I. DOUTRINAÇÃO PRELIMINAR: O ESPETÁCULO DA JUSTIÇA QUE SE DEGRADA
Quando recebi os autos do infausto caso que ora submeto à reflexão deste Superior Tribunal, não pude furtar-me à sensação angustiante de que não apenas quatro vidas se encontravam em jogo, mas a própria alma do nosso sistema jurídico padecia de uma enfermidade letal. A caverna que sepultou os exploradores é metáfora pungente da caverna em que se transformou o nosso Direito: escuro, labiríntico, onde os ecos das leis se propagam distorcidos e onde a luz da justiça penetra com a mesma dificuldade que os raios solares atravessam quinhentos metros de rocha calcária.
O caso dos espeleólogos de Newgarth, que nos chega através das brumas do tempo e do espaço, ressoa no Brasil de 2026 com uma atualidade estarrecedora. Não porque pratiquemos o canibalismo ritualístico, mas porque devoramos diariamente nossos semelhantes com a voracidade de um sistema jurídico que se alimenta da própria substância daqueles que deveria proteger. E, como no relato de Fuller, vestimos essa antropofagia institucional com as vestes solenes da legalidade.
Ao examinar este caso extraordinário, vejo-me diante de um espelho que reflete as contradições mais profundas do nosso ordenamento jurídico: de um lado, o positivismo cego que aprisiona os juízes em grilhões de aço forjados pela letra da lei; de outro, o naturalismo romântico que vê em cada caso uma oportunidade para refundar o Direito segundo idiossincrasias pessoais. E no meio, como sempre, o povo brasileiro, essa multidão anônima que clama por justiça enquanto os doutores da lei debatem se a fome justifica o furto de um pão ou se a necessidade extrema autoriza o sacrifício de uma vida.
II. DA HERMENÊUTICA COMO ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA: OU COMO O JUDICIÁRIO BRASILEIRO SE TORNOU CARNICEIRO DA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO
A. O Silogismo da Morte: Quando a Lei Mata e o Juiz Assiste
A sentença condenatória proferida em primeira instância, confirmada por este Tribunal, ergue-se como monumento à barbárie jurídica que assola nossa pátria. O raciocínio que conduz à forca os quatro exploradores é o mesmo que, no Brasil contemporâneo, tem sepultado sob toneladas de papelório e formalismo as esperanças de milhões de cidadãos.
Vejamos a estrutura deste silogismo assassino:
Premissa maior: “Quem quer que intencionalmente prive a outrem da vida será punido com a morte.”
Premissa menor: Os réus, cientes de suas ações, mataram Roger Whetmore.
Conclusão: Os réus devem ser executados.
Que elegância cruel! Que precisão matemática! Com três proposições, o Direito se desincumbe de sua função mais elementar: a realização da justiça. É o triunfo da lógica sobre a vida, da sintaxe sobre a substância, do rito sobre a razão.
Em nossa terra brasilis, este silogismo se repete em cada vara criminal, em cada tribunal, em cada instância. O jovem que furta um celular para comprar o leite do filho faminto é condenado com a mesma impassibilidade com que os exploradores de Newgarth foram sentenciados à forca. A diferença? Que nosso Código Penal, ao contrário da severa legislação de Newgarth, oferece ao juiz a possibilidade de aplicar o princípio da insignificância, a inexigibilidade de conduta diversa, o estado de necessidade. Mas quantos juízes, imbuídos da mesma rigidez do Juiz Keen, preferem o conforto da literalidade à aventura da justiça?
A tragédia dos exploradores de cavernas se reproduz em escala industrial nos presídios brasileiros, onde a lei, aplicada em sua pureza formal, transforma homens em números e vidas em estatísticas. Somos, como nação, os maiores carrascos da nossa própria humanidade.
B. O Estado Natural e a Farsa do Contrato Social nos Trópicos
O Juiz Foster, em sua arguição vibrante e talvez demasiado otimista, sustenta que os exploradores, ao serem sepultados vivos, deixaram de existir para o ordenamento jurídico positivo, ingressando em um estado natural onde a lei da sobrevivência prevalece sobre a lei dos homens.
Que paralelo perturbador com a realidade brasileira! Quantos cidadãos são, diariamente, “sepultados vivos” pela máquina estatal, relegados a um estado natural onde a lei escrita não chega, onde o contrato social se rompe e onde a única regra é a lei do mais forte!
Observem as comunidades periféricas de nossas metrópoles, os grotões esquecidos do Nordeste, as aldeias indígenas sitiadas. Lá, o Estado brasileiro não penetra senão pela violência policial ou pela caridade eleitoreira. Nessas zonas de exceção permanente, os moradores não estão sob o império da nossa Constituição cidadã; estão submetidos a um estado natural onde a sobrevivência exige arranjos com o tráfico, com as milícias, com a própria ilegalidade estrutural.
E, no entanto, quando esses cidadãos do “estado natural” brasileiro cometem atos que a lei formal considera crimes, são imediatamente arrancados de sua realidade e submetidos ao rigor do Código Penal, como se vivessem em Newgarth e não na Cidade de Deus, como se tivessem acesso à justiça e não à bala perdida, como se a fome fosse um argumento retórico e não uma condição existencial.
O Juiz Foster, em sua generosidade teórica, reconheceria que esses brasileiros, como os exploradores de cavernas, estão fora do alcance do direito positivo e deveriam ser julgados pela lei natural. Mas nosso Judiciário, empunhando o mesmo formalismo do Juiz Keen, insiste em aplicar a letra morta da lei à carne viva do sofrimento.
III. DA TIRANIA DA LITERALIDADE: OU COMO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SE TORNOU O CARCEREIRO DA CONSTITUIÇÃO
A. O Voto do Juiz Keen e a Jurisprudência da Morte: Um Paralelo com o STF
O Juiz Keen, em seu voto lapidar, sustenta que a única questão que se apresenta ao Tribunal é saber se os acusados, dentro do significado da lei, privaram intencionalmente Whetmore da vida. Para ele, qualquer consideração sobre a justiça ou injustiça do ato, sobre a clemência ou sobre as circunstâncias, é irrelevante. O juiz deve aplicar a lei como ela está escrita, não como ele gostaria que estivesse.
Esta posição, que à primeira vista parece robusta e respeitável, revela-se, em análise mais detida, a mais sutil das violências. Pois o que é a “intenção” do legislador senão uma ficção que os juízes invocam para legitimar suas próprias preferências? Quantas leis no Brasil foram aprovadas sem que seus parlamentares compreendessem seu alcance? Quantas emendas constitucionais foram votadas sem que seus autores pudessem prever suas consequências?
O Supremo Tribunal Federal, em sua atuação recente, tem oscilado entre o formalismo keeniano e o ativismo fosteriano, muitas vezes no mesmo dia, no mesmo processo, no mesmo voto. Ao aplicar a literalidade da Lei da Ficha Limpa, os ministros se arvoram em Keens inflexíveis; ao deferir mandados de segurança com base em princípios constitucionais implícitos, vestem a toga de Fosters criativos. O resultado é um tribunal que decide conforme o pêndulo de suas próprias convicções, mas que, como o juiz Tatting, padece de uma perplexidade que, muitas vezes, só não se manifesta em abstenção porque a lei proíbe o non liquet.
O que se esconde sob a aparente segurança do argumento keeniano é uma profunda desconfiança na capacidade do povo de governar a si mesmo. Ao declarar que “não me cabe indagar se o princípio que proíbe a revisão judicial das normas legisladas está certo ou errado”, Keen revela o coração autoritário de seu positivismo: a submissão acrítica à vontade do legislador, mesmo quando esta vontade é manifestamente injusta ou absurda.
Em nossa história recente, esta mesma postura foi invocada para justificar os atos mais hediondos. Durante o regime militar, juízes que aplicaram a letra da Lei de Segurança Nacional aos estudantes que pediam por democracia, ou aos operários que reivindicavam salários dignos, nada mais faziam que o que Keen recomenda: aplicar a lei como ela estava escrita. O fato de que a lei em questão era injusta, opressora e contrária ao próprio espírito da ordem jurídica que deveria proteger, não lhes importava. A segurança do formalismo era o álibi de sua covardia moral.
B. A Exceção que Confirma a Regra: Quando o STF Interpreta a Constituição Como um Poema e Não Como um Manual
Mas não nos enganemos: a prática judiciária brasileira não é puro keenianismo. Em decisões paradigmáticas, o Supremo tem demonstrado uma flexibilidade interpretativa que faria corar o Juiz Foster. A criminalização da homofobia, a união estável entre pessoas do mesmo sexo, a demarcação de terras indígenas, a liberação do aborto em casos específicos – todas estas decisões, que enobrecem nossa jurisprudência, foram alcançadas não pela aplicação literal da Constituição, mas pela interpretação extensiva de seus princípios, pela invocação do direito natural e pela consideração das realidades sociais que a lei seca não alcança.
Nestes casos, o STF agiu como Foster, não como Keen. Reconheceu que a Constituição brasileira, mais que um manual de instruções, é um projeto de vida em comum, uma carta de intenções que deve ser lida com generosidade e sensibilidade às transformações históricas. E, ao fazê-lo, demonstrou que o Direito pode ser mais que um instrumento de repressão: pode ser um vetor de emancipação.
No entanto, esta mesma flexibilidade que ilumina algumas decisões ofusca outras. Quando se trata de réus pobres, de crimes contra o patrimônio, de questões que envolvem o cidadão comum, o tribunal frequentemente retorna ao formalismo keeniano mais rígido. A interpretação generosa dos princípios constitucionais parece ser privilégio de alguns; para outros, a letra morta da lei permanece a única norma aplicável.
IV. DA LEGÍTIMA DEFESA COMO FICÇÃO: OU A HIPOCRISIA DO DIREITO PENAL BRASILEIRO
A. A Excludente de Ilicitude e os Dois Pesos e Duas Medidas
O Juiz Foster, em seu segundo fundamento, sustenta que a legítima defesa é uma exceção criada pelo judiciário para adequar a lei à realidade, e que, pelo mesmo raciocínio, o caso dos exploradores deveria ser excluído da incidência da norma penal. Embora esta comparação seja, como bem notou o Juiz Tatting, problemática – pois a legítima defesa envolve uma agressão injusta presente ou iminente, enquanto os exploradores agiram premeditadamente -, ela nos permite vislumbrar a arquitetura hipócrita de nosso sistema penal.
No Brasil, a legítima defesa é invocada com generosidade para agentes de segurança que matam suspeitos em situações de “confronto”, mesmo quando as circunstâncias sugerem execução sumária. É invocada para proprietários que disparam contra invasores, para maridos que surpreendem esposas em adultério, para cidadãos que, em nome da “defesa da honra”, cometem homicídios que a lei, em sua pureza formal, não autorizaria.
A legítima defesa, no Brasil, é uma ficção que serve para branquear a violência de certos setores sociais. Como a excludente proposta por Foster para os exploradores, ela é invocada seletivamente, conforme os interesses e as simpatias dos julgadores. O operário que mata em legítima defesa? Será processado como homicida. O policial que mata em legítima defesa? Será absolvido, muitas vezes sem sequer passar pelo crivo do júri.
B. O Estado de Necessidade e a Cegueira Seletiva do Judiciário
O estado de necessidade, figura jurídica que poderia, em tese, amparar os exploradores de cavernas, tem no Brasil uma aplicação que beira o escárnio. Reconhece-se o estado de necessidade para o médico que furta um remédio para salvar um paciente, mas não para o pai de família que furta um litro de leite para alimentar o filho que chora de fome.
O furto famélico, embora amplamente discutido na doutrina, raramente encontra acolhida nos tribunais. Os juízes, imbuídos da mesma lógica do Juiz Keen, preferem condenar o pobre a aplaudir a teoria da insignificância. É a hipocrisia do direito brasileiro: a teoria está nos livros, a prática está nos presídios. O estado de necessidade é um belo conceito acadêmico, que enfeita monografias e teses de doutorado, mas que, como o estado natural de Foster, parece não se aplicar à realidade concreta.
E, no entanto, quantos exploradores de cavernas existem em nosso Brasil contemporâneo? Quantos cidadãos são forçados, pela necessidade extrema, a transgredir a lei para sobreviver? A mãe que vende drogas para sustentar os filhos, o jovem que assalta para pagar o aluguel, o trabalhador que desvia materiais para complementar o salário insuficiente – todos eles, como Whetmore e seus companheiros, estão presos em uma caverna de desespero econômico e social, e quando tomam a decisão desesperada que lhes parece a única possível, são condenados com o mesmo rigor com que os exploradores de Newgarth foram levados à forca.
V. DA OPINIÃO PÚBLICA E A DEMOCRACIA: OU O JUÍZ HANDY E A SABEDORIA DA MULTIDÃO
A. O Populismo Judicial e a Democracia Deliberativa
O Juiz Handy, em seu voto pragmático, traz à discussão um elemento que os formalistas preferem ignorar: a opinião pública. Ao sustentar que o tribunal deve considerar o que o povo pensa – e, segundo ele, noventa por cento dos cidadãos entendiam que os exploradores deveriam ser absolvidos -, Handy propõe um modelo de jurisdição que ressoa com algumas práticas do judiciário brasileiro.
Há, no Brasil, uma tensão permanente entre a independência judicial e a responsividade democrática. Juízes que se veem como guardiões da Constituição contra a tirania da maioria – posição que, em alguma medida, encontra respaldo no voto de Keen – e juízes que se veem como intérpretes da vontade popular – posição que se aproxima do pragmatismo de Handy.
O fenômeno do “ativismo judicial”, no Brasil, foi muitas vezes saudado como a salvação da democracia, e outras tantas condenado como a usurpação das prerrogativas do legislativo. A verdade é que o judiciário brasileiro, especialmente o STF, tem atuado em um campo minado, onde cada decisão é celebrada por uns e execrada por outros, e onde a opinião pública se manifesta com a mesma intensidade com que se manifestou no caso dos exploradores.
A questão que se coloca, no entanto, é mais profunda: a justiça deve ser guiada pela opinião pública? Se, como queremos acreditar, a justiça é um valor objetivo, que transcende as preferências momentâneas da maioria, então o juiz deve ter a coragem de contrariar a opinião pública quando esta se revela injusta. Mas se a justiça não é mais que a soma de preferências individuais, então o juiz Handy tem razão: deve-se ouvir a voz do povo.
No Brasil, o debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo é um exemplo flagrante. A opinião pública, por muito tempo majoritariamente contrária à união homoafetiva, não impediu o STF de reconhecer este direito com base em princípios constitucionais de dignidade e igualdade. O tribunal agiu, neste caso, como Keen (aplicando a Constituição) ou como Foster (interpretando-a de forma generosa), mas certamente não agiu como Handy (submetendo-se à opinião da maioria).
B. A Mídia e a Formação da Opinião Jurídica
O Juiz Handy menciona, com alguma candura, que “quase todos os jornais e revistas publicaram artigos” sobre o caso, e que uma grande empresa jornalística fez uma sondagem de opinião pública. Em sua visão, a cobertura midiática e a opinião pública expressada pelos meios de comunicação são manifestações legítimas da vontade popular.
No Brasil contemporâneo, a relação entre mídia, opinião pública e judiciário é ainda mais complexa e tensa. Vivemos a era do “lawfare”, onde os meios de comunicação se tornaram arenas paralelas de julgamento, onde a presunção de inocência é atropelada pelo linchamento midiático, e onde a opinião pública, moldada por narrativas jornalísticas parciais, pressiona os juízes a tomar decisões que muitas vezes contrariam o devido processo legal.
A Operação Lava Jato, que marcou a última década da vida jurídica brasileira, é exemplar deste fenômeno. A cobertura intensiva, quase obsessiva, de suas ações, a divulgação seletiva de provas, a construção midiática de heróis e vilões – tudo isso criou uma pressão sobre o judiciário que dificilmente pode ser considerada benéfica para a justiça. Juízes que se sentiram empoderados pela opinião pública para inovar na aplicação da lei, e juízes que se sentiram pressionados pela mesma opinião a condenar antes de processar.
O caso dos exploradores de cavernas, visto sob esta ótica, adquire contornos proféticos. A opinião pública, que Handy apresenta como vontade unânime de absolvição, poderia ser tão manipulada quanto a opinião pública sobre qualquer caso de grande repercussão. A pesquisa de opinião que ele cita, que indicava noventa por cento de simpatia pelos exploradores, poderia, em outra versão, ter indicado a condenação sumária, dependendo de como a mídia tivesse enquadrado o caso.
VI. DA PERPLEXIDÃO COMO VIRTUDE: OU O JUÍZ TATTING E A SABEDORIA DA DÚVIDA
A. O Non Liquet e a Impossibilidade da Abstenção
O Juiz Tatting, em seu voto de abstenção, nos oferece uma lição de humildade que deveria ser mais frequentemente lembrada em nossos tribunais. Diante da complexidade do caso, da ambiguidade das normas, do conflito entre seus sentimentos e suas convicções jurídicas, Tatting reconhece sua incapacidade de decidir e se retira do julgamento.
No Brasil, a abstenção é uma possibilidade real para os juízes, mas sua utilização é limitada e cercada de suspeitas. Juízes que se abstêm são frequentemente acusados de covardia ou de parcialidade (por se absterem em casos que os beneficiariam ou prejudicariam). A cultura jurídica brasileira, como a de Newgarth, não admite facilmente que um juiz declare sua perplexidade e se retire.
Mas a perplexidade de Tatting é mais que uma fraqueza pessoal: é um espelho da perplexidade do próprio Direito. Pois o Direito, em sua pretensão de oferecer respostas para todas as questões, frequentemente se depara com dilemas que lhe são insolúveis. A vida é mais rica e mais trágica do que qualquer código pode antecipar, e a justiça, em sua essência, é mais complexa do que qualquer silogismo pode capturar.
O juiz que, como Tatting, reconhece seus limites, que admite que há casos que desafiam sua inteligência e sua formação, está mais próximo da verdadeira justiça do que o juiz que, como Keen, resolve todas as dúvidas com a simplicidade da literalidade. Pois a justiça não é, como quer a tradição formalista, uma ciência exata; é, antes, uma arte, uma prática que exige mais sabedoria do que conhecimento, mais sensibilidade do que erudição.
B. A Jurisprudência da Perplexidade e a Crise da Razão Jurídica
A perplexidade de Tatting encontra eco no Brasil contemporâneo, onde o judiciário está permanentemente em crise de legitimidade e de eficácia. A quantidade de processos, a complexidade das questões, a pressão social e política – tudo isso contribui para uma sensação generalizada de que o Direito já não dá conta de suas funções elementares.
A Lava Jato, mencionada anteriormente, expôs esta crise de forma aguda. Juízes de primeira instância agindo como super-heróis do direito, tribunais superiores divididos entre a defesa do processo e a defesa da “opinião pública”, e, ao final, um Supremo Tribunal Federal que, como Tatting, pareceu muitas vezes perplexo diante da amplitude e da complexidade do caso.
O que fazer quando a lei é clara, mas a justiça é obscura? O que fazer quando a aplicação literal da lei leva a resultados absurdos, mas a interpretação criativa parece desrespeitar a democracia? O que fazer quando a opinião pública clama por justiça, mas a justiça processual exige tempo e cuidado?
O Brasil contemporâneo é, como o caso dos exploradores, um laboratório para o estudo da perplexidade jurídica. Estamos todos, de certa forma, exploradores de cavernas, aprisionados em um sistema que nos sufoca, que nos leva a tomar decisões desesperadas, e que, quando nos julgamos, demonstra a mesma cegueira que os juízes de Newgarth.
VII. DA SOCIOLOGIA DO DIREITO: OU O JUIZ HANDY E O SENSO COMUM COMO ÚLTIMA INSTÂNCIA
A. O Senso Comum dos Juízes: Entre o Saber Técnico e a Sabedoria Popular
O Juiz Handy, em seu voto pragmático, defende uma aproximação do direito ao senso comum, à opinião pública, às realidades humanas que escapam à abstração jurídica. Seu caso do padre espancado, que ele decidiu com base em considerações de senso comum e de eficiência processual, é uma ilustração de sua filosofia judicial.
No Brasil, há uma corrente que defende uma aproximação semelhante. É o direito visto não como um sistema fechado de regras, mas como um instrumento de solução de conflitos, que deve ser aplicado com flexibilidade e adaptabilidade. Os juízes brasileiros, na prática, muitas vezes agem assim, ainda que não o declarem em seus votos.
Mas o senso comum dos juízes nem sempre é o mesmo senso comum do povo. Na verdade, o senso comum dos juízes é, muitas vezes, uma abstração que serve para encobrir suas próprias preferências. Quando o juiz Handy sustenta que os exploradores devem ser absolvidos porque a opinião pública assim deseja, ele está, na verdade, fazendo o que ele acusa o Juiz Foster de fazer: usando uma ficção para legitimar sua própria decisão.
B. A Sociologia no Banquinho dos Réus
A ideia de que o Direito deve incorporar a realidade social, que deve ser sensível às transformações históricas, que deve ser um instrumento de mudança social, é uma das grandes conquistas da teoria jurídica do século XX. No Brasil, esta ideia encontrou acolhida na Constituição de 1988, que é, em sua essência, um documento sociológico que tenta capturar as aspirações de um povo por justiça social.
Mas a sociologia do direito também tem seus perigos. Quando o Juiz Handy decide o caso do padre espancado com base em considerações sobre a “vitimologia” – a ideia de que a vítima, de alguma forma, provocou o crime -, ele está incorrendo naquilo que a criminologia crítica chama de “culpabilização da vítima”. A ideia de que o sacerdote, por ter exprimido suas convicções em um local inapropriado, “deu causa” à violência que sofreu, é uma forma sutil de justificar a violência.
No Brasil, a vitimologia não é uma teoria acadêmica; é uma prática cotidiana. A mulher que sofre violência doméstica é frequentemente questionada sobre o que fez para provocar a agressão. O jovem negro abordado pela polícia é automaticamente suspeito. O pobre é sempre o culpado. A sociologia do direito, quando mal aplicada, pode se tornar mais uma ferramenta de opressão.
VIII. DA CONSTITUIÇÃO COMO ALIANÇA: OU A LIÇÃO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS PARA O BRASIL
A. O Pacto Social e a Democracia Brasileira
Os exploradores de cavernas, ao se verem diante da necessidade extrema, estabeleceram entre si um pacto, uma espécie de contrato social de emergência, que lhes permitiu sobreviver. Este pacto, como bem nota o Juiz Foster, tem uma legitimidade que transcende a lei positiva, pois deriva da própria condição humana de buscar a vida.
A Constituição brasileira de 1988 é, em sua essência, um pacto social semelhante. Não é apenas um código de leis; é um projeto de vida em comum, uma aliança entre os brasileiros para construir uma sociedade mais justa, mais livre, mais solidária. Seu preâmbulo fala de “uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos”, de “harmonia social” e de “compromisso com a ordem interna e internacional”.
Mas este pacto, como o pacto dos exploradores de cavernas, está constantemente ameaçado. As forças do autoritarismo, da desigualdade, da violência, trabalham para romper a aliança constitucional, para transformar a Constituição em letra morta, para substituir o Estado de Direito pelo Estado de Exceção.
O caso dos exploradores de cavernas nos lembra que todo pacto social é frágil, que a solidariedade humana é precária, que a sobrevivência pode levar a escolhas trágicas. Mas também nos lembra que, mesmo na mais extrema adversidade, os seres humanos são capazes de criar ordem, de estabelecer regras, de construir uma vida em comum.
B. O Direito e a Vida: A Supremacia da Existência Sobre a Norma
O que está em jogo no caso dos exploradores de cavernas, e no Brasil contemporâneo, não é apenas a aplicação de uma norma, mas o sentido do Direito. O Direito existe para servir à vida, ou a vida existe para servir ao Direito? A resposta a esta pergunta determina se o Direito será um instrumento de emancipação ou um instrumento de opressão.
No Brasil, o Direito tem frequentemente servido à opressão. A aplicação literal das leis, sem consideração das circunstâncias, sem sensibilidade às desigualdades estruturais, sem empatia pela tragédia humana, tem transformado o judiciário em um instrumento de perpetuação da injustiça. Os tribunais, como o tribunal de Newgarth, têm condenado os exploradores de cavernas com a mesma impassibilidade com que condenam os pobres, os negros, os marginalizados.
Mas há também, no Brasil, uma tradição de resistência a esta lógica. A hermenêutica constitucional generosa, a aplicação dos princípios fundamentais, a busca da justiça material – estas são as sementes de um Direito que serve à vida, que reconhece a primazia da existência sobre a norma.
O Juiz Foster, em seu voto, nos convida a esta reflexão: “Se os trágicos acontecimentos deste caso tivessem ocorrido a uma milha de distância de nossos limites territoriais, ninguém pretenderia que nossa lei fosse aplicada a eles.” No Brasil, os trágicos acontecimentos da vida cotidiana – a fome, a violência, a exclusão – são frequentemente tratados como se ocorressem a milhas de distância de nossos tribunais, como se os pobres, os negros, os indígenas, os quilombolas não fossem brasileiros, não estivessem sob a mesma Constituição, não tivessem os mesmos direitos.
IX. DA LEI E DA GRAÇA: OU A CLEMÊNCIA COMO VIRTUDE NECESSÁRIA
A. O Perdão e a Política no Brasil
O Juiz Truepenny, em seu voto, sugere que a solução para o caso dos exploradores seja encontrada não no julgamento judicial, mas na clemência do Poder Executivo. Ele recomenda que o tribunal condene os réus – pois a lei assim exige – mas que recomende ao Executivo que comute a pena.
Esta solução, que reconcilia a aplicação da lei com a justiça do caso concreto, tem uma longa tradição no Brasil. O indulto, a graça, a comutação de penas são instrumentos que permitem ao Executivo corrigir as injustiças que o Judiciário, por sua rigidez formal, não pode evitar.
No entanto, o uso destes instrumentos tem sido, no Brasil, profundamente problemático. O indulto de Natal, que anualmente beneficia milhares de presos, tem sido alvo de críticas por sua seletividade e por suas conexões políticas. A concessão de graças presidenciais, em alguns casos, foi percebida como um ato de favoritismo ou de pressão política.
O problema da clemência, como percebe o Juiz Handy, é que ela depende do “capricho pessoal” do chefe do Executivo. No Brasil, como em Newgarth, o perdão presidencial é um ato discricionário, que pode ser usado para corrigir injustiças ou para perpetuar privilégios. A confiança na clemência como solução para os problemas do Judiciário é, portanto, uma confiança frágil, que pode ser traída a qualquer momento.
B. A Justiça como Virtude do Sistema
A verdadeira lição do caso dos exploradores de cavernas é que a justiça não pode ser delegada a um poder, nem a um ato discricionário. A justiça deve ser uma virtude do sistema como um todo, uma qualidade que permeia todas as instituições e todos os atos.
No Brasil, a construção de um sistema de justiça verdadeiramente justo é um desafio permanente. A reforma do Judiciário, o aperfeiçoamento do processo penal, a melhoria do sistema prisional, a redução das desigualdades sociais e econômicas – todas estas são tarefas que exigem um esforço conjunto dos três poderes e da sociedade civil.
O caso dos exploradores de cavernas nos mostra que a justiça não pode ser alcançada por um único ato, nem por uma única instituição. Ela exige um sistema que seja, ao mesmo tempo, rigoroso na aplicação da lei e generoso na consideração das circunstâncias; que seja, ao mesmo tempo, fiel à letra da Constituição e sensível às realidades da vida; que seja, ao mesmo tempo, independente e responsivo.
X. DA SENTENÇA E SEUS EFEITOS: OU O LEGADO DO CASO DOS EXPLORADORES
A. A Condenação e a Crise de Legitimidade
A decisão deste Tribunal, confirmando a sentença condenatória e determinando a execução dos acusados, será um marco na história jurídica de Newgarth. Mas será um marco de que tipo? Um marco de justiça ou de crueldade? Um marco de fidelidade à lei ou de traição à justiça?
No Brasil, as decisões judiciais que aplicam a lei com rigor formal, sem consideração das circunstâncias, têm frequentemente um efeito deslegitimador. O povo brasileiro, que vê seus familiares e amigos sendo condenados por crimes que, muitas vezes, são produtos da desigualdade social e da falta de oportunidades, perde a confiança no Judiciário e na própria lei.
O caso dos exploradores de cavernas, se decidido como o Juiz Keen propõe – com a aplicação literal da lei e a execução dos réus -, será uma decisão que, como ele mesmo reconhece, “nunca é popular”. Mas a impopularidade, para Keen, é um preço que se paga pela fidelidade à lei. Para Handy, ao contrário, a impopularidade é um sinal de que a decisão está errada.
B. A Lição Final: O Direito como Problema Humano
A grande lição do caso dos exploradores de cavernas – e do Brasil contemporâneo – é que o Direito é, antes de tudo, um problema humano. Não é um sistema de regras abstratas que devem ser aplicadas com precisão matemática. É uma prática social, uma forma de organizar a vida em comum, um esforço contínuo para conciliar a liberdade individual com a ordem coletiva.
Os juízes que decidiram o caso dos exploradores representam diferentes aspectos desta complexidade. Truepenny, o pragmático que busca a conciliação; Foster, o naturalista que apela para princípios superiores; Tatting, o perplexo que se reconhece limitado; Keen, o formalista que se agarra à letra da lei; Handy, o populista que ouve a voz do povo. Cada um deles tem uma parte da verdade, e cada um deles tem um ponto cego.
No Brasil, precisamos de juízes que combinem as virtudes de todos eles: a prudência de Truepenny, a generosidade de Foster, a humildade de Tatting, o rigor de Keen, a sensibilidade de Handy. Precisamos de um Judiciário que seja, ao mesmo tempo, fiel à lei e sensível à justiça; que seja, ao mesmo tempo, independente e responsivo; que seja, ao mesmo tempo, rigoroso e compreensivo.
XI. DA CONCLUSÃO: OU A JUSTIÇA COMO TAREFA INTERMINÁVEL
Senhores Ministros, chegamos ao fim de nossa jornada neste caso extraordinário. Os exploradores de cavernas, como os milhões de brasileiros que vivem à margem do sistema, esperam nossa decisão com a angústia de quem sabe que sua vida depende de palavras escritas em um papel.
A decisão deste Tribunal – confirmando a condenação, como exige a letra da lei – será, sob a perspectiva formal, irrepreensível. Mas será, sob a perspectiva da justiça, uma ferida que jamais cicatrizará na alma desta nação. Pois condenamos aqueles que, como nós, foram colocados diante de uma escolha impossível; aqueles que, como nós, preferiram a vida à morte; aqueles que, como nós, são humanos, falíveis, desesperados.
O Direito, Senhores Ministros, não é um fim em si mesmo. É um instrumento, uma ferramenta, um meio para a realização da justiça. Quando a aplicação do Direito leva à injustiça, algo está errado – não com o caso, mas com o Direito. Quando a lei nos obriga a condenar aqueles que merecem absolvição, não devemos condenar os réus; devemos repensar a lei.
O Brasil, Senhores Ministros, enfrenta hoje desafios que exigem um Direito vivo, criativo, humano. A pandemia, a crise econômica, a desigualdade social, o racismo estrutural, a violência – todos estes problemas exigem respostas jurídicas que vão além da literalidade das normas. Exigem juízes que, como o Juiz Foster, saibam ler nas entrelinhas da lei; que, como o Juiz Handy, saibam ouvir a voz do povo; que, como o Juiz Tatting, saibam reconhecer seus próprios limites.
A condenação dos exploradores de cavernas, Senhores Ministros, será a condenação da nossa própria humanidade. Será a declaração de que o Direito é mais importante que a vida; que a lei é mais sagrada que a justiça; que o formalismo é mais valioso que a compaixão.
Peço-vos, Senhores Ministros, que reconsiderem vossos votos. Que olhem para os réus não como números em um processo, mas como seres humanos que, como nós, foram colocados diante de uma escolha impossível. Que reconheçam que a justiça, muitas vezes, exige que sejamos mais que meros aplicadores de leis; exige que sejamos construtores de uma sociedade melhor, mais justa, mais humana.
A sentença que proferimos hoje, Senhores Ministros, será lembrada muito tempo depois que nossa poeira tiver se misturado à terra. Que possamos ser lembrados não como os juízes que condenaram, mas como os juízes que compreenderam; não como os juízes que aplicaram a lei com rigor, mas como os juízes que fizeram justiça com sabedoria.
Que o Deus de misericórdia, a quem invocamos no início de nossos trabalhos, nos inspire a ser, nas palavras do Profeta, “juízes que fazem justiça ao pobre e ao necessitado”, que não se deixam corromper pela riqueza nem se intimidar pela pobreza, que buscam a verdade onde ela está e a aplicam com amor.
É o meu voto, Senhores Ministros. Que a justiça seja feita, mesmo que os céus caiam.
SUMÁRIO ARGUMENTATIVO
I. DOUTRINAÇÃO PRELIMINAR: O caso como metáfora do Direito brasileiro contemporâneo e suas contradições fundamentais entre justiça material e formalismo normativo.
II. DA HERMENÊUTICA COMO ARMA DE DESTRUIÇÃO: Análise do silogismo condenatório e sua reprodução nos tribunais brasileiros, com ênfase na jurisprudência do STF.
III. DA TIRANIA DA LITERALIDADE: O voto do Juiz Keen e a crítica ao formalismo exacerbado, com paralelos à aplicação do princípio da legalidade no Brasil.
IV. DA LEGÍTIMA DEFESA COMO FICÇÃO: A seletividade do sistema penal brasileiro e a aplicação desigual das excludentes de ilicitude.
V. DA OPINIÃO PÚBLICA E A DEMOCRACIA: O voto do Juiz Handy e a tensão entre independência judicial e responsividade democrática.
VI. DA PERPLEXIDADE COMO VIRTUDE: O voto do Juiz Tatting e a sabedoria da dúvida no Direito brasileiro contemporâneo.
VII. DA SOCIOLOGIA DO DIREITO: Crítica à culpabilização da vítima e à aplicação seletiva da criminologia social.
VIII. DA CONSTITUIÇÃO COMO ALIANÇA: O pacto social de 1988 e a necessidade de uma interpretação viva e generosa da Carta Magna.
IX. DA LEI E DA GRAÇA: A clemência como instrumento de correção da justiça formal e seus limites políticos.
X. DA SENTENÇA E SEUS EFEITOS: A legitimidade do Judiciário em jogo e a necessidade de decisões que conciliem legalidade e justiça.
XI. DA CONCLUSÃO: Apelo à sabedoria ministerial para que a decisão deste caso seja um marco de justiça, não de crueldade.





