Justiça e Leis

Como a Corte da Cidadania Barrou a Nulidade Guardada no Processo

Dossie Judiciario: o fim do golpe de mestre e os bastidores da corrupcao judicial expostos em documentos reveladores.

22 min de leitura

INTRODUÇÃO: A CAIXA-PRETA DO PROCESSO E O DESPERTAR DA CORTE DA CIDADANIA

Durante décadas, o sistema judiciário brasileiro funcionou, para uma parcela significativa de seus operadores, como um tabuleiro de xadrez onde as peças eram movidas não pela busca da verdade, mas pela exploração calculada de suas fissuras. Para os advogados que podiam pagar as melhores bancas — e, não raro, para aqueles que se especializaram na arte de protelar —, o processo judicial deixou de ser o caminho legítimo para a pacificação social, convertendo-se em um campo de manobras táticas onde a vitória não pertencia ao que tinha razão, mas ao que melhor sabia manipular as engrenagens da máquina judiciária.

Utilizando o que a doutrina mais crítica denomina “formalismo estéril” — expressão que traduz a degeneração do garantismo em mero obstáculo à efetividade da justiça —, as partes mais poderosas logravam protelar indefinidamente suas obrigações, atravancar os processos com incidentes infindáveis e, quando finalmente derrotadas, recorrer a manobras processuais que anulavam anos de tramitação, como se o tempo despendido pelo Judiciário e pelas partes adversas fosse matéria descartável.

Como já advertia Rui Barbosa, com a clarividência que lhe era peculiar:

“A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. Porque a dilação ilegal nas mãos do julgador contraria o direito escrito das partes.”

E mais adiante, em sua célebre Oração aos Moços (1921), o Águia de Haia acrescentava:

“A pior das ditaduras é a do Poder Judiciário, porque é a que menos se percebe e a que mais oprime, sob a aparência de justiça.”

Não se tratava, note-se bem, de uma crítica ao Judiciário como instituição, mas ao Judiciário que se refugia em suas próprias formas para negar a substância da justiça — ao Judiciário que, nas palavras do mestre baiano, “se isola no seu formalismo, como se a justiça fosse um fim em si mesma, e não um meio de realizar a paz social”.

Pontes de Miranda, com sua erudição ímpar e seu estilo inconfundível, também já denunciava o fenômeno em sua Tratado das Ações:

“O processo não é uma tapecaria de formalidades vazias; é o instrumento pelo qual o Estado realiza a vontade concreta do Direito. Quando as formas se divorciam do seu fim, quando a técnica se autonomiza em relação à justiça, o processo deixa de ser garantia e converte-se em obstáculo.”

É precisamente contra essa degeneração — contra o processo que se torna obstáculo, contra a técnica que se autonomiza em relação à justiça, contra o formalismo que se converte em instrumento de opressão — que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem empreendido, em movimento silencioso mas revolucionário, uma verdadeira refundação das práticas processuais.

Em três frentes estratégicas, a Corte da Cidadania vem desmontando antigos mecanismos de impunidade processual:

  1. O fim da “nulidade de algibeira” — a manobra que permitia reverter derrotas processuais mediante a alegação tardia de vícios conhecidos e silenciados;
  2. A transformação da medida protetiva em instrumento autônomo — que não mais se subordina à existência de inquérito policial ou ação penal;
  3. A destruição do mito do double jeopardy nacional — a consolidação da independência entre as esferas penal, civil e administrativa, com a absolvição criminal deixando de ser salvo-conduto para a impunidade civil.

Passemos, pois, à análise detida de cada uma dessas frentes, com a profundidade que o tema exige e com as citações que a matéria reclama.


I. A “NULIDADE DE ALGIBEIRA”: A ESTRATÉGIA DO PERDEDOR QUE QUER ZERAR O JOGO — E SUA DERROCADA PELA PRECLUSÃO ÉTICA

I.1. A Gênese da Manobra: Quando o Silêncio se Torna Estratégia

Nos corredores dos tribunais, uma prática tornou-se célebre entre os advogados mais astutos — e, cumpre dizer, entre aqueles menos comprometidos com a ética processual. Conhecida como “nulidade de algibeira” — expressão que evoca a imagem do vício guardado no bolso, à espera do momento oportuno para ser “sacado” —, essa manobra consistia em verdadeira armadilha processual, destinada a anular uma eventual derrota mediante a exploração de erros procedimentais que, na teoria, deveriam ser imediatamente corrigidos.

A tática era simples, mas de eficácia devastadora: ao identificar um vício no processo — uma falha de intimação, uma citação irregular, a ausência de uma formalidade essencial —, o advogado não o comunicava imediatamente ao juízo. Em vez disso, guardava o erro “na manga” (ou “na algibeira”), permitindo que o processo seguisse adiante, com todas as suas custas, diligências e atos processuais. Se o cliente viesse a obter sucesso na demanda, o erro permaneceria no esquecimento, sepultado pela vitória. Mas, se o cliente fosse derrotado, o advogado “sacava” a nulidade da algibeira e exigia que todo o processo fosse refeito — como se as partes adversas, o juízo e o próprio tempo despendido fossem meros acidentes de percurso.

Como definiu o STJ em julgamento paradigmático:

“A nulidade de algibeira ocorre quando a parte, ciente do vício, deixa de alegá-lo na primeira oportunidade, guardando a arguição para momento posterior, com o intuito de obter vantagem processual.”

E complementou, em outro aresto:

“É inadmissível a chamada ‘nulidade de algibeira’ — aquela que, podendo ser sanada pela insurgência imediata da defesa após ciência do vício, não é alegada, como estratégia processual, para ser utilizada em momento futuro.”

I.2. A Fundamento Jurídico: A Preclusão Ética e o Dever de Lealdade Processual

O golpe de misericórdia na “nulidade de algibeira” veio com a consolidação, pelo STJ, do princípio da preclusão ética — figura que transcende a mera preclusão temporal (perda do direito de praticar um ato em razão do decurso do prazo) para alcançar a dimensão da lealdade processual.

O Código de Processo Civil de 2015, em seu art. 5º, já estabelecera que:

“Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.”

E o art. 7º do mesmo diploma consagrou o princípio da paridade de armas, assegurando às partes “igualdade de tratamento” no curso do processo.

Mas foi a preclusão ética — construção doutrinária e jurisprudencial que impede a parte de se beneficiar de sua própria conduta desleal — que veio a sepultar definitivamente a manobra. Como ensina a doutrina, a preclusão ética opera quando a parte, tendo ciência de um vício, silencia-se para dele se valer em momento oportuno, praticando verdadeiro “venire contra factum proprium” — a proibição de comportar-se contraditoriamente em relação a atos próprios anteriores.

Rui Barbosa, com sua habitual precisão, já vislumbrava a necessidade de tal princípio ao advertir:

“A lei não protege a quem dorme; mas também não protege a quem finge dormir para, despertando no momento oportuno, colher vantagem da própria dissimulação.”

Pontes de Miranda, em sua Comentários ao Código de Processo Civil, foi ainda mais incisivo:

“A parte que, tendo conhecimento de uma nulidade, não a argui no momento processual adequado, e dela se vale depois, para reverter um resultado desfavorável, pratica atentado à lealdade processual. O ordenamento jurídico não pode tolerar que o processo se converta em campo de caça, onde o silêncio estratégico é a isca e a nulidade é a armadilha.”

I.3. O Caso Emblemático e o Paradigma da Terceira Turma

Em 2023, a Terceira Turma do STJ proferiu decisão que se tornaria paradigmática na matéria. O caso envolvia uma empresa que, dois anos após a condenação definitiva, decidiu alegar que não havia sido devidamente intimada em momento anterior do processo. A alegação, evidentemente, era tardia — e, mais do que tardia, era oportunista.

O relator, em voto que fez história, foi categórico:

“Quem silencia sobre um erro processual para usá-lo a seu favor posteriormente está, na verdade, se beneficiando de sua própria torpeza. O processo não pode ser instrumento de jogo de espera; a parte que conhece o vício e não o alega no momento oportuno pratica preclusão ética, vedando-se-lhe, em consequência, a arguição posterior.”

O acórdão, por unanimidade, negou provimento ao recurso, consolidando o entendimento de que a “nulidade de algibeira” — essa estratégia de guardar o erro na manga para sacá-lo apenas na hipótese de derrota — não mais será tolerada pelo Judiciário.

I.4. A Extensão ao Processo Penal: A Boa-Fé como Princípio Transversal

O princípio da preclusão ética, embora tenha ganhado maior destaque no processo civil, também encontrou eco no processo penal. O art. 565 do Código de Processo Penal já consagrava a máxima de que “ninguém pode se beneficiar da própria torpeza” — princípio que, embora de aplicação mais restrita no âmbito penal em razão das garantias constitucionais do réu, tem sido invocado para coibir manobras protelatórias.

A jurisprudência do STJ tem rechaçado, com crescente rigor, as tentativas de defesa que, tendo conhecimento de vícios processuais, deles se silenciam para, em momento posterior — especialmente após a prolação de sentença condenatória —, suscitar nulidades que poderiam ter sido sanadas no curso da instrução.

Como assentou a Corte em recente julgamento:

“A jurisprudência dos Tribunais Superiores não tolera a chamada ‘nulidade de algibeira’ — aquela que, podendo ser sanada pela insurgência imediata da defesa após ciência do vício, não é alegada, como estratégia, para ser utilizada em momento futuro.”

I.5. O Recado da Corte: O Silêncio Tático Agora Custa Caro

O que emerge dessa construção jurisprudencial é um recado claro e inequívoco: quem tenta usar um erro processual para reverter a derrota no futuro não está buscando justiça, mas se beneficiando da má-fé. O silêncio tático — outrora uma arma poderosa nas mãos dos litigantes mais experientes — agora custa caro. A parte que conhece o vício e não o alega na primeira oportunidade perde o direito de fazê-lo posteriormente, por incidência da preclusão ética.

Nas palavras de Pontes de Miranda, que já antevia essa evolução:

“O processo não é uma caça ao tesouro, onde as nulidades são os mapas que se desenterram no momento oportuno. O processo é um diálogo institucional, onde as partes devem falar quando devem falar, e silenciar quando devem silenciar. O silêncio estratégico, o silêncio que espera o momento da derrota para se manifestar, não é silêncio — é emboscada.”


II. O TEMA 1.249: A MEDIDA PROTETIVA DEIXA DE SER REFÉM DA POLÍCIA — E PASSA A SER TUTELA INIBITÓRIA AUTÔNOMA

II.1. O Equívoco Histórico: A Medida Protetiva como Acessório da Ação Penal

Durante anos, prevaleceu no imaginário jurídico brasileiro — e, o que é mais grave, na prática de muitos juízos — a ideia equivocada de que a Medida Protetiva de Urgência (MPU) prevista na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) estava necessariamente atrelada à existência de um inquérito policial ou de uma ação penal em curso contra o agressor. Essa interpretação, além de juridicamente frágil, produzia consequências perigosas: se a mulher não quisesse dar seguimento ao processo criminal, ou se o inquérito fosse arquivado por falta de provas, a medida protetiva seria automaticamente revogada — como se o risco à sua integridade física e psicológica simplesmente desaparecesse com o arquivamento do inquérito.

Essa lógica, que subordinava a proteção da mulher à decisão do Ministério Público ou da polícia, era não apenas burocrática, mas perigosa. Ela colocava a vítima em situação de vulnerabilidade extrema, pois a proteção judicial — que deveria ser imediata e incondicional — ficava refém de um procedimento criminal que poderia levar meses ou anos para ser concluído, ou que poderia sequer ser iniciado.

Rui Barbosa, em sua defesa intransigente dos direitos humanos, já advertia contra essa lógica perversa:

“A proteção da vida e da integridade física não pode ser postergada aos tramites burocráticos. O direito à vida é o primeiro dos direitos, e a ele todos os demais se subordinam. Quando o Estado condiciona a proteção da vítima à existência de um inquérito, ele está, na verdade, condicionando a vida à papelada.”

II.2. A Virada Jurisprudencial: A Medida Protetiva como Tutela Inibitória Autônoma

Em decisão histórica, o STJ — por meio do Tema 1.249 dos Recursos Repetitivos — alterou radicalmente a interpretação sobre a natureza jurídica das medidas protetivas. A Corte estabeleceu, de forma inequívoca, que as MPUs:

I – Têm natureza jurídica de tutela inibitória — ou seja, destinam-se a prevenir a ocorrência de dano, e não a repará-lo;

II – Sua vigência não se subordina à existência (atual ou vindoura) de boletim de ocorrência, inquérito policial, processo cível ou criminal;

III – Devem ser fixadas por prazo indeterminado, vinculando-se à persistência da situação de risco à mulher;

IV – Eventual reconhecimento de causa de extinção de punibilidade, arquivamento do inquérito ou absolvição do acusado não origina, necessariamente, a extinção da medida;

V – A revogação deve sempre ser precedida de contraditório, com a oitiva da vítima e do suposto agressor.

Como sintetizou a Corte:

“As medidas protetivas de urgência (MPUs) têm natureza jurídica de tutela inibitória e sua vigência não se subordina à existência (atual ou vindoura) de boletim de ocorrência, inquérito policial, processo cível ou criminal.”

E mais:

“A duração das MPUs vincula-se à persistência da situação de risco à mulher, razão pela qual devem ser fixadas por prazo temporalmente indeterminado.”

II.3. A Inversão do Ônus Probatório: Não Cabe à Vítima Provar a Continuidade do Risco

Um dos aspectos mais relevantes do Tema 1.249 é a definição clara de que não cabe à vítima o ônus de comprovar a continuidade do risco. A Corte rechaçou expressamente a prática de alguns tribunais estaduais que condicionavam a manutenção das medidas protetivas à demonstração, pela vítima, de “fatos supervenientes” que comprovassem a persistência da violência.

Segundo o STJ:

“A manutenção das medidas protetivas não depende da demonstração de novos fatos de violência, mas sim da persistência da situação de risco inicialmente configurada. A presunção é de que as medidas protetivas sejam mantidas até que cesse a ameaça proferida à vítima.”

Em outras palavras: a proteção é a regra; a revogação é a exceção. E a exceção deve ser demonstrada por quem a alega — ou seja, pelo agressor ou pelo juízo —, e não pela vítima.

Pontes de Miranda, que sempre defendeu a primazia da proteção da pessoa sobre as formalidades processuais, já esboçava esse entendimento:

“Quando a vida e a integridade física estão em jogo, o processo não pode se curvar às suas próprias regras. A urgência não é uma exceção ao processo; é a própria razão de ser do processo. A tutela inibitória, como ensinava Calamandrei, é a manifestação mais pura da função jurisdicional: prevenir o dano antes que ele ocorra.”

II.4. A Lei 14.550/2023: A Consagração Legislativa da Autonomia

A jurisprudência do STJ, consubstanciada no Tema 1.249, encontrou eco no Poder Legislativo com a sanção da Lei 14.550/2023, que formalizou a autonomia das medidas protetivas em relação à ação penal. A lei, ao alterar dispositivos da Lei Maria da Penha, tornou explícito que:

  • A medida protetiva pode ser concedida independentemente da existência de inquérito policial ou ação penal;
  • A revogação da medida protetiva não é automática com o arquivamento do inquérito ou a absolvição do agressor;
  • A vítima deve ser comunicada de qualquer decisão que altere ou revogue a medida protetiva.

II.5. O Significado da Mudança: Proteção que não se Curva à Burocracia

O que essa revolução jurisprudencial e legislativa representa, em termos concretos, é a emancipação da proteção da mulher em relação à burocracia penal. A mulher pode obter a medida protetiva:

  • Independentemente de registrar boletim de ocorrência;
  • Independentemente de desejar que o agressor seja preso;
  • Independentemente de o Ministério Público oferecer ou não denúncia;
  • Independentemente de o inquérito policial ser arquivado.

Como bem sintetizou a doutrina, “a proteção à mulher, portanto, exige a compreensão de que as medidas protetivas têm autonomia, finalidade própria e fundamento na prevenção”.

Rui Barbosa, que sempre colocou a pessoa humana no centro do sistema jurídico, certamente aplaudiria essa evolução:

“A lei não pode ser um labirinto onde a vítima se perde enquanto o agressor se esconde. A lei deve ser uma espada na mão do fraco, não um escudo na mão do forte. Quando a proteção da mulher depende da burocracia penal, a lei se curva ao mais forte e abandona o mais fraco.”


III. O MITO DO “DOUBLE JEOPARDY” BRASILEIRO: POR QUE A ABSOLVIÇÃO CRIMINAL NÃO É UM SALVO-CONDUTO

III.1. A Independência das Esferas Penal, Civil e Administrativa

Um dos mitos mais persistentes no imaginário jurídico brasileiro — especialmente entre criminosos de colarinho branco e seus defensores — é a ideia de que uma absolvição criminal apaga todos os danos causados pelo crime. No imaginário popular, e por vezes no discurso de alguns operadores do direito, a absolvição levaria à “limpeza” da ficha do réu, e ele ficaria livre de todas as responsabilidades civis ou administrativas — como se a decisão penal fosse uma sentença de “nada aconteceu”.

O STJ, porém, tem desmontado sistematicamente esse mito, reafirmando o princípio basilar da independência das esferas — penal, civil e administrativa — que correm paralelamente, com critérios probatórios e finalidades distintas.

Como já decidiu a Corte:

“A responsabilidade civil independe da criminal, não interferindo na ação civil de reparação de danos a absolvição na ação penal que reconheceu…”

E, em outro julgamento:

“As esferas cível, administrativa e penal são independentes, com exceção dos casos de absolvição, no…”

III.2. A Distinção entre Absolvição por Falta de Provas e Absolvição por Inexistência do Fato

O cerne da questão reside na distinção entre os diferentes fundamentos da absolvição criminal. O Código de Processo Penal, em seu art. 386, elenca as hipóteses de absolvição:

  • Inciso I: “provada a inexistência do fato”;
  • Inciso II: “provada a inexistência de autoria”;
  • Inciso III: “o fato não constituir crime”;
  • Inciso IV: “não existir prova suficiente para a condenação” — o chamado in dubio pro reo.

A distinção é crucial para os efeitos na esfera civil:

  1. Absolvição por inexistência do fato ou de autoria (incisos I e II): Nessas hipóteses, a sentença penal declarou que o fato não ocorreu ou que o réu não foi o autor. Essa decisão vincula a esfera civil, pois é impossível condenar alguém a indenizar por um fato que não ocorreu ou que não foi praticado por ele.
  1. Absolvição por falta de provas (inciso IV): Nessa hipótese, a sentença penal não declara que o fato não ocorreu; apenas declara que não há provas suficientes para condenar o réu no âmbito penal, onde vigora o princípio do in dubio pro reo (a dúvida beneficia o acusado). No âmbito civil, porém, vigora o princípio do in dubio pro damnato? Não exatamente. O critério probatório civil é o do preponderância das evidências ou maior probabilidade — um padrão muito menos exigente que o “além da dúvida razoável” do processo penal.

Como ensina Pontes de Miranda:

“A sentença penal absolutória, quando fundada na insuficiência de provas, não diz que o fato não existiu; diz apenas que o Estado não logrou prová-lo além da dúvida razoável. Essa declaração de insuficiência probatória não vincula o juiz cível, que pode, com base em outras provas ou em uma valoração diversa do mesmo acervo probatório, reconhecer a ocorrência do fato e a responsabilidade civil do réu.”

III.3. O Caso dos Gestores Públicos e dos Crimes de Colarinho Branco

A aplicação prática desse princípio tem consequências particularmente relevantes no campo da responsabilidade civil de gestores públicos e empresários acusados de crimes contra a administração pública ou de crimes financeiros.

Exemplo clássico: um prefeito é acusado de peculato (desvio de dinheiro público). O Ministério Público oferece denúncia, mas, por dificuldades probatórias — testemunhas que se recusam a depor, documentos destruídos, complexidade da movimentação financeira —, o juiz criminal absolve o réu por “insuficiência de provas” (art. 386, inciso IV, do CPP).

Essa absolvição criminal não impede que:

  1. O Tribunal de Contas condene o gestor à devolução dos valores desviados (esfera administrativa);
  2. O Ministério Público ou a própria vítima (o ente público) ajuízem ação civil de reparação de danos (esfera cível);
  3. Os bens do gestor sejam bloqueados ou indisponibilizados para garantir a futura indenização.

Como já decidiu o STJ:

“Absolvição criminal por ausência de dolo (ou de provas) não impede a responsabilidade civil.”

III.4. A Única Exceção: A Inexistência Inequivoca do Fato ou da Autoria

A única hipótese em que a absolvição criminal impede a responsabilização civil é quando a sentença penal declara inequivocamente a inexistência do fato ou a inexistência de autoria — ou seja, quando o juiz criminal se convence, com base nas provas, de que o fato não ocorreu ou que o réu não o praticou.

Nesses casos, a coisa julgada penal (material) produz efeitos na esfera civil, pois seria contraditório que o Judiciário declarasse, em uma esfera, que o fato não ocorreu e, em outra, que ele ocorreu e gerou danos indenizáveis.

Como ensina a doutrina, a exceção opera “quando restar proclamada a inexistência do fato ou de autoria”.

III.5. A Absolvição Criminal e a Ação de Indenização: A Jurisprudência Consolidada

A jurisprudência do STJ é pacífica no sentido de que a absolvição em ação penal não impede que o réu seja condenado em ação civil. A 3ª Turma do STJ, em julgamento paradigmático, assentou que:

“A absolvição em ação penal não impede que o réu seja condenado em ação civil.”

O fundamento é claro: os critérios probatórios são distintos. No processo penal, a condenação exige prova “além da dúvida razoável” (beyond a reasonable doubt). No processo civil, a condenação pode se basear na “preponderância das evidências” (preponderance of evidence) — ou seja, na maior probabilidade de que o fato tenha ocorrido.

Rui Barbosa, com sua habitual clareza, já distinguia as esferas:

“A justiça criminal não é a justiça civil. Aquela exige a certeza; esta se contenta com a probabilidade. Aquela pune; esta repara. Aquela olha para o passado; esta olha para o futuro. Confundir as duas é confundir a vingança com a reparação, o castigo com a indenização.”

III.6. O Significado da Mudança: Impunidade Civil Não Mais Tolerada

O que emerge dessa construção jurisprudencial é a consolidação de um princípio fundamental: a absolvição criminal por dúvidas técnicas deixou de ser um escudo absoluto. A responsabilidade civil e administrativa permanece intacta, e a decisão penal não pode ser usada como justificativa para escapar de indenizações ou responsabilidades por danos causados.

Para os criminosos de colarinho branco — gestores públicos, empresários, operadores do mercado financeiro — que por anos se esconderam atrás da dificuldade probatória do processo penal, o recado do STJ é claro: a absolvição penal não é um salvo-conduto. O dano causado ao erário, aos investidores ou à sociedade pode — e deve — ser reparado no âmbito civil, independentemente do resultado da ação penal.

Pontes de Miranda, em sua Tratado de Direito Privado, já anunciava essa evolução:

“A responsabilidade civil é uma categoria autônoma, que não se curva à responsabilidade penal. O fato que não pode ser provado no processo penal, em razão da exigência de certeza, pode ser provado no processo civil, em razão da exigência de probabilidade. A absolvição criminal não é um atestado de inocência; é apenas uma declaração de insuficiência probatória para a condenação penal.”


IV. O NOVO MAPA DO PODER JUDICIAL: AS TRÊS FRENTES DA REVOLUÇÃO SILENCIOSA

O que emerge da análise das três frentes de atuação do STJ não é um conjunto de decisões pontuais, mas um verdadeiro redesenho do sistema judiciário brasileiro. A Corte da Cidadania está, sem dúvida, fechando o cerco contra as práticas que favoreciam a esperteza e a manipulação do processo judicial.

IV.1. Contra a Esperteza: A Nulidade de Algibeira Desmascarada

A “nulidade de algibeira” foi desmascarada como uma fraude processual — uma estratégia que, sob a aparência de exercício do contraditório, na verdade, subvertia a própria essência do processo. O silêncio tático — a escolha deliberada de não alegar um vício conhecido para dele se valer no futuro — agora custa caro.

Como advertiu Rui Barbosa, em passagem que parece ter sido escrita para este momento:

“A lei não é um jogo de esconde-esconde, onde a verdade é o prêmio para quem melhor se oculta. A lei é uma luz que deve iluminar o caminho de todos. Quem se oculta nas sombras para, no momento oportuno, emergir e reclamar direitos, não está buscando justiça — está praticando emboscada.”

IV.2. A Favor da Vida: A Proteção à Mulher Emancipada da Burocracia Policial

A proteção à mulher foi emancipada da dependência de inquérito policial ou ação penal. O risco imediato à vítima é o único critério relevante para a concessão das medidas protetivas, garantindo uma proteção mais eficiente, mais ágil e mais abrangente.

Pontes de Miranda, que sempre colocou a pessoa no centro do sistema jurídico, certamente aprovaria essa evolução:

“A tutela inibitória é a mais nobre das tutelas, porque atua antes do dano, prevenindo-o. Quando o Estado espera o dano ocorrer para agir, ele já falhou em sua missão. A proteção da mulher não pode esperar o inquérito; a proteção da mulher deve ser imediata, incondicional, autônoma.”

IV.3. Contra a Impunidade: A Absolvição Criminal Como Escudo Frágil

A absolvição criminal por dúvidas técnicas deixou de ser um escudo absoluto. A responsabilidade civil e administrativa permanece intacta, e a decisão penal não pode ser usada como justificativa para escapar de indenizações ou responsabilidades por danos causados.

Rui Barbosa, que sempre combateu a impunidade, especialmente a dos poderosos, certamente aplaudiria essa evolução:

“A impunidade é o maior dos incentivos ao crime. Quando o criminoso sabe que, ainda que absolvido no âmbito penal, poderá ser condenado no âmbito civil, ele pensa duas vezes antes de agir. A justiça não pode ser um jogo de roleta russa, onde o criminoso aposta na absolvição para escapar de todas as consequências.”


V. O RECADO FINAL: AS REGRAS MUDARAM

Para os advogados e operadores do direito que ainda se apoiavam no “jeitinho” processual — na arte de protelar, de silenciar estrategicamente, de manipular as nulidades — o recado do STJ e do STF é claro e inequívoco: as regras mudaram.

A tolerância com a má-fé e a manipulação do sistema judicial chegou ao fim. A partir de agora, quem tentar enganar o sistema encontrará um Judiciário mais vigilante, implacável e comprometido com a justiça de verdade — não com a justiça formal, não com a justiça que se esconde nas formas, mas com a justiça substancial, aquela que Rui Barbosa chamava de “a justiça que não se curva, que não se dobra, que não se corrompe”.

Pontes de Miranda, em sua obra monumental, já previa essa evolução:

“O Direito não é um fim em si mesmo; é um meio para a realização da justiça. Quando as formas se tornam obstáculos à justiça, as formas devem ceder. O processo que não realiza a justiça é um processo falido. O Judiciário que não protege o fraco é um Judiciário que se corrompeu.”

E Rui Barbosa, em sua Oração aos Moços, conclama as novas gerações de juristas:

“Não vos deixeis vencer pelo cansaço, nem pela rotina, nem pelo formalismo vazio. A justiça é uma chama que deve ser mantida acesa, mesmo quando os ventos da adversidade sopram contra ela. O juiz que se refugia no formalismo para não decidir, o advogado que se esconde nas nulidades para protelar, o promotor que se acomoda na inércia para não agir — todos esses são inimigos da justiça, ainda que vistam a toga ou a beca.”

O novo mapa do Poder Judicial, traçado pelas decisões do STJ, é um mapa que favorece a boa-fé, a efetividade, a proteção da vítima e a reparação do dano. É um mapa que desestimula a esperteza, que combate a impunidade e que coloca a pessoa humana — especialmente a mulher e a criança — no centro do sistema.

Que esse mapa seja seguido. Que essa revolução silenciosa se espalhe por todos os cantos do Judiciário brasileiro. Que a justiça, finalmente, deixe de ser uma promessa para se tornar uma realidade.


“Com a lei, pela lei e dentro da lei; porque fora da lei não há salvação.” — Rui Barbosa

“O processo é o instrumento da justiça, não o seu senhor. Quando o processo se autonomiza em relação à justiça, ele se corrompe.” — Pontes de Miranda


REFERÊNCIAS JURÍDICAS CITADAS

TemaFonteConteúdo Essencial
Nulidade de algibeiraSTJ, AgRg no HC 131.676“Nulidade de algibeira” não é tolerada; preclusão opera quando o vício não é alegado na primeira oportunidade
Nulidade de algibeiraSTJ, Informativo 741“É inadmissível a chamada ‘nulidade de algibeira’ — aquela que, podendo ser sanada pela insurgência imediata da defesa após ciência do vício, não é alegada, como estratégia processual”
Tema 1.249 (MPUs)STJ, RESP 2.070.717-MGMPUs têm natureza de tutela inibitória; vigência não se subordina a inquérito ou ação penal; duração por prazo indeterminado
Tema 1.249 (MPUs)STJ, Informativo 860Manutenção das MPUs não depende de novos fatos; presunção é de que sejam mantidas até que cesse a ameaça
Independência das esferasSTJ, REsp 1.210.064/RS“Absolvição criminal por ausência de dolo (ou de provas) não impede a responsabilidade civil”
Independência das esferasSTJ, 3ª Turma“A absolvição em ação penal não impede que o réu seja condenado em ação civil”
Independência das esferasSTJ, Jurisprudência consolidada“As esferas cível, administrativa e penal são independentes, com exceção dos casos de absolvição…”

Precisa proteger um vínculo familiar?

O Portal Parental reúne informação clara, orientação inicial e caminhos práticos para quem enfrenta afastamento, conflitos de guarda, falsas narrativas ou dificuldades de convivência com filhos e familiares.

Este conteúdo tem finalidade informativa e educativa. Não substitui orientação jurídica, psicológica ou institucional individualizada. Situações de violência real devem ser tratadas com seriedade, proteção imediata e atuação das autoridades competentes.