dor pode ser classificada. Esta crença na objetividade científica, que Dostoiévski já criticava em seus contemporâneos niilistas, é a raiz do niilismo jurídico que Franzese denuncia.
Wasiolek, ao analisar a crítica dostoiévskiana ao racionalismo, observa:
“Dostoiévski não está simplesmente atacando a arrogância da razão; está atacando a pretensão de que a razão pode substituir a experiência vivida, de que os conceitos podem substituir as realidades, de que as categorias podem substituir as pessoas.”⁴
Esta crítica se aplica diretamente ao funcionamento do sistema de justiça nos casos de alienação parental. O juiz que decide com base em laudos psicológicos superficiais, em relatórios sociais apressados, em avaliações técnicas descontextualizadas, está substituindo a experiência vivida do vínculo – a experiência do pai que acordou de madrugada para cuidar do filho febril, que sentou no chão para brincar, que cantou “parabéns” para o travesseiro nos aniversários – por categorias abstratas que nada dizem sobre a verdade da relação.
Esta substituição não é apenas epistemologicamente problemática; é eticamente violenta. Ao reduzir o vínculo paterno-filial a uma categoria processual, o sistema de justiça desumaniza a relação, desconsidera sua dimensão espiritual, nega sua profundidade ontológica.
2.2 O JUIZ COMO HERÓI TRÁGICO: ARBITRARIEDADE E PODER INSTITUCIONAL
A figura do juiz, tal como emerge da análise dostoiévskiana do poder, é profundamente ambivalente. O juiz é, ao mesmo tempo, a encarnação da ordem legal e sua mais flagrante contradição: ele deve aplicar a lei, mas é ele quem a interpreta; deve proteger os direitos, mas é ele quem os define; deve servir à justiça, mas é ele quem decide o que é justo. Esta ambivalência, que Dostoiévski explora através da figura do investigador Porfírio Petróvitch em Crime e castigo, torna o juiz uma figura potencialmente trágica ou potencialmente tirânica.
Porfírio Petróvitch, o investigador que persegue Raskólnikov, é uma das figuras mais complexas da obra dostoiévskiana. Não se trata de um simples acusador, mas de um personagem que parece compreender a profundidade espiritual do crime de Raskólnikov, que busca não apenas a confissão, mas o reconhecimento do pecado. Porfírio é, em certo sentido, um juiz que transcende a lógica processual para alcançar uma dimensão espiritual.
O juiz contemporâneo, particularmente nos casos de alienação parental, raramente alcança esta transcendência. Pressionado pela sobrecarga de processos, pela necessidade de decisões rápidas, pela dependência de laudos técnicos, o juiz moderno tende a operar dentro dos limites estreitos da lógica processual. Sua decisão, pretensamente objetiva, frequentemente encobre a arbitrariedade de sua interpretação, a assimetria de sua avaliação das provas, o preconceito de suas concepções sobre família e parentalidade.
A crítica de Franzese à “caneta tinteiro de madeira nobre” que decide o destino de uma criança com base em “relatórios encomendados na véspera” é, portanto, uma crítica à tirania da objetividade processual – uma tirania que se apresenta como neutra e técnica, mas que exerce um poder imenso sobre a vida das pessoas, um poder que, por não ser reconhecido como poder, torna-se ainda mais perigoso.
3. A DIALÉTICA DO DUPLO: SÔNIA, SVIDRIGÁILOV E AS DUAS FACES DA ALIENAÇÃO
Em Crime e castigo, Dostoiévski utiliza o método dos duplos para explorar as diferentes respostas possíveis ao crime e à culpa. Sônia e Svidrigáilov funcionam como dois espelhos nos quais Raskólnikov pode (ou deveria poder) reconhecer sua própria condição de pecador. Sônia, a prostituta que mantém sua pureza espiritual apesar da degradação material, encarna a possibilidade do perdão e da redenção através do sofrimento e da fé. Svidrigáilov, o libertino cínico que transgride todas as normas morais sem aparente remorso, representa o destino daquele que se entrega completamente à vertigem da ausência de limites.
Esta estrutura de duplos encontra uma correspondência notável no fenômeno da alienação parental. De um lado, temos a figura do pai alienado – o genitor que, como Sônia, experimenta a dor da separação e do reconhecimento de sua condição de “pecador” aos olhos do sistema, mas que encontra na humildade e na resistência silenciosa a possibilidade de preservar a integridade de seu vínculo. De outro, temos a figura do alienador – que, como Svidrigáilov, parece entregar-se à vertigem da desmedida, manipulando a criança, instrumentalizando o afeto, e recusando qualquer reconhecimento da dimensão espiritual do vínculo.
Thomaz Franzese descreve esta dialética quando confronta as mentiras que lhe são imputadas:
“Você ainda é pequena, filha. Talvez nem se lembre do meu rosto com clareza. Talvez o espelho esteja ficando opaco. Talvez estejam tentando fazer você acreditar – com doces, com ameaças, com chantagens doces ou amargas – que eu não quero te ver. ‘Seu pai te abandonou.’ ‘Seu pai não se importa.’ ‘Seu pai é uma pessoa violenta.’ Deixe-me ser bem claro, filha, com todas as letras que ainda restam no meu peito: ELES MENTEM.”
3.1 SÔNIA E O PAI ALIENADO: SOFRIMENTO E PRESERVAÇÃO DA INTEGRIDADE
A figura de Sônia Marmeládov, em Crime e castigo, é uma das mais complexas e profundas da literatura universal. Prostituta por necessidade, mas mantendo uma pureza espiritual inabalável, Sônia é a personificação da humildade que, paradoxalmente, é a forma mais elevada de resistência à degradação. Ela não luta contra sua condição através da violência ou da rebelião, mas através da aceitação do sofrimento e da manutenção da integridade interior.
O pai alienado, como Sônia, experimenta uma forma de humilhação social que poderia facilmente levá-lo à desesperança ou ao ódio. O sistema de justiça o reduz a um caso, a uma petição, a um problema a ser administrado. Sua dor é deslegitimada, seu vínculo é negado, sua paternidade é questionada. No entanto, como Sônia, ele pode escolher preservar a integridade de seu amor, mesmo quando todas as instituições conspiram para destruí-lo.
Ivanits observa que a humildade de Sônia “não é passividade, mas a forma mais ativa de resistência à desumanização”⁵. Esta observação é crucial para compreender a posição do pai alienado. Franzese, ao escrever sua carta-manifesto, não está se entregando à passividade; está realizando um ato de resistência ativa: a preservação da verdade do vínculo contra as mentiras do sistema, a manutenção da integridade do amor contra a violência da negação.
A saudade, que Franzese descreve com tanta precisão, é a manifestação mais intensa desta resistência. A saudade não é ausência, mas “presença invertida”, “você dentro de mim ocupando um espaço que nenhuma lei, nenhuma vara de família, nenhum laudo psicossocial fabricado em 24 horas consegue despejar”. A saudade é o território inalienável que o Estado não pode ocupar, o vínculo que o sistema não pode romper, a presença que a decisão judicial não pode negar.
3.2 SVIDRIGÁILOV E O ALIENADOR: A VERTIGEM DA DESMEDIDA
Svidrigáilov, o duplo obscuro de Raskólnikov, representa a vertigem da ausência de limites morais. Ele é o homem que transgride todas as normas, que não reconhece nenhuma autoridade espiritual, que se entrega completamente à satisfação de seus desejos sem qualquer consideração pelos outros. Seu suicídio, no final do romance, revela que esta ausência aparente de remorso encobre um desespero ainda mais profundo: a impossibilidade de encontrar sentido em uma vida sem limites.
O alienador parental, aquele que manipula a criança, que instrumentaliza o afeto, que distorce a realidade para destruir o vínculo com o outro genitor, opera dentro de uma lógica similar de desmedida. Ele não reconhece a legitimidade do vínculo que destrói, não reconhece o direito do outro à paternidade, não reconhece a necessidade da criança de manter ambas as referências parentais. Como Svidrigáilov, ele se coloca acima de todas as normas, afirma a primazia de sua vontade sobre qualquer consideração ética.
No entanto, o suicídio de Svidrigáilov revela que esta pretensão à desmedida é insustentável. A ausência de limites não é liberdade, mas desespero; a negação do reconhecimento não é autonomia, mas solidão. O alienador que destrói o vínculo paterno-filial, que transforma a criança em instrumento de sua vingança, que nega ao outro sua condição de pai, está, como Svidrigáilov, entregando-se a uma vertigem que só pode terminar no vazio.
O sistema de justiça que valida esta alienação, que a reveste de legalidade e a consagra através de decisões judiciais, opera na mesma lógica de negação: recusa-se a reconhecer a dimensão ontológica do dano que inflige. Ao tratar a alienação parental como um mero conflito familiar, ao reduzir a destruição do vínculo a uma questão processual, o sistema repete a cegueira espiritual que Dostoiévski diagnosticara em seus contemporâneos niilistas.
4. MONOMANIA E AUTOSSABOTAGEM: A PSICOPATOLOGIA DA ALIENAÇÃO
Um dos aspectos fundamentais da tese discutida em Crime e castigo sobre o conceito de crime gira em torno daquilo que é denominado “eclipse da razão” e “abatimento da vontade”. O protagonista reflete sobre a natureza do ato criminoso e observa que o criminoso, “no momento do crime passa por um certo abatimento da vontade e da razão, que, ao contrário disso, são substituídas por uma fenomenal imprudência infantil”⁶.
Esta reflexão de Raskólnikov sobre a psicopatologia do crime oferece um modelo interpretativo para compreender a dinâmica da alienação parental, particularmente em sua dimensão de autossabotagem. O pai alienado, como Raskólnikov, frequentemente parece agir de modo a tornar sua própria situação mais difícil: insiste em recursos que sabe que serão negados, expõe sua dor de maneira que o sistema interpreta como descontrole, recusa-se a aceitar a “normalização” da perda que o sistema lhe propõe.
Wasiolek observa que “Raskólnikov quer ser pego”⁷, e esta mesma pulsão autopunitiva parece operar no pai alienado que, apesar de todas as evidências de que o sistema não lhe fará justiça, insiste em buscar reconhecimento judicial para sua dor. O desespero do pai que chora no banho para que ninguém ouça, que compra presente todo mês sem saber para onde entregar, que canta “parabéns” para o travesseiro nos aniversários da filha – tudo isso é interpretado pelo sistema como “mero aborrecimento” ou, pior, como evidência de desequilíbrio.
4.1 O ECLIPSE DA RAZÃO E A RECUSA DA NORMA
O abatimento da vontade e o eclipse da razão que Raskólnikov descreve como característicos do criminoso são, na verdade, uma recusa profunda de se submeter à norma. O criminoso, ao transgredir a lei, não está simplesmente agindo irracionalmente; está recusando a racionalidade da lei, está afirmando a primazia de sua vontade sobre a ordem estabelecida. Esta recusa, no entanto, é vivida como abatimento porque o criminoso não consegue escapar completamente da norma que transgride; sua vontade permanece presa à ordem que nega.
Analogamente, o pai alienado experimenta um eclipse da razão e um abatimento da vontade quando confrontado com o sistema de justiça. Ele é levado a agir de maneiras que, do ponto de vista estratégico, parecem autossabotadoras: insiste em revelar sua dor, recusa-se a “superar” a perda, não aceita a normalização que o sistema lhe impõe. No entanto, esta aparente irracionalidade esconde uma lógica mais profunda: a recusa de aceitar a violência do sistema, a resistência à normalização da perda, a preservação da verdade do vínculo contra as mentiras do processo.
A monomania do pai alienado, sua fixação no vínculo rompido, sua incapacidade de “seguir em frente” – tudo isso é lido pelo sistema como patologia, mas é, na verdade, a expressão mais autêntica de sua humanidade. A recusa de aceitar a ruptura, a insistência em preservar o vínculo através da saudade e da esperança, é a forma mais profunda de resistência à violência ontológica que o sistema lhe inflige.
Frank, ao analisar a monomania de Raskólnikov, afirma que esta decorre “da incerteza de Raskólnikov em saber se pode obrigar-se a agir de acordo com a imagem que tem de si mesmo, de pessoa ‘extraordinária'”⁸. A monomania do pai alienado segue uma lógica análoga: sua identidade de pai, seu reconhecimento como genitor, foi-lhe roubada pelo sistema; sua luta para recuperá-la torna-se, aos olhos do sistema, a prova de que ele não merece recuperá-la.
4.2 A AUTOSSABOTAGEM COMO FORMA DE RESISTÊNCIA
A autossabotagem do pai alienado – sua recusa de jogar o jogo do sistema, sua insistência em revelar sua dor, sua incapacidade de se conformar à normalização da perda – pode ser compreendida como uma forma de resistência à violência ontológica. Ao recusar-se a aceitar a ruptura, ao insistir em preservar o vínculo através da saudade, o pai alienado está afirmando a primazia de sua experiência sobre as categorias do sistema.
Esta forma de resistência, no entanto, é profundamente ambivalente. Por um lado, preserva a integridade do vínculo, mantém viva a chama do amor contra todas as forças que buscam apagá-la. Por outro lado, torna o pai alienado vulnerável à acusação de desequilíbrio, à patologização de sua dor, à deslegitimação de sua luta.
O sistema de justiça, como o investigador Porfírio Petróvitch, frequentemente opera através de uma combinação de pressão psicológica e manipulação processual. O pai alienado, como Raskólnikov, é levado a um estado de exaustão que o torna ainda mais vulnerável. Sua dor, que deveria ser a prova da profundidade de seu amor, torna-se a evidência de sua instabilidade. Seu desespero, que deveria ser a expressão de sua humanidade, torna-se o sintoma de sua patologia.
A carta-manifesto de Thomaz Franzese é, em certo sentido, uma tentativa de romper este círculo vicioso. Ao nomear a violência, ao recusar o silêncio, ao afirmar a verdade do vínculo contra as mentiras do sistema, Franzese está realizando um ato de resistência que transcende a lógica da autossabotagem. Ele não está simplesmente se entregando à dor; está transformando a dor em testemunho, a saudade em prova, o amor em sentença.
5. A JUSTIÇA QUE SE FINGE DE CEGA: O SUBLIME E O TRÁGICO NA ALIENAÇÃO PARENTAL
A filosofia do trágico desenvolvida pelo idealismo alemão, particularmente na interpretação de Friedrich Hölderlin, oferece um quadro conceitual valioso para compreender a dimensão trágica da alienação parental. Hölderlin, em suas Observações sobre Édipo e Observações sobre Antígona, abandona a pulsão metafísica que norteou toda a filosofia do trágico desde Schelling e Hegel, para propor uma interpretação na qual o sacrifício do herói trágico não é uma ponte para a transcendência, mas a própria negação da síntese idealista.
Segundo Hölderlin, os modernos não vivem mais em um mundo onde seja possível sonhar com o absoluto; o deus, para nós, só pode se manifestar pela sua ausência⁹. A tragédia moderna deve refletir a condição do afastamento categórico entre o homem e o deus. Esta interpretação se aproxima notavelmente da experiência do pai alienado, que não encontra uma divindade punitiva exterior, mas se vê confrontado com a ausência de Deus que se manifesta como um vazio inabitável.
Thomaz Franzese experimenta precisamente este afastamento quando descreve sua peregrinação pelos corredores do tribunal em busca de justiça que nunca vem. A justiça, que deveria ser o abraço institucional do amor quando o amor vacila, tornou-se “uma máquina de produzir orfandade”. O pai alienado, como o herói trágico hölderliniano, não pode contar com a intervenção de uma instância superior que restabeleça a ordem; ele deve, sozinho, enfrentar o silêncio do sistema.
5.1 A INFIDELIDADE DO ESTADO-JUIZ
O que Hölderlin descreve como “infidelidade divina” – o afastamento do deus que se comunica “na forma da infidelidade esquecedora de tudo”¹⁰ – encontra seu correlato na infidelidade do Estado-Juiz, que se apresenta como protetor do menor mas age como destruidor de vínculos. A justiça que se finge de cega, mas que “sempre olha para o lado mais fraco”, é uma justiça traidora, que promete proteção e entrega o vulnerável ao abandono.
A experiência do pai alienado no tribunal é uma experiência de traição institucionalizada. Ele confia no sistema de justiça para proteger seu vínculo com o filho, e o sistema usa esta confiança para destruí-lo. Ele acredita na neutralidade da lei, e a lei é aplicada de forma assimétrica contra ele. Ele confia na objetividade dos laudos, e os laudos são fabricados para servir a interesses escusos.
Esta experiência de traição não é apenas emocionalmente devastadora; é ontologicamente desconstituinte. O pai alienado, como Raskólnikov, descobre que a ordem em que confiava é uma farsa, que a justiça em que acreditava é uma ilusão, que o sistema que deveria protegê-lo é seu algoz. O abismo que se abre diante dele é o mesmo abismo que se abriu diante de Raskólnikov: a descoberta de que a lei dos homens não é a lei da justiça, que o tribunal não é o lugar da verdade, que a caneta do juiz não é a voz de Deus.
5.2 A IMPOSSIBILIDADE DA TRANSCENDÊNCIA
Fellows, ao analisar a dimensão trágica de Crime e castigo, observa que a queda de Raskólnikov “não é a afirmação de uma instância superior, mas a demonstração da impossibilidade de ultrapassar os limites da condição humana”¹¹. Analogamente, a queda do pai alienado – sua derrota nos tribunais, seu exílio forçado da vida do filho – não é a afirmação da justiça, mas a demonstração da impossibilidade de fazer justiça dentro dos limites estreitos do sistema jurídico.
O pai alienado, como Raskólnikov, é forçado a reconhecer que sua condição humana – sua finitude, sua vulnerabilidade, sua dependência do reconhecimento do outro – não pode ser transcendida por nenhum recurso ou petição. O sistema de justiça, com todas as suas pretensões de objetividade e neutralidade, é uma instituição humana, sujeita a todos os limites, falhas e preconceitos da condição humana.
Esta impossibilidade da transcendência é, paradoxalmente, a condição da possibilidade da resistência. Se o sistema de justiça fosse verdadeiramente transcendente, verdadeiramente neutro, verdadeiramente objetivo, a luta do pai alienado seria inútil. Mas porque o sistema é humano, porque é falível, porque é permeado por preconceitos e interesses, a resistência é possível.
A carta-manifesto de Thomaz Franzese é a expressão desta resistência. Ela não invoca uma instância transcendente, não apela a uma justiça celestial, não promete uma redenção milagrosa. Ela apenas afirma a verdade do vínculo contra as mentiras do sistema, a integridade do amor contra a violência da negação, a persistência da saudade contra a pretensão de normalização.
6. SOLO E POVO: A CRÍTICA DO OCIDENTALISMO JURÍDICO E A REDENÇÃO PELAS RAÍZES
Por oposição ao niilismo defendido por Tchernichévski e seus seguidores, Dostoiévski apresenta em Crime e castigo as noções de povo (narod) e solo (pochva), apontando que é justamente o desenraizamento do homem culto, civilizado e ocidentalizado da Rússia de sua época, aquele que tem o seu pensamento e espírito envenenado pela ideologia radical, que leva ao esquecimento dos valores tradicionais do povo russo e que pode ser acusada como a causa fundamental da barbárie.
Esta crítica ao ocidentalismo e ao desenraizamento encontra uma poderosa ressonância na denúncia de Thomaz Franzese contra o sistema de justiça que, em nome de uma pretensa modernidade e cientificidade, opera a destruição dos vínculos familiares tradicionais. O “ocidentalismo jurídico” – a importação acrítica de modelos e categorias que não correspondem à realidade social e afetiva do país – manifesta-se na aplicação mecânica de leis e procedimentos que ignoram a especificidade das relações familiares e a profundidade dos vínculos afetivos.
6.1 O DESENRAIZAMENTO DO SISTEMA DE JUSTIÇA
O sistema de justiça contemporâneo, particularmente em sua aplicação ao direito de família, é profundamente desenraizado. Suas categorias – “interesse do menor”, “guarda compartilhada”, “visitas assistidas” – são categorias abstratas, importadas de modelos estrangeiros, aplicadas mecanicamente a situações concretas sem consideração pela realidade social e afetiva em que se inserem.
Este desenraizamento não é acidental, mas estrutural. O sistema de justiça, herdeiro da tradição iluminista, opera com categorias universais que pretendem transcender as particularidades culturais, sociais e afetivas. No entanto, esta pretensão à universalidade encobre uma violência: a imposição de um modelo de família, de parentalidade, de vínculo afetivo que não corresponde à experiência vivida das pessoas.
Thomaz Franzese denuncia este desenraizamento quando descreve a aplicação mecânica da lei: “A justiça, filha – essa justiça que deveria proteger laços, que deveria ser o abraço institucional do amor quando o amor vacila – tornou-se uma máquina de produzir orfandade.” A metáfora da máquina é precisa: o sistema de justiça opera como uma máquina desenraizada, que processa casos sem consideração pelas pessoas, que aplica categorias sem atenção às realidades, que produz decisões sem compreensão dos vínculos.
6.2 O RETORNO AO SOLO: A RESISTÊNCIA PELAS RAÍZES
Consequentemente, o beijo que Raskólnikov dá ao solo no final do romance simboliza a única alternativa possível para a degradação generalizada. Thomaz Franzese, em sua carta-manifesto, opera um movimento análogo quando reivindica a verdade do amor contra a mentira do sistema:
“A saudade que eu sinto não é fraqueza. Não é dependência emocional. Não é descontrole. A saudade que eu sinto é a prova empírica de que o amor é mais real do que qualquer papel subscrito por qualquer tabelião.”
Este retorno ao “solo” – à verdade elementar do amor e do vínculo – é a única resistência possível contra a violência ontológica do sistema. O pai alienado, como Raskólnikov, deve reconhecer que sua salvação não virá do tribunal, mas da humildade e da aceitação de uma ordem que transcende a lógica processual. A redenção não está na vitória judicial, mas na preservação da integridade do vínculo, mesmo que este vínculo seja vivido na saudade e na espera.
A crítica do ocidentalismo jurídico, portanto, não é uma defesa do tradicionalismo reacionário, mas uma afirmação da primazia da experiência vivida sobre as categorias abstratas. O sistema de justiça, ao importar modelos estrangeiros e aplicá-los mecanicamente, perde de vista a realidade das relações afetivas, a profundidade dos vínculos, a especificidade das experiências. O retorno ao solo – à verdade do amor, à integridade do vínculo, à persistência da saudade – é a única forma de resistir a esta violência epistemológica e ontológica.
7. A DIMENSÃO JURÍDICA DA ALIENAÇÃO E O PROBLEMA DA PUNIÇÃO
Apesar de sua profundidade metafísica, a alienação parental não pode ser compreendida sem uma análise cuidadosa de sua dimensão jurídica. O sistema de justiça, que deveria proteger os vínculos familiares, tornou-se o principal instrumento de sua destruição. Thomaz Franzese denuncia esta contradição fundamental:
“A justiça, filha – essa justiça que deveria proteger laços, que deveria ser o abraço institucional do amor quando o amor vacila – tornou-se uma máquina de produzir orfandade.”
A crítica de Franzese ecoa a reflexão de Wasiolek sobre a arbitrariedade da lei. Se a lei é arbitrária, se sua aplicação depende do arbítrio do juiz, se a interpretação das provas é assimétrica, então a alienação parental sancionada pelo Estado não é menos arbitrária que o crime de Raskólnikov. A diferença é que o crime de Raskólnikov foi punido, enquanto o crime do Estado-Juiz é recompensado com a legitimidade institucional.
7.1 A ARBITRARIEDADE DA LEI E A ASSIMETRIA DA INTERPRETAÇÃO
Wasiolek observa que “o que é ‘legal’ é arbitrário; e o que é ilegal, crime, é arbitrário. O criminoso meramente opõe sua vontade arbitrária contra a vontade arbitrária da sociedade”¹². Esta arbitrariedade da lei, que Dostoiévski explora através da teoria do homem extraordinário, encontra sua expressão contemporânea na discricionariedade judicial que, sob a aparência de objetividade científica, impõe uma determinada concepção de família, de parentalidade e de vínculo afetivo.
A decisão judicial que determina a ruptura do convívio paterno-filial, quando baseada em laudos tendenciosos ou em interpretações assimétricas da lei, não é menos arbitrária que o crime de Raskólnikov; apenas, ao contrário deste, vem revestida de legitimidade institucional. Esta legitimidade institucional, no entanto, é precisamente o que torna a violência do sistema mais insidiosa: ela não aparece como violência, mas como justiça; não é reconhecida como opressão, mas como proteção; não é denunciada como crime, mas celebrada como decisão judicial.
A assimetria da interpretação é particularmente evidente nos casos de alienação parental. A dor do pai alienado é interpretada como “desadaptação” ou “desequilíbrio”, enquanto a manipulação do alienador é interpretada como “proteção” ou “cuidado”. A saudade do pai é tratada como “mero aborrecimento”, enquanto a instrumentalização da criança pelo alienador é tratada como “exercício da guarda”. Esta assimetria, que Franzese denuncia com precisão, não é acidental: ela reflete as concepções de gênero, família e parentalidade que permeiam o sistema de justiça, concepções que frequentemente são ocultadas sob a aparência de neutralidade.
7.2 A PUNIÇÃO COMO RECONHECIMENTO DA DIMENSÃO ESPIRITUAL DO DANO
O problema da punição, em Crime e castigo, é central: a punição não é um simples mecanismo de retribuição ou de intimidação social, mas um processo de restauração da ordem espiritual rompida pelo crime. Analogamente, a punição da alienação parental – se é que podemos falar em punição num sistema que frequentemente a valida – não pode ser meramente legal ou processual. Deve ser, antes de tudo, um processo de reconhecimento do dano ontológico infligido e de restauração, na medida do possível, do vínculo rompido.
A noção de punição como reconhecimento do dano ontológico é fundamental para a crítica dostoiévskiana do sistema penal. Para Dostoiévski, a punição não é eficaz se não for acompanhada pelo reconhecimento, por parte do criminoso, da dimensão espiritual de sua transgressão. Raskólnikov, no final do romance, não é simplesmente condenado a uma pena; ele é levado a reconhecer a profundidade de sua culpa, a aceitar a necessidade de penitência, a buscar a redenção através do sofrimento.
Analogamente, a alienação parental, para ser adequadamente enfrentada, exige um reconhecimento da profundidade do dano infligido. Não se trata apenas de uma questão de “perda do convívio familiar” ou de “ruptura de vínculo afetivo”; trata-se de uma violência ontológica, de um atentado contra a própria estrutura do ser, de uma ruptura da ordem espiritual que constitui o sujeito.
O sistema de justiça, no entanto, raramente alcança este reconhecimento. Trata a alienação parental como um conflito familiar, como uma questão processual, como um problema a ser administrado. A dimensão espiritual do dano é ignorada, a profundidade da violência é minimizada, a necessidade de restauração é negligenciada.
Thomaz Franzese, ao escrever sua carta-manifesto, não está apenas protestando contra uma decisão judicial injusta; está realizando um ato de testemunho que, na tradição dostoiévskiana, é o primeiro passo para a restauração da ordem espiritual. Ao nomear a violência, ao recusar o silêncio, ao preservar a integridade do vínculo através da saudade e da espera, Franzese opera uma forma de justiça que transcende a justiça dos homens.
8. O AMOR COMO SENTENÇA FINAL: SAUDADE, ESPERANÇA E A PROMESSA DO REENCONTRO
A conclusão da carta-manifesto de Thomaz Franzese é uma declaração de amor que recusa ser protocolada:
“Até lá, minha filha – enquanto os dias são longos e os anos são curtos – respire fundo. Você é a minha razão. Você é a prova viva, irrefutável, incontestável de que, mesmo no mais escuro dos sistemas, mesmo na mais perversa das engrenagens, um coração de pai é uma chama que ninguém apaga.”
Esta declaração encontra um eco profundo na conclusão de Crime e castigo, que, como observa Fellows, “não é uma história de redenção; é a história do restabelecimento de uma tensão que mantém o mundo nos seus eixos”¹³. O castigo de Raskólnikov não redime as mortes de Aliena Ivánovna e Lisavieta, não apaga o sofrimento de sua mãe e de sua irmã, não transforma a miséria de São Petersburgo num paraíso. Ele apenas restaura, na consciência do protagonista, a ordem moral que ele tentara destruir.
8.1 A SAUDADE COMO PROVA DE PERSISTÊNCIA
A saudade, para Thomaz Franzese, não é ausência, mas presença às avessas. É a manifestação da persistência do vínculo contra todas as forças que buscam destruí-lo. A saudade é a prova de que o amor não foi extinto, que a relação não foi rompida, que a chama que “ninguém apaga” continua acesa mesmo na escuridão do sistema.
“Saudade não é ausência. É presença invertida. É você dentro de mim ocupando um espaço que nenhuma lei, nenhuma vara de família, nenhum laudo psicossocial fabricado em 24 horas consegue despejar. Saudade é o meu corpo inteiro se lembrando do seu peso, do seu calor, do seu cheiro, mesmo que a lei dos homens tenha decretado que eu não posso mais te sentir.”
Esta compreensão da saudade como prova de persistência é fundamental para a resistência ontológica que Franzese opera. O sistema de justiça tenta normalizar a perda, transformar a saudade em “mero aborrecimento”, reduzir a dor a uma categoria processual. Franzese recusa esta normalização, afirmando a verdade da saudade como a verdade do vínculo que persiste apesar de todas as tentativas de destruí-lo.
8.2 A ESPERANÇA COMO RECUSA DO DESESPERO
A esperança, para Franzese, não é uma ilusão otimista, mas uma recusa do desespero. É a afirmação de que a verdade prevalecerá, que o amor vencerá, que o reencontro acontecerá. Esta esperança não é ingênua; ela é consciente das forças que se opõem a ela, do poder do sistema, da profundidade da violência. No entanto, ela persiste porque é a única forma de resistência que não se entrega à desumanização.
“Com a saudade como arma, com a esperança como escudo, com o amor como sentença final”: esta é a fórmula da resistência ontológica contra a violência ontológica. A saudade é a prova da persistência do vínculo; a esperança é a certeza de que a verdade prevalecerá; o amor é a sentença que nenhum tribunal pode revogar.
O reencontro prometido por Franzese não é a restauração da ordem jurídica, mas a afirmação de uma ordem mais profunda, que transcende a lei dos homens. Não é a vitória no tribunal, mas a preservação da integridade do vínculo através da saudade e da espera. Não é a decisão judicial favorável, mas a certeza de que, mesmo no mais escuro dos sistemas, uma chama de humanidade resiste e recusa ser apagada.
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O CRIME METAFÍSICO E A RESISTÊNCIA ONTOLÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE
A alienação parental, tal como vivenciada e denunciada por Thomaz Franzese, constitui um fenômeno que transcende as categorias convencionais do direito de família e da psicologia clínica. Trata-se, como procuramos demonstrar ao longo deste artigo, de um crime metafísico na acepção que Dostoiévski conferiu ao termo: uma transgressão que não se limita à esfera legal, mas que atinge a própria estrutura do ser em suas relações constitutivas.
A violência ontológica que Franzese identifica como a essência da alienação parental é, em sua raiz, a mesma negação da profundidade espiritual do indivíduo que Dostoiévski diagnosticou no niilismo russo do século XIX. O sistema de justiça, ao pretender-se neutro e objetivamente científico, ao reduzir o vínculo paterno-filial a um objeto de disputa processual, ao transformar a saudade em “mero aborrecimento”, opera a mesma redução que Dostoiévski recusou em Crime e castigo: a recusa de reconhecer que o ser humano é mais do que a soma de suas determinações sociais e psicológicas.
9.1 A RESISTÊNCIA ONTOLÓGICA COMO RESPOSTA À VIOLÊNCIA METAFÍSICA
A resistência à alienação parental, tal como exemplificada por Thomaz Franzese, não é, portanto, uma mera luta por direitos legais ou por reconhecimento processual. É uma resistência ontológica, uma luta pela preservação da integridade do ser contra as forças que buscam desconstruí-lo. A saudade, que Franzese descreve como “presença às avessas” e como “território que o Estado não pode ocupar”, é a manifestação mais intensa dessa resistência: é a afirmação do vínculo contra todas as forças que buscam negá-lo.
A resistência ontológica não se limita, no entanto, à esfera individual. Ela tem uma dimensão coletiva, política e institucional. A denúncia pública da alienação parental, a organização de associações de pais alienados, a pressão por reformas legislativas e judiciais – tudo isso faz parte da resistência ontológica, da luta contra a violência metafísica do sistema.
Franzese, ao fundar a ONG Parental e ao escrever sua carta-manifesto, está realizando esta resistência em sua dimensão coletiva. Ele não está apenas lutando por seu próprio direito de ver a filha; está lutando contra um sistema que produz orfandade, que destrói vínculos, que nega a dimensão espiritual da parentalidade. Sua luta é, portanto, uma luta por justiça no sentido mais profundo do termo: não justiça processual, mas justiça ontológica; não reconhecimento legal, mas reconhecimento existencial.
9.2 O LEGADO DE DOSTOIÉVSKI PARA A COMPREENSÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL
O legado de Dostoiévski para a compreensão da alienação parental é, portanto, duplo. Por um lado, sua análise do crime como fenômeno metafísico nos permite nomear a alienação parental como aquilo que ela verdadeiramente é: não um mero conflito familiar, mas uma violência contra o próprio ser. Por outro lado, sua exploração da culpa, da penitência e da redenção nos oferece um caminho para compreender a resposta adequada a esta violência: não o ódio ou a vingança, mas a preservação da integridade do vínculo através da saudade, da esperança e do amor.
Dostoiévski nos ensina que a justiça não se esgota no processo legal, que a punição não se reduz à sanção institucional, que a redenção não se confunde com a absolvição judicial. A verdadeira justiça, para Dostoiévski, é aquela que reconhece a profundidade espiritual do ser humano, que respeita a complexidade de suas relações, que preserva a integridade de seus vínculos.
Thomaz Franzese, ao concluir sua carta-manifesto com a promessa do reencontro, está realizando o mesmo movimento que Dostoiévski realizou ao final de Crime e castigo: a afirmação de que, mesmo no mais escuro dos sistemas, mesmo na mais perversa das engrenagens, uma chama de humanidade resiste e recusa ser apagada. Esta chama é a única justiça que realmente importa.
10. EPÍLOGO: A CARTA QUE NENHUM JUIZ PODE ARQUIVAR
A carta-manifesto de Thomaz Franzese, que serve como fio condutor desta análise, é mais do que um documento de denúncia. É um ato de resistência ontológica, uma afirmação de humanidade contra a desumanização do sistema, uma preservação do vínculo contra a violência da negação. É, em sua essência, um gesto profundamente dostoiévskiano: a recusa de aceitar a redução do humano a suas determinações processuais, a afirmação da profundidade espiritual do amor, a persistência da esperança contra todas as evidências do desespero.
A carta de Franzese não pode ser protocolada, não pode ser arquivada, não pode ser julgada. Ela transcende o sistema de justiça porque fala de uma realidade que o sistema não pode apreender: a realidade do amor que persiste apesar de todas as tentativas de destruí-lo, a realidade do vínculo que sobrevive a todas as decisões judiciais, a realidade da esperança que resiste a todas as evidências contrárias.
“Com a saudade como arma, com a esperança como escudo, com o amor como sentença final”: esta é a fórmula da resistência ontológica que Franzese oferece a todos os pais alienados, a todos aqueles que experimentam a violência do sistema, a todos que lutam pela preservação de seus vínculos. É uma fórmula que Dostoiévski reconheceria, porque é a mesma que ele ofereceu a Raskólnikov: a afirmação de que, mesmo no fundo do abismo, a humanidade pode ser preservada através do reconhecimento, da humildade e do amor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAKHTIN, M. Characteristics of genre and plot composition in Dostoevsky’s works. In: BLOOM, H. (Ed.). Bloom’s modern critical interpretations: Fyodor Dostoevsky’s Crime and punishment. New York: Chelsea House, 2004.
DOSTOIÉVSKI, F. Crime e castigo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2001.
FELLOWS, T. M. O trágico na Modernidade: um olhar hölderliniano sobre o Crime e Castigo de Dostoiévski. Ensaios Filosóficos, Volume IV, outubro/2011.
FRANK, J. Dostoiévski: os anos milagrosos (1865-1871). Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Edusp, 2003.
FRANZESE, T. Carta-manifesto: “A saudade que o direito não julga, mas que nenhuma algema aprisiona”. Publicado em 12.06.2026.
HÖLDERLIN, F. “Observações sobre Édipo” e “Observações sobre Antígona”. In: BEAUFRET, J. & HÖLDERLIN, F. Observações sobre Édipo e Observações sobre Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
IVANITS, L. Dostoevsky and the Russian people. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
KNAPP, S. M. The dynamics of the idea of Napoleon in Crime and punishment. In: UGRINSKY, A.; LAMBASA, F. S.; OZOLINS, V. K. Dostoevski and the human condition after a century. Connecticut: Hofstra University, 1986.
WASIOLEK, E. Crime and punishment. In: PEACE, R. (Ed.). Fyodor Dostoevsky’s Crime and Punishment: a casebook. Oxford: Oxford University Press, 2006.
NOTAS
¹ Cf. IVANITS, L. Dostoevsky and the Russian people, p. 57-61.
² BAKHTIN, M. Characteristics of genre and plot composition in Dostoevsky’s works, p. 34.
³ DOSTOIÉVSKI, F. Crime e castigo, p. 268-269.
⁴ WASIOLEK, E. Crime and punishment, p. 56.
⁵ IVANITS, L. Dostoevsky and the Russian people, p. 62.
⁶ DOSTOIÉVSKI, F. Crime e castigo, p. 85.
⁷ WASIOLEK, E. Crime and Punishment, p. 61.
⁸ FRANK, J. Dostoiévski: os anos milagrosos (1865-1871), p. 160.
⁹ Cf. FELLOWS, T. M. O trágico na Modernidade, p. 12.
¹⁰ HÖLDERLIN, F. Observações sobre Édipo, p. 68.
¹¹ FELLOWS, T. M. O trágico na Modernidade, p. 15.
¹² WASIOLEK, E. Crime and punishment, p. 56.
¹³ FELLOWS, T. M. O trágico na Modernidade, p. 15.





