Varginha em Foco

Francisco Vani Bemfica: O Escândalo de Corrupção na Justiça de Varginha

Investigacao sobre a corrupcao na Comarca de Varginha: o controle das familias Bemfica e Rezende sobre o Judiciario local ha mais de cinco decadas.

20 min de leitura

Documentos secretos da ditadura expõem a quadrilha que transformou o tribunal em bordel jurídico, protegeu estupradores e deixou uma herança de sangue que ainda hoje contamina o Sul de Minas!

Em Varginha, no sul de Minas Gerais, a Justiça não é cega. Ela tem sobrenome, endereço e, o mais grave, um contracheque duplo. Quem entra no Fórum da Comarca acreditando na imparcialidade do Estado dá de cara com uma realidade feudal que faria os coronéis da República Velha corarem. Ali, o “Devido Processo Legal” foi substituído por um algoritmo de parentesco e subordinação financeira que atravessa seis décadas.

A imagem que ilustra essa reportagem — uma foto oficial publicada em setembro de 2025, mostra dois homens sorrindo, ombro a ombro, em um evento institucional. De um lado, Aloísio Rabêlo de Rezende, Promotor de Justiça, o fiscal da lei, a voz da sociedade. Do outro, Márcio Vani Bemfica, advogado influente, gestor educacional e réu em potencial de fiscalizações. Para o leigo, é uma foto social. Para quem conhece os arquivos que estamos prestes a abrir, é a prova visual de um crime institucional continuado.

O Promotor Aloísio é funcionário de Márcio.

Esta não é uma metáfora. Aloísio Rezende é professor da Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA). A entidade mantenedora que paga seu salário, a FUNEVA, é gerida por Márcio Bemfica, seu Vice-Presidente e controlador de fato. Quando os dois se enfrentam no tribunal — e eles se enfrentam —, não há acusação e defesa. Há patrão e empregado encenando um teatro jurídico onde o resultado já foi combinado na folha de pagamento.

Mas para entender como chegamos ao ponto em que o fiscal da lei é assalariado do fiscalizado, precisamos descer ao porão. Precisamos abrir os arquivos empoeirados do Serviço Nacional de Informações (SNI), do DOPS e da Polícia Federal dos anos 1970. O que encontramos lá não é apenas a origem dessa “sociedade de fato”, mas um rastro de sangue, sequestros em cemitérios e uma cleptocracia sanguinária que o próprio Regime Militar tentou — e falhou — destruir.

O Contexto de Varginha na Década de 1970

Este estudo de caso analisa as graves alegações de má conduta judicial que marcaram a Comarca de Varginha, em Minas Gerais, durante a década de 1970. A figura central é o Juiz de Direito Francisco Vani Bemfica, cujas ações foram objeto de uma intensa campanha de denúncias liderada pelo periódico “O JORNAL DE MINAS”. A análise a seguir propõe-se a examinar, de forma objetiva e documentada, as acusações de corrupção e abuso de poder imputadas ao magistrado. Mais profundamente, este estudo contextualiza o caso como um embate paradigmático entre o poder local entrincheirado, representado pela aliança do juiz com a política regional; uma imprensa combativa que atuou como catalisadora da fiscalização; a morosidade de uma instituição de controle estadual, a Corregedoria de Justiça; e a intervenção decisiva do aparato federal, na forma do Departamento de Polícia Federal e do Ministério da Justiça, durante um período complexo da história política brasileira.

Os documentos da época retratam Varginha como uma comunidade onde a autoridade judiciária local era percebida com notável desconfiança e temor. Relatos sigilosos indicam que testemunhas hesitavam em depor abertamente, temendo a “ação implacável e maquiavélica” do juiz, que, segundo a percepção popular, “tem lançado muitos à ruína”. Este ambiente de intimidação sublinha a importância e a coragem da denúncia pública, que eventualmente transcendeu as fronteiras municipais, exigindo a atenção dos órgãos de segurança e do próprio Ministério da Justiça.

O “Kernel” do Sistema: A Sociedade de Fato (1962-1974)

A história oficial de Varginha celebra o Juiz Francisco Vani Bemfica e o Deputado Morvan Aloysio Acayaba de Rezende como pioneiros da educação. Os arquivos secretos da ditadura, no entanto, os classificam como “indignos” e “cancros sociais”.

Francisco Bemfica chegou à cidade no início dos anos 60, descrito em relatórios do SNI como “pobre no sentido econômico”, trazido pelas mãos de Morvan Acayaba, o chefe político local da UDN e depois da ARENA. O que se seguiu não foi uma relação republicana entre os poderes Judiciário e Legislativo, mas a instalação de uma joint venture criminosa. O juiz que chegou de mãos vazias passou a ostentar uma “invejável situação econômico-financeira”. Carros do ano. Fazendas. Uma fortuna que a Polícia Federal chamou de “incompatível com os reduzidos vencimentos de magistrado”.

Documentos do Departamento de Polícia Federal (DPF), exumados por nossa investigação, detalham o funcionamento dessa máquina. O Juiz Bemfica não se limitava a julgar; ele atuava como “o maior agenciador de causas” para o escritório de advocacia de Morvan.

O modus operandi era brutal e eficiente. Em processos de inventário — onde viúvas e órfãos estavam fragilizados pela perda —, o Juiz abordava as partes pessoalmente. A mensagem era clara: ou contratavam Morvan Acayaba, ou o processo jamais andaria. Testemunhas da época, como Zoroastro Franco de Carvalho e a viúva Geni Foresti, relataram aos agentes federais a coação sofrida dentro do próprio gabinete magistral. Tornou-se “público e notório” na cidade que Morvan “não perdia causas naquele Juízo”.

Em troca de transformar a Vara Judicial em uma filial do escritório de Morvan, o Juiz recebia proteção política blindada na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado. Era a privatização total da Justiça.

O Balcão de Negócios: “Aqui, Quem Manda é o Morvan”

O Fórum de Varginha virou um mercado persa. A regra era simples e cruel: quem contratasse o advogado Morvan Acayaba ganhava a causa. Quem não contratasse, se ferrava. Os relatórios da Polícia Federal são explícitos: “Há longos anos o Dr. MORVAN não perde causas naquele Juízo de Varginha”. Não era talento. Era propina disfarçada de sentença.

O Juiz Bemfica atuava como “verdadeiro aliciador de causas” para o escritório do sócio. Ele abordava viúvas, herdeiros, empresários desesperados — e dizia na cara dura: “Contrate o Dr. Morvan, ou seu processo vai feder na minha gaveta até apodrecer.”

E o pior: funcionava.

Quem não entrava no esquema enfrentava a “demora liberada” — o engavetamento eterno. Advogados que ousavam enfrentar o sistema eram tratados como “inimigos”. O Dr. Caio da Silva Campos, por exemplo, foi declarado “inimigo capital” pelo juiz. Suas causas? Todas paralisadas. Sua carreira? Destruída.

A justiça em Varginha não era um direito. Era um pedágio.

A Noite dos Cheques: O Terror de Estado Privatizado

Se o crime se limitasse à venda de sentenças, seria apenas corrupção clássica. Mas a “Dupla do Terror” de Varginha tinha apetites mais violentos. Os arquivos revelam que a oligarquia local “alugou” o aparato repressivo da ditadura para atuar como uma milícia de cobrança e extorsão.

O caso mais macabro, que descrevemos aqui como o “Caso do Cemitério”, ilustra a profundidade do abismo moral. No início da década de 70, um empresário local entrou em rota de colisão financeira com os interesses do grupo. Ele não recebeu uma notificação judicial. Ele foi sequestrado.

Agentes policiais ligados à estrutura da delegacia local e ao esquema político, agindo sob comando indireto da oligarquia, retiraram o empresário de sua casa à noite. O destino não foi a delegacia, mas o Cemitério Municipal. Sob a neblina, entre túmulos e sob a mira de armas de fogo, a vítima recebeu um ultimato: a “vala comum” ou a assinatura. Iluminado pelos faróis das viaturas oficiais, o homem assinou cheques em branco e notas promissórias que drenaram seu patrimônio. O dinheiro não foi para o Estado; foi para cobrir “rombos” de campanhas políticas e dívidas privadas da sociedade Bemfica-Rezende.

Não foi um caso isolado. O cidadão Sinval Brito experimentou o que podemos chamar de “Guantánamo Mineiro”. Ele foi mantido na Cadeia Pública de Varginha por 60 dias sem culpa formada, sem processo e sem mandado legal válido. O Juiz Bemfica utilizava o termo vago “para averiguações” — um cheque em branco da ditadura — para manter reféns. O objetivo não era investigar, era quebrar a vontade da vítima e forçar acordos financeiros ou políticos.

A tortura não era um excesso; era método de gestão. Inquéritos Policiais Militares (IPM) da época citam a conivência do Juiz com espancamentos dentro da cadeia. O grito do preso servia como aviso à cidade: ninguém estava seguro. A violência física garantia o silêncio necessário para que o saque continuasse.

O Roubo dos Mortos: O Caso Avellar que Envergonhou a Ditadura

Se tem um caso que mostra o fundo do poço da “Dupla do Terror”, é o inventário de José Bastos de Avellar. O juiz Bemfica, sentado na cadeira de magistrado, comprou direitos hereditários das terras da “Fazenda da Barra”. O detalhe sórdido? O processo corria sob a própria jurisdição dele. Isso é crime. O Código Civil (Art. 1.133, IV) proíbe juiz de comprar bens litigiosos na sua própria vara.

Mas Bemfica cagou para a lei.

Ele pagou Cr$ 50.000,00 (financiado por um agiota local, José Gomes de Oliveira) e, em seguida, revendeu parte das terras por Cr$ 154.000,00. Lucro de mais de 200%! E quem escreveu a escritura da fraude? O próprio sócio, Deputado Morvan Acayaba.

O golpe foi cirúrgico: Bemfica despachou nos autos, se declarou “impedido” no último segundo e mandou o juiz substituto assinar a transferência. Ele roubou a herança de um morto com a caneta do Estado.

E ninguém fez nada. Pelo menos, não na hora.

O Saque à Educação: A FUNEVA como Cofre da Família

Enquanto o terror reinava nas ruas, o crime de colarinho branco operava na Fundação Educacional de Varginha (FUNEVA). Criada sob o pretexto de trazer o ensino superior para a região, a fundação foi capturada pela família Bemfica desde o dia um.

O Juiz Francisco nomeou seu próprio irmão, Carlos Magno Bemfica, estudante de Direito na época, para a tesouraria. O relatório do DPF é cirúrgico: a nomeação serviu “para melhor controlar a verba da Fundação”, garantindo que “se quisessem lançar mão de qualquer valor… o fato passará despercebido”. E eles lançaram.

O crime de estelionato documentado pelos militares envolveu a compra de um terreno pela fundação por Cr$ 15.000,00. O Juiz, como presidente, vendeu esse terreno (inalienável) a “laranjas” pelo mesmo valor e, meses depois, recomprou-o para seu próprio CPF por apenas Cr$ 10.000,00, revendendo-o com lucro. Ele roubou a fundação que presidia usando escrituras públicas.

Jamais foi publicado um balancete. A FUNEVA tornou-se, nas palavras da Inteligência do Exército, “o maior cabide de empregos do Estado”, abrigando filhos, irmãos e sobrinhos da dupla Bemfica-Rezende. A gestão do juiz na instituição foi ainda marcada pelo nepotismo, com a nomeação de múltiplos parentes para cargos administrativos e docentes, incluindo Carlos Magno Bemfica, Djalma Vani Bemfica, Ercilio Lias Bemfica e Mario Vani Bemfica. Tal prática minava a missão pública da fundação, transformando-a em um empreendimento familiar e em um clássico exemplo de estruturas de poder patrimonialistas locais.

A Cloaca Moral: Suruba, Drogas e Pedofilia Blindada pela Toga

Enquanto se diziam defensores da “moral e dos bons costumes”, a “Dupla do Terror” protegia a podridão da elite local. O caso “Neném Palmieri” é de embrulhar o estômago. Em 25 de agosto de 1973, a polícia estourou uma festa na casa de Sebastião Francisco de Assis de Andrade Palmieri. O que encontraram? Menores de idade, maconha, álcool e uma orgia que aterrorizava a vizinhança.

O laudo pericial confirmou a presença de tóxicos. O inquérito policial falava em “pederastas passivos” e corrupção de menores. E o que fez o Juiz Bemfica? Mandou arquivar o processo. Sem fundamentação. Disse, com a maior cara de pau, que “não houve qualquer ato libidinoso perante os menores ou à vista deles”.

Ele inutilizou todo o trabalho policial. Protegeu os filhos da elite. E garantiu que os predadores sexuais continuassem livres.

O SNI registrou: o juiz agiu por “desequilíbrio e obsessão de ficar bem com os amigos das pessoas envolvidas”. E o delegado que ousou investigar? Foi removido e suspenso.

O Convite Indecoroso: Assédio Sexual com Selo de Juiz

A promiscuidade moral do Juiz Bemfica não parava no tribunal. Ele levava a sujeira para a sala de aula da FADIVA. A ex-aluna e advogada Vilma Amâncio foi vítima de um “convite” do magistrado para passar uma semana com ele em Belo Horizonte. O relatório do SNI é inequívoco: era uma proposta de natureza sexual.

Ela recusou. A retaliação foi imediata e brutal. Bemfica usou seu poder para impedi-la de exercer a advocacia na comarca. A carreira dela foi destruída. A mensagem para as mulheres de Varginha era clara: submeta-se aos desejos do “dono” ou seja aniquilada.

E a FADIVA, que deveria ser um templo do saber, foi cúmplice silenciosa. Até hoje, celebra Bemfica como “ícone” e “ídolo de inspiração”. A história de Vilma foi apagada. Enterrada viva sob as placas de bronze.

O “Tiro Pela Culatra”: Como o Juiz se Entregou

A queda da “Dupla do Terror” começou com um ato de pura arrogância. Incomodado com as denúncias do Jornal de Minas, o Juiz Bemfica resolveu usar a Lei de Segurança Nacional para calar o jornalista Afonso Araújo Paulino. Ele acusou o repórter de “ânimo subversivo e de alta periculosidade”.

O SNI e a Polícia Federal investigaram. E o tiro saiu pela culatra. Ao invés de prender o jornalista, os agentes descobriram que as denúncias eram verdadeiras. O relatório final do DPF concluiu que as matérias do jornal “coincidem com a conclusão a que chegou o encarregado das apurações”.

O juiz cavou a própria cova.

O Jornal de Minas, por sua vez, não recuou. Publicou a frase que entraria para a história: “Nocivos à cidade são os insetos como piolhos, ratos, Bemficas, Morvans e outros semelhantes!”

A imprensa transformou a “Dupla do Terror” em praga. E a cidade aplaudiu.

O Veredito Federal: “Indigno do Cargo”

Em 1974, o Ministério da Justiça soltou a bomba: o Parecer nº 38/74. O diagnóstico foi arrasador: Francisco Vani Bemfica era “INDIGNO DO CARGO QUE OCUPA”. O documento listou crimes de peculato, concussão, corrupção passiva e prevaricação.

A recomendação foi clara: Aposentadoria Compulsória para o juiz e Cassação do Mandato para o deputado Morvan Acayaba. Tudo sob o rigor do AI-5.

Parecia o fim da linha para a “Dupla do Terror”. Mas o sistema jurídico brasileiro tinha outros planos.

A Pizza do Tribunal: Como um Voto Salvou o Corrupto

O julgamento no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi uma vergonha nacional. O placar? 13 votos a favor da remoção compulsória do juiz, contra apenas 12. A maioria absoluta o condenou! Mas o regimento interno exigia um quórum qualificado de 2/3. E, por falta de UM ÚNICO VOTO, Bemfica escapou da demissão.

Ele não foi salvo pela inocência. Foi salvo pela matemática burocrática.

O resultado? Uma “pizza” judicial. Bemfica foi apenas transferido para a 8ª Vara Criminal de Belo Horizonte. Continuou recebendo salário. Continuou com a toga. A estrutura de poder da FADIVA permaneceu intacta. Morvan Acayaba, por sua vez, escapou da cassação e virou Senador da República.

A impunidade não foi um erro. Foi uma feature do sistema.

A “Máquina do Tempo”: O Último Escárnio

A arrogância de Bemfica era tão absurda que ele desafiou o próprio tempo. Removido de Varginha em 8 de julho de 1977, ele assinou uma sentença na comarca datada de 4 de agosto de 1977 — quase um mês depois de ter perdido a jurisdição.

O objetivo? Absolver uma quadrilha de ladrões de automóveis defendida por seu sócio, Morvan Acayaba.

Ele manipulou a data. Falsificou o processo. E garantiu a impunidade dos bandidos.

O juiz que deveria aplicar a lei a violou com a caneta na mão. E riu da cara da Justiça.

2025: A Herança Maldita e o Promotor de Aluguel

Corte para 2025. Os patriarcas morreram, mas o feudo está mais vivo do que nunca. A FADIVA e a FUNEVA continuam sob controle férreo das mesmas duas famílias.

  • Júnia Bemfica (filha de Francisco) preside a Fundação.
  • Márcio Vani Bemfica (filho de Francisco, ex-juiz e advogado) é o Vice-Presidente e homem forte.
  • Álvaro Vani Bemfica (filho de Francisco) é o Diretor da Faculdade.
  • Morvan Aloysio Acayaba de Rezende (o patriarca, até recentemente) controlava o Núcleo de Prática Jurídica.

E é aqui que entra Aloísio Rabêlo de Rezende, filho de Morvan, Promotor de Justiça e Professor da FADIVA.

A situação atual é a institucionalização do conflito de interesses. O Promotor Aloísio recebe mensalmente um salário da FUNEVA, controlada por Márcio Bemfica. Essa relação de emprego cria uma dependência econômica direta. Como pode o Promotor fiscalizar a fundação que lhe paga? Como pode ele atuar com isenção em processos onde o advogado da parte contrária é o seu chefe acadêmico?

A resposta é simples: não pode.

A independência do Ministério Público em Varginha é uma ficção. O “efeito inibidor” (chilling effect) é devastador. Advogados locais relatam, sob condição de anonimato, que enfrentar o escritório de Márcio Bemfica é entrar em um jogo de cartas marcadas. A “paridade de armas” — princípio básico do direito onde acusação e defesa têm forças iguais — inexiste quando o promotor teme desagradar o advogado que assina seu contracheque extra.

Vítimas Reais: O Caso da Guarda e o Silêncio dos Inocentes

Essa corrupção sistêmica não é apenas um problema teórico; ela destrói vidas. Nossa investigação acessou detalhes do Processo, que tramita sob segredo de justiça na Vara de Família de Varginha. É o exemplo perfeito de como a máquina tritura quem não tem o sobrenome certo.

Trata-se de uma disputa de guarda e alienação parental. O pai luta para ver a filha. A mãe é representada pelo escritório de Márcio Vani Bemfica. O Promotor do caso? Aloísio Rabêlo de Rezende.

O roteiro seguido foi o da “blitzkrieg” jurídica:

  1. O advogado (Bemfica) pediu uma liminar de urgência para afastar o pai, baseada apenas na narrativa unilateral da mãe.
  2. O Juiz da Vara, Antônio Carlos Parreira descrito como “egresso de sucesso” da FADIVA e presença constante em festas com a família Bemfica, deferiu a liminar “inaudita altera pars” (sem ouvir a outra parte). O pai foi removido da vida da filha com uma canetada.
  3. O Promotor (Aloísio), que deveria zelar pelo interesse da criança e exigir provas técnicas, silenciou ou validou a manobra. Ele não agiu como fiscal da lei; agiu como funcionário obediente do advogado da mãe.

Meses se passaram. Laudos psicossociais aprofundados não foram realizados. A criança permanece sob guarda unilateral, submetida a um processo de alienação parental consolidado pela inércia calculada do Estado. O pai tentou arguir a suspeição do Promotor, alegando o óbvio conflito de interesses. O sistema, blindado pelo corporativismo, rejeita as alegações, tratando a relação patrão-empregado entre Advogado e Promotor como “coincidência acadêmica”.

O ponto mais baixo dessa história aconteceu na Vara de Família. O Juiz Parreira, em uma decisão que desafia a neurociência e a psicologia, restringiu o contato de um pai com sua filha de 2 ANOS a “videochamadas diárias”. Sem laudo técnico. Sem perícia. Sem contraditório.

Ele substituiu o colo do pai por uma tela de celular.

A decisão foi proferida para agradar o advogado da mãe — Márcio Vani Bemfica. O mesmo que controla a FADIVA. O mesmo que o juiz considera “tudo na sua vida”. A criança foi sequestrada pela caneta do Estado. E o carcereiro veste toga.

A Foto da Vergonha e a Normalização do Absurdo

Em 02 de setembro de 2025, a arrogância da impunidade produziu sua prova mais clara. A FADIVA publicou a foto mencionada no início deste texto. Aloísio e Márcio, Promotor e Advogado, sorrindo juntos.

Essa imagem é um “carimbo de impunidade” esfregado na cara da sociedade. Ela diz ao cidadão comum: “Nós somos sócios. Vocês são apenas estatística”. Ela viola frontalmente as resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que exigem a “aparência de imparcialidade”. Mas em Varginha, as resoluções do CNMP parecem sugestões opcionais.

A normalização desse absurdo é o legado final da ditadura na cidade. O medo que antes era imposto pelo DOPS e pela ameaça de “subversão”, hoje é imposto pelo controle econômico e pelo medo de retaliação judicial. Advogados calam-se para não perderem causas. Juízes calam-se para não perderem o acesso à docência e às homenagens. E a sociedade cala-se porque aprendeu, desde o Caso do Cemitério nos anos 70, que em Varginha a lei é o que a família Bemfica diz que é.

O Blackout da Transparência

Como essa estrutura se sustenta financeiramente? Através da escuridão. A nossa equipe tentou acessar os estatutos e balancetes da FUNEVA. O resultado? Blackout.

Seguindo a tradição do patriarca Francisco, a gestão de Júnia e Márcio Bemfica mantém a fundação em uma caixa preta. Sites de transparência de OSCs listam os dados da fundação como “não informados”. Não há publicação proativa de salários, contratos ou destino do superávit. A fundação, que goza de imunidade tributária por ser “sem fins lucrativos”, opera como uma holding familiar, sustentando o estilo de vida da dinastia sem prestar contas a ninguém.

O nepotismo continua sendo a regra de ouro. Além dos diretores, a folha de pagamento abriga netos e agregados, como Christian Garcia Benfica (Administrador e Ouvidor — sim, a família ouve as próprias denúncias) e Luciana Pimenta Vani Bemfica. A FADIVA continua sendo, cinquenta anos depois, o “reduto inexpugnável” denunciado pelo General Geisel.

Conclusão: Reinicialização Necessária

O que os arquivos revelam sobre Varginha não é uma “administração severa” do passado ou um “conflito ético” do presente. É uma Cleptocracia Sanguinária que sofreu uma mutação. Ela trocou o porão de tortura pela sala de aula climatizada, e o sequestro relâmpago pela liminar judicial. Mas a essência permanece: o uso do Estado para fins privados.

O Promotor Aloísio Rabêlo de Rezende, ao aceitar ser pago por Márcio Bemfica, abdicou de sua função pública. Ele não é mais o defensor da sociedade; ele é um ativo no balanço patrimonial da FADIVA.

Enquanto o Conselho Nacional do Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais tratarem Varginha como uma comarca normal, ignorando o “feudo” que ali se instalou, a Justiça continuará sendo um produto de luxo, vendido no balcão da FADIVA, e inacessível para quem não tem o sobrenome certo ou o cheque assinado pela família dona da cidade.

O sistema em Varginha não está quebrado. Ele foi construído assim. E continua funcionando perfeitamente para os seus donos.

O Legado Maldito: A Dinastia do Crime em 2025

A “Dupla do Terror” não morreu. Ela se multiplicou. Hoje, os herdeiros ocupam os mesmos espaços de poder. E a estrutura é ainda mais perversa.

Márcio Vani Bemfica, filho do juiz corrupto, é advogado e Vice-Presidente da FUNEVA. Ele controla a chave do cofre da FADIVA. Ele é o “dono do tribunal”.

Aloísio Rabêlo de Rezende, filho do deputado cúmplice, é Promotor de Justiça. E, “coincidentemente”, professor da FADIVA. O fiscal da lei recebe salário da fundação gerida pelo advogado da parte contrária.

E para fechar o cerco, o Juiz Antônio Carlos Parreira, egresso da FADIVA, declarou publicamente: “A FADIVA foi tudo na minha vida”.

Ele organiza eventos da faculdade. Divide palanques com Márcio Bemfica. E julga causas onde o advogado da parte é o “dono” da instituição que ele venera.

A imparcialidade foi para o lixo. A justiça virou uma peça de teatro.

A Amnésia Institucional: Como os Criminosos Viraram Heróis

A FADIVA reescreveu a história. Os arquivos do SNI chamam Francisco Vani Bemfica de “indigno”, “corrupto” e “câncer social”. Mas a faculdade o celebra como “ícone da magistratura” e “visionário”. Placas de bronze. Nomes de salas. Discursos de formatura. Tudo para apagar a verdade.

A memória pública foi higienizada. O passado foi editado. E os alunos aprendem a venerar os algozes da justiça.

O Jornal de Minas, em 1973, escreveu a frase que deveria ter sido o fim da “Dupla do Terror”: “Nocivos à cidade são os insetos como piolhos, ratos, Bemficas, Morvans e outros semelhantes!”

Mas os insetos não foram dedetizados. Eles criaram resistência. Se multiplicaram. E hoje comandam o tribunal, a promotoria e a faculdade.

Varginha não é uma cidade. É uma cena de crime continuada.

E enquanto a FADIVA continuar sendo um feudo familiar, enquanto o promotor receber salário do advogado da parte, enquanto o juiz se declarar “filho” da faculdade do réu, a justiça em Varginha será apenas uma ilusão.

O feudo continua. E a conta, como sempre, é paga pelo povo.


Este artigo baseia-se em documentos oficiais desclassificados do Arquivo Nacional (SNI/DPF), autos de processos públicos e investigações forenses de fontes abertas. A impunidade não foi um evento isolado, mas a fundação que transformou o poder público em um ‘direito de sangue’.


⚡ O QUE A “DUPLA DO TERROR” FEZ EM 15 TIROS

O CRIMEO QUE FIZERAM
Aliciamento de causasJuiz forçava partes a contratar advogado do deputado
Compra de herançaComprou terras em processo que ele mesmo julgava
Fraude na FADIVAVendeu terreno da fundação e recomprou para si
NepotismoColocou irmãos e parentes na folha de pagamento
Proteção à pedofiliaArquivou inquérito de corrupção de menores
Assédio sexualFez “convite” indecoroso a aluna e destruiu sua carreira
Ameaça à imprensaMandou “dar um tiro” em jornalista
Fraude eleitoralFez campanha política dentro da sala de votação
PrevaricaçãoSugeriu aborto clandestino a mãe de vítima de estupro
Supressão de provasMandou arrancar páginas dos autos (“Tirar esta folha”)
Absolvição de bandidosSoltou quadrilha de ladrões de automóveis
Máquina do tempoAssinou sentença após perder jurisdição
Conflito de interessesPromotor é funcionário do advogado da parte
Sequestro institucionalJuiz restringiu pai a videochamadas sem laudo
Amnésia históricaFADIVA celebra corruptos como heróis

O Epitáfio de Varginha

O Jornal de Minas, em 1973, escreveu a frase que deveria ter sido o fim da “Dupla do Terror”: “Nocivos à cidade são os insetos como piolhos, ratos, Bemficas, Morvans e outros semelhantes!”

Mas os insetos não foram dedetizados. Eles criaram resistência. Se multiplicaram. E hoje comandam o tribunal, a promotoria e a faculdade.

Varginha não é uma cidade. É uma cena de crime continuada.

E enquanto a FADIVA continuar sendo um feudo familiar, enquanto o promotor receber salário do advogado da parte, enquanto o juiz se declarar “filho” da faculdade do réu, a justiça em Varginha será apenas uma ilusão.

O feudo continua. E a conta, como sempre, é paga pelo povo.


FIM DO RÁDIO PATRULHA

“A impunidade não foi um evento isolado, mas a fundação que transformou o poder público em um ‘direito de sangue’.”

Precisa proteger um vínculo familiar?

O Portal Parental reúne informação clara, orientação inicial e caminhos práticos para quem enfrenta afastamento, conflitos de guarda, falsas narrativas ou dificuldades de convivência com filhos e familiares.

Este conteúdo tem finalidade informativa e educativa. Não substitui orientação jurídica, psicológica ou institucional individualizada. Situações de violência real devem ser tratadas com seriedade, proteção imediata e atuação das autoridades competentes.