Justiça e Leis

Como o Direito foi Usado para Blindar a Ditadura

Como o Direito foi usado para blindar a ditadura militar brasileira: analise do papel do sistema juridico durante o regime de excecao.

10 min de leitura

Costumamos imaginar golpes de Estado como cenas de ferro e fumaça: tanques nas avenidas, armas erguidas, botas esmagando o asfalto. Mas a ditadura instaurada no Brasil em 1964 não se sustentou apenas pela força bruta. Sua engrenagem mais duradoura foi outra: o Direito.

O regime não aboliu a legalidade. Fez algo mais sofisticado e perigoso: capturou sua forma. Transformou leis, atos institucionais, pareceres e decisões em instrumentos de contenção política. O arbítrio não apareceu nu. Vestiu toga, assinou decretos, citou doutrina e falou em nome da ordem.

Essa operação pode ser compreendida como um constitucionalismo autoritário: o uso da aparência constitucional para sufocar a democracia por dentro. A exceção deixou de parecer exceção. Passou a funcionar como rotina administrativa, como técnica jurídica, como suposta necessidade nacional.

Para entender essa arquitetura, é preciso desmontar quatro de seus pilares.

A “democracia possível” e a suspeita contra o povo

A primeira engrenagem da ditadura foi intelectual. O autoritarismo não se apresentava como violência, mas como tratamento. O povo era descrito como imaturo, emocional, despreparado para a liberdade política. A democracia plena, nessa visão, seria perigosa demais para uma sociedade considerada incapaz de conduzir o próprio destino.

Essa lógica elitista sustentava a ideia de uma “legalidade especial”: direitos poderiam ser restringidos em nome da segurança; participação popular poderia ser limitada em nome da estabilidade; oposição poderia ser reprimida em nome do desenvolvimento.

Juristas como Manoel Gonçalves Ferreira Filho ajudaram a dar densidade teórica a essa visão. Em A Democracia Possível, de 1972, ele escreveu:

“Parece fora de dúvida que o homem comum não tem capacidade, seja para assimilar a informação, seja para decidir, racionalmente, sobre os problemas políticos de cada dia.”

A frase revela o coração do mecanismo: a desconfiança no povo como fundamento da exclusão política. A cidadania foi tratada como risco. A liberdade, como luxo. A repressão, como pedagogia.

Francisco Campos e a blindagem dos Atos Institucionais

O segundo pilar nasceu antes de 1964. A ditadura militar herdou parte importante de seu DNA jurídico do Estado Novo de 1937. O grande arquiteto dessa tradição foi Francisco Campos, conhecido como “Chico Ciência”, responsável pela Constituição autoritária de Vargas e também pelo preâmbulo do Ato Institucional nº 1.

A tese era brutal em sua elegância: a “Revolução” seria poder constituinte em si mesma. Estaria acima da Constituição de 1946. Não precisava obedecer à ordem jurídica anterior porque afirmava ter criado uma nova fonte de legitimidade.

Daí surgiu uma das ferramentas mais decisivas do regime: a insindicabilidade. Os Atos Institucionais não poderiam ser questionados pelo Judiciário. Cassações, suspensões de direitos, expurgos e intervenções eram colocados fora do alcance da revisão judicial.

Para impedir resistências no Supremo Tribunal Federal, o regime também remodelou a Corte. O AI-2 aumentou o número de ministros de 11 para 16, abrindo espaço para indicações alinhadas. Depois, o AI-5 aprofundou a noite institucional: suspendeu garantias, restringiu o habeas corpus em crimes políticos e fortaleceu a Justiça Militar como aparelho de controle sobre civis.

Carlos Medeiros Silva resumiu a lógica do período:

“O Ato Institucional foi o instrumento jurídico da revolução e, sem ele, o movimento civil e militar de março se confundiria com um golpe de Estado ou uma revolta.”

Era exatamente esse o ponto: o Direito servia para impedir que o golpe fosse chamado de golpe.

A Lei de Anistia e a continuidade da exceção

A terceira revelação está na transição democrática. A Lei de Anistia de 1979 costuma ser lembrada como gesto de pacificação. Mas, vista de perto, também funcionou como mecanismo de continuidade.

Ela não apenas abriu caminho para o retorno de perseguidos políticos. Também ajudou a projetar a impunidade dos agentes da repressão para dentro do futuro democrático. O passado não foi julgado. Foi administrado.

Décadas depois, no julgamento da ADPF 153, o Supremo Tribunal Federal manteve a interpretação que preservou os efeitos da anistia para agentes estatais. Em vez de uma reconstrução profunda da memória institucional, o país optou por uma espécie de esquecimento jurídico.

A transição brasileira foi feita sem ruptura plena com as estruturas que sustentaram o autoritarismo. Mudou-se o regime, mas muitas engrenagens permaneceram. Tales Ab’Sáber sintetizou essa permanência com precisão amarga:

“Poderíamos dizer que o que restou da ditadura militar foi simplesmente tudo. Tudo, menos a própria ditadura.”

A linguagem como arma de Estado

A quarta revelação talvez seja a mais atual. O autoritarismo não depende apenas da força. Depende também da linguagem.

Durante a ditadura, o vocabulário jurídico foi usado para transformar violência em necessidade, perseguição em segurança, censura em proteção, cassação em saneamento institucional. A técnica jurídica deixou de ser instrumento de contenção do poder e passou a funcionar como sua camuflagem.

Algumas estratégias foram centrais.

A primeira foi a lógica do “razoável”: conceitos vagos, ponderações convenientes e argumentos de oportunidade eram usados para afastar regras rígidas quando elas incomodavam o regime.

A segunda foi o argumento de autoridade: a “Revolução”, os juristas oficiais e a Segurança Nacional apareciam como fontes quase sagradas, acima da contestação democrática.

A terceira foi a desqualificação do opositor. Bastava chamar alguém de “subversivo”, “inimigo interno” ou “ameaça à pátria” para reduzir sua condição de sujeito de direitos.

A quarta foi o silêncio. O que não podia ser justificado era omitido. Tortura, abusos, arbitrariedades e perseguições eram apagados da linguagem oficial ou dissolvidos em fórmulas burocráticas.

Assim, o Direito não apenas regulava a repressão. Ele narrava a repressão de modo a torná-la aceitável.

O verniz ainda nos olha

A Constituição de 1988 não encerrou automaticamente a história do autoritarismo brasileiro. Ela abriu uma disputa. A democracia não é um troféu guardado em vitrine. É uma tarefa diária de desmonte das formas pelas quais o arbítrio tenta retornar com aparência técnica, linguagem neutra e justificativas de emergência.

A grande lição de 1964 é incômoda: uma democracia pode ser ferida não apenas quando a lei é rasgada, mas também quando a lei é usada como instrumento de medo.

Por isso, compreender a engenharia jurídica da ditadura não é exercício de arquivo. É defesa do presente. Sempre que a exceção se apresentar como prudência, sempre que a violência se esconder atrás da ordem, sempre que direitos fundamentais forem tratados como obstáculos ao funcionamento do Estado, a pergunta voltará a nos visitar:

quanto da antiga engenharia do medo ainda sobrevive dentro das nossas instituições?

A Engenharia do Medo: 4 Revelações Surpreendentes sobre como o Direito foi Usado para Blindar a Ditadura

Aprendemos a enxergar golpes de Estado através da cinética da violência: tanques nas ruas, fuzis em riste e o som do coturno sobre o asfalto. Contudo, o regime iniciado em 1964 no Brasil foi, acima de tudo, uma guerra travada com tinta e papel. O que o senso comum interpreta como uma ruptura bruta com a legalidade foi, na verdade, uma sofisticada operação de “engenharia jurídica”. Sob o conceito de Constitucionalismo Autoritário, o Direito não foi ignorado; ele foi sequestrado para servir de “verniz” à força discricionária. Trata-se do uso da forma jurídica para asfixiar a substância democrática, criando uma ordem onde a exceção se traveste de normalidade.

Para entender como essa blindagem foi construída, precisamos desconstruir quatro pilares fundamentais dessa arquitetura.

A “Democracia Possível” e a Patologização do Povo

A primeira revelação reside na fundamentação intelectual do regime, que não via o autoritarismo como um fim, mas como um “remédio” necessário para uma sociedade considerada doente. Juristas como Manoel Gonçalves Ferreira Filho foram os arquitetos dessa narrativa, consolidando a tese de uma “legalidade especial” para combater a subversão.

O regime sustentava-se em um realismo pragmático profundamente elitista: a ideia de que o povo brasileiro era politicamente imaturo e incapaz de sustentar uma democracia plena. Sob essa ótica, a participação popular não era um direito, mas um risco à Segurança Nacional. A democracia, portanto, deveria ser “temperada” e limitada por uma elite esclarecida. Como afirmou Ferreira Filho em sua obra A Democracia Possível (1972):

“Parece fora de dúvida que o homem comum não tem capacidade, seja para assimilar a informação, seja para decidir, racionalmente, sobre os problemas políticos de cada dia.”

Essa desconfiança no povo serviu de álibi para a exclusão política, vendendo a supressão de direitos como uma etapa inevitável do desenvolvimento nacional.

Francisco Campos e a “Cláusula de Insindicabilidade”. Muitos ignoram que o DNA jurídico de 1964 foi herdado diretamente de 1937. O grande artífice das formas jurídicas do autoritarismo brasileiro foi Francisco Campos, o “Chico Ciência”, que redigiu tanto a Constituição do Estado Novo quanto o preâmbulo do Ato Institucional nº 1 (AI-1).

Campos justificou que a “Revolução” era um poder constituinte em si mesma, soberana e superior à Constituição de 1946. A revelação mais perturbadora aqui é a criação da cláusula de insindicabilidade: os Atos Institucionais foram blindados contra qualquer revisão judicial. Se o regime cassasse um mandato ou suspendesse um direito, o Judiciário estava legalmente proibido de intervir.

Para garantir que o Supremo Tribunal Federal (STF) não se tornasse um obstáculo, o regime operou o “aparelhamento” da Corte: o AI-2 aumentou o número de ministros de 11 para 16, permitindo a indicação de magistrados alinhados. O AI-5, por sua vez, criou uma “zona de indiscernibilidade” ao proibir o Habeas Corpus para crimes políticos, transferindo civis para a Justiça Militar sob a Doutrina de Segurança Nacional formulada na Escola Superior de Guerra (ESG). Como definia Carlos Medeiros Silva:

“O Ato Institucional foi o instrumento jurídico da revolução e, sem ele, o movimento civil e militar de março se confundiria com um golpe de Estado ou uma revolta.”

A Lei de Anistia e a “Sincronia da Exceção”

A terceira revelação diz respeito à transição democrática. Frequentemente celebrada como um “pacto de concórdia”, a Lei de Anistia (1979) é interpretada por historiadores do Direito como uma ferramenta de continuidade, não de ruptura. Através do conceito de “tempos atributivos”, percebemos que o tempo jurídico não é linear: o regime usou a lei para projetar a impunidade do passado no futuro democrático.

O julgamento da ADPF 153 pelo STF, décadas depois, confirmou a indisposição do Judiciário brasileiro de ir às raízes do autoritarismo. Em vez de uma “anamnese” (a recuperação da memória para fazer justiça), optou-se por uma “amnésia institucional”. A transição foi moldada “por cima”, preservando as estruturas de poder. O ensaísta Tales Ab’Sáber sintetiza essa ferida aberta de forma magistral:

“Poderíamos dizer que o que restou da ditadura militar foi simplesmente tudo. Tudo, menos a própria ditadura.”

As Armas Linguísticas: A Ilusão da Neutralidade

A última revelação desmascara o “saber dizer o Direito”. Em regimes autoritários, a linguagem jurídica é despida de sua neutralidade para se tornar uma ferramenta de persuasão e coerção. Através da narrativa valorada, juristas do regime reconstruíam os fatos para que a conclusão autoritária parecesse a única “saída técnica” possível.

Nessa guerra de palavras, destacam-se estratégias específicas que ainda assombram o nosso ordenamento:

  • Lógica do Razoável: O uso de conceitos vagos e “ponderações” para ignorar regras rígidas quando estas não convinham ao regime. O “justo” era substituído pelo “pragmático”.
  • Argumento de Autoridade: O uso do prestígio da “Revolução” ou de juristas renomados para silenciar críticas, tornando as decisões inquestionáveis.
  • Argumento Ad Hominem: A desqualificação sistemática do opositor (chamado de “subversivo” ou “inimigo da pátria”) para invalidar seus direitos fundamentais antes mesmo do julgamento.
  • Modalizadores e Silêncio: O uso estratégico de adjetivos para guiar o leitor e o silenciamento de fatos que evidenciassem a tortura ou o abuso de poder em petições e sentenças.

O Amanhã Ainda é Outro Dia?

A democracia não é um estado final que alcançamos em 1988; é um processo contínuo de desmontar o “verniz” de legalidade que ainda reveste práticas autoritárias. Reconhecer que o Direito foi a engenharia central da ditadura é fundamental para que não aceitemos a normalização de medidas de exceção no presente, por mais sutis que pareçam.

A aspiração de que “o amanhã seja um outro dia” exige vigilância contra o uso da técnica jurídica como escudo para o arbítrio. Resta-nos a reflexão necessária: Até que ponto nossas instituições atuais ainda operam sob a lógica dessa engenharia do medo, camuflada sob a linguagem da ordem?

Precisa proteger um vínculo familiar?

O Portal Parental reúne informação clara, orientação inicial e caminhos práticos para quem enfrenta afastamento, conflitos de guarda, falsas narrativas ou dificuldades de convivência com filhos e familiares.

Este conteúdo tem finalidade informativa e educativa. Não substitui orientação jurídica, psicológica ou institucional individualizada. Situações de violência real devem ser tratadas com seriedade, proteção imediata e atuação das autoridades competentes.