Varginha em Foco

Indiciado por Corrupção: Juiz Francisco Vani Bemfica

Investigacao sobre a corrupcao na Comarca de Varginha: o controle das familias Bemfica e Rezende sobre o Judiciario local ha mais de cinco decadas.

27 min de leitura

PROCESSO MJ: 0042/71

Interessado: Ministério do ExércitoAssunto: Informe sobre atividades ilícitas que estariam sendo exercidas por FRANCISCO VANI BEMFICA, Juiz de Direito em Varginha/MG, e MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE, Deputado Estadual e advogado naquela cidade.


I – RELATÓRIO

Senhor Consultor Jurídico:

Oriundos do Departamento de Polícia Federal – Secção MG, retornam a esta Consultoria Jurídica os presentes autos da investigação de caráter sigiloso levada a efeito na cidade mineira de Varginha, Estado de Minas Gerais, para apurar denúncias encaminhadas a esta Secretaria de Estado pelo Ministério do Exército, através do Informe nº 55/71 da CIE.

As diligências que ora nos são enviadas foram sugeridas às fls. 43/44 dos autos.

Os principais indiciados são o Juiz de Direito da Comarca, Sr. FRANCISCO VANI BEMFICA, e o Deputado Estadual à Assembleia de Minas Gerais à época, também advogado na cidade, Sr. MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE.


II – ANTECEDENTES

Segundo o citado Informe nº 55/71 (fls. 1 e seguintes), o Juiz FRANCISCO VANI BEMFICA teria chegado a Varginha em 1962, conduzido pelo Deputado epigrafado, com quem passou a manter estritas ligações de amizade, consolidadas pelo compadrio e afinidade política e de princípios morais incompatíveis com a Revolução de 1964.

Às fls. 43/44 do processo foi requerida a apuração, pelo Departamento de Polícia Federal, das atividades dos epigrafados, tendo aquele órgão apresentado o Relatório de fls. 128 a 138, onde, a nosso entendimento, ficaram constatadas inúmeras irregularidades praticadas por ambos, de comum acordo, todas de rara gravidade.

A simples leitura dessa peça mostra-nos a que ponto chegaram as atividades ilícitas do Juiz de Varginha, sendo de se ressaltar o fato de haver adquirido direitos hereditários em processo de inventário em que ele próprio era o juiz do feito (fls. 74 e seguintes).

Cumpre registrar a maneira como se conduziram as autoridades encarregadas da apuração, realizando trabalho de profundidade como poucas vezes tivemos oportunidade de examinar nesta Consultoria.


III – DO QUE FOI APURADO

Pelas provas testemunhais e documentais colhidas, comprovado está que o Juiz de Direito FRANCISCO VANI BEMFICA é magistrado que, chegando à Comarca de Varginha em 1963, pobre no sentido econômico, desfruta hoje de invejável situação econômico-financeira, a despeito dos reduzidos vencimentos do cargo.

Pode dar-se ao luxo de comprar direitos hereditários em processos de inventários sujeitos à sua jurisdição, não importando o preço.

É tido em Varginha como homem sem escrúpulos, sem moral, perseguidor implacável de quantos o contrariem, e ávido de aumentar suas riquezas.

Foi um dos fundadores da Fundação Educacional de Varginha, mantenedora da Faculdade de Direito da cidade, com receita mensal de cerca de cento e vinte mil cruzeiros. Tendo sido o primeiro presidente da entidade, tornou-se dentro de pouco tempo seu verdadeiro dono.

Ali é senhor absoluto, não admitindo interferência, mesmo dos sócios-fundadores que compõem a Assembleia Geral da Fundação.

Todos na cidade têm temor do Juiz, e quando ouvidos, deixaram transparecer perante a autoridade policial que poderiam sofrer perseguição severa, chegando alguns a solicitar que se mantivesse o mais absoluto sigilo de seus depoimentos, sob pena de ruína provocada pela ação implacável e maquiavélica do magistrado.


IV – RELAÇÕES COM O DEPUTADO MORVAN

Como magistrado, a conduta do Juiz FRANCISCO VANI BEMFICA é a mais deplorável e indigna possível, agindo com parcialidade e intrometendo-se ativamente na política local em favor de seu amigo e parceiro, o Deputado MORVAN ACAYABA DE REZENDE.

Começando da ligação entre ambos, ficou evidenciado que o segundo vem funcionando como verdadeiro aliciador de causas para o primeiro, que é também advogado.

Diga-se de passagem que o Dr. MORVAN foi o chefe político que levou o Dr. BEMFICA para a Comarca de Varginha. Há longos anos o Dr. MORVAN não perde causas naquele juízo, de tal forma que as pessoas são levadas a entregar-lhe as causas.

Veja-se o depoimento do Cel. R/1 ZOROASTRO FRANCO DE CARVALHO FILHO sobre processos de inventário entregues ao referido advogado.

No ano de 1972, o Juiz FRANCISCO VANI BEMFICA comprou direitos hereditários de herdeiros em processo de inventário sob sua própria jurisdição. O preço da compra foi de Cr$ 50.000,00, e as terras compradas mediam cerca de setenta alqueires geométricos. Somente uma parte foi vendida por Cr$ 130.000,00, e outra por Cr$ 24.000,00, demonstrando vultosa diferença de valores.

Nas últimas eleições, conforme é sabido e notório, o Juiz FRANCISCO VANI BEMFICA fez aberta campanha política — que se estendeu até à sala de votação — em favor do Deputado e advogado MORVAN ACAYABA DE REZENDE, sendo ele próprio o Juiz Eleitoral da Comarca.

Como Juiz chegou a sugerir à senhora ALICE MACEDO HAMPE BARBOSA o nome de um médico de Muzambinho para fazer um aborto na sua filha, que fora estrupada (fls. 54), ao invés de já ter tomado providências para processar esse médico, já que tinha conhecimento de que o mesmo praticava abortos.

Como Professor da Faculdade de Direito, e como Juiz, perseguiu a sua aluna, agora já Bacharel em Direito, VILMA AMÂNCIO, impedindo-a de advogar em Varginha.

Transformando a Fundação Educacional de Varginha em propriedade sua, ou, melhor dizendo, em património de família, ali colocou todos os parentes, como administradores e como professores (documento de fls. 126). Vejam-se os nomes de: CARLOS MAGNO BEMFICA; DJALMA VANI BEMFICA; ERCILIO DIAS BEMFICA; MARIO VANI BEMFICA.

Por força dos Estatutos da Fundação Educacional caberia ao Ministério Público exercer fiscalização sobre o funcionamento e sobre as contas da mesma, o qual no entanto, voluntariamente ou por negligência, se omite de tal atribuição.

Não há balancetes publicados pela imprensa, ou sejam levados ao conhecimento público por qualquer meio de comunicação, dizendo sobre os valores administrados pelos dirigentes da Fundação, cujo Presidente, o Dr. FRANCISCO VANI BEMFICA, exerce as funções de tesoureiro da entidade.

Mesmo admitindo a lisura dos dirigentes da Fundação, que se resumem na família BEMFICA, o fato é que se quizerem lançar mão de qualquer valor da entidade, em qualquer época, o fato passará despercebido.

O documento ( relatório ) de fls. 102 é uma peça que retrata a realidade dos fatos, quanto à pessoa do Deputado MORVAN ALUYSIO ACAYABA DE REZENDE, mencionado ainda nas provas testemunhais colhidas. É o político de poder encomen-surável, pois que detém em suas mãos os podêres político, administrativo e até judiciário na cidade de Varginha. E como é consciente de tal poder não perde tempo em utilizá-lo no mais sordidos objetivos, desde o controle dos dirigentes do Ensino na região, dos políticos, da acumulação ilícita de cargos, até os indevidos sucessos nas causas afetas ao julgamento do Juiz FRANCISCO VANI BEMFICA, seu maior aliado.

A respeito, veja-se a publicação no “JORNAL DE MINAS” – Edição de 19/12/1973, a respeito de uma sentença prolatada em processo-crime, absovendo o réu, acusado de crime contra a vida, sem levá-lo ao Tribunal do Júri. O advogado DR. MORVAN ACAYABA DE REZENDE. A sentença, por ilegal foi anulada pelo Tribunal de Justiça.

Desnecessário seria acrescentar algo ao trabalho ora transcrito em parte. Todavia, os depoimentos colhidos em sigilo pelas autoridades policiais, e que se encontram a fls. 50 usque 63 dos autos, são verdadeiros libelos contra os epigrafados.

Em se tratando, porém, de processo que envolve a figura de um magistrado e de um deputado estadual, que fizeram da progressista cidade de VARGINHA o campus para a prática dos mais variadas irregularidades, não será demais transcrever, outrossim, a conclusão a que chegaram os encarregados da apuração dos fatos atribuídos aos epigrafados e que se encontra a fls. 137/138 do processo:

“V – CONCLUSÃO Em face do que ficou apurado, provado está que o Juiz de Direito de Varginha, FRANCISCO VANI BEMFICA, com o apoio integral do Deputado Estadual, igualmente corrupto, MORVAN ALUYSIO ACAYABA DE REZENDE, cometeu várias irregularidades como administrador, dirigente de estabelecimento de ensino, professor e Juiz de Direito de Varginha, demonstando à saciedade ser um homem indigno do cargo que ocupa. Faz de seu emprego a capa e espada para ferir seus adversários, que melhor dizendo, são vítimas. Os processos que tramitam no Juízo de Varginha são os meios legais para seu enriquecimento. A Fundação Educacional de Varginha é o seu reduto inexpugnável e o maior cabide de empregos do Estado. Diante de tais fatos necessários se torna que o Governo Federal, no interesse do saneamento da administração pública e da correta aplicação da Justiça, uma vez mais se utilize do instrumento legal e final de que dispõe, o Ato Institucional nº 5 e Ato Complementar nº 39, consoante o disposto no Art. 182 da Constituição. Esse o nosso entendimento, sob a consideração de que as garantias constitucionais aos membros do poder judiciário e do poder legislativo, muitas vezes, por alguns, são entendidas como garantia total para a cobertura de atos imorais praticados no exercício do cargo. E nesse caso, o Poder Revolucionário se deve valer do instrumento legal, consagrado no Art. 182 da Constituição Federal, citado. Vale recordar que o Ato Institucional nº 05, e Ato Complementar nº 39, tem destinatários certos, justamente aqueles que se mostrarem indignos da função pública. Se em instância superior for julgado aprofundar-se mais nas investigações, como seja uma devassa na vida particular dos investigados, com levantamentos inclusive nas suas declarações de renda e contas bancárias, bem como a realização de perícia contábil na Fundação Educacional de Varginha, viável seria que fosse retirado o caráter sigiloso do processo. Entretanto julgamos que o principal já foi feito, provada a inidoneidade de comportamento dos investigados. À consideração do Sr. Superintendente Regional do DPF/MG, sugerindo o encaminhamento ao Gabinete do Exmo. Sr. Ministro da Justiça, através do Gabinete do Diretor-Geral do DPF. Belo Horizonte, 02 de janeiro de 1974.DR. CIDIO LEITE – Inspetor de Polícia Federal – DPF/SR/MG.”

Cumpre-nos assinalar a existência de um volume em apenso com cópias xerografadas, carreadas ao processo pelo Juiz BENFICA, que teria tido conhecimento das investigações sigilosas realizadas na cidade. Desses documentos ressaltamos a peça inicial, onde o epigrafado FRANCISCO VANI BENFICA procura eximir-se de participação em qualquer ato ilícito, colocando-se na condição de vítima de um grupo de pessoas que lhe move uma campanha, a maior “que já se fez contra um Juiz no Brasil” (sic). A seguir procura denegrir a reputação de quantos entende como seus acusadores graciosos e desafetos, sem contudo apresentar qualquer prova do que alega.

Os dois outros volumes, em apenso, dizem respeito a cópia de uma sindicância que está sendo realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para apurar fatos relacionados com a pessoa do Juiz epigrafado, em face de representação apresentada por RAUL ABDALLA DIB e HERMES FIGUEIREDO, via S.N.I. Este o resumo dos diversos volumes referentes às ocorrências em Varginha.

Como se verifica, teria ficado delineada a responsabilidade dos epigrafados FRANCISCO VANI BENFICA e do Deputado estadual MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE. Salvo melhor juízo, o Juiz FRANCISCO VANI BENFICA teria praticado os ilícitos penais previstos nos arts. 312, 316 e 317 do Código (docs. de fls. 74, 75 a 81, 87, 88 a 93, 94 a 95, 96 a 97), infringido o Código Eleitoral quando abertamente fez campanha pró Deputado ACAYABA REZENDE durante as eleições, embora fosse o Juiz Eleitoral do Município, e teria enriquecido ilicitamente, conforme Relatório do D.P.F. e depoimentos de fls. 50 e seguintes.

O Deputado MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE teria usado de meios excusos para eleger-se, valendo-se de atuação do Juiz BEMFICA junto ao eleitorado e infringido o Estatuto da Ordem dos Advogados (Lei nº 4.215, de 27 de abril de 1963), isto se não tiver praticado outros ilícitos previstos no Código Penal comum.

Em assim sendo, pedimos vênia para opinar no sentido de que seja aplicado ao Juiz de Direito FRANCISCO VANI BEMFICA: 1) as sanções previstas no Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, de aposentadoria proporcional ao tempo de serviço, inicialmente; 2) sejam extraídas dos autos cópias das peças necessárias à instauração de inquérito criminal contra o epigrafado e remetidas ao Procurador-Geral da Justiça do Estado de Minas Gerais para as devidas providências; 3) sejam extraídas cópias dos fatos referentes a crimes eleitorais e encaminhados ao Tribunal Eleitoral do Estado Montanhês para o procedimento cabível; 4) sejam enviadas à Subcomissão Geral de Investigações – seção de Minas Gerais todas as peças necessárias à apuração do enriquecimento ilícito do epigrafado.

Quanto a MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE, entendemos devam ser tomadas as providências que se seguem: 1) encaminhamento ao Procurador-Geral da Justiça do Estado de Minas Gerais das peças que digam respeito a ilícitos que teriam sido praticados; 2) envio ao Tribunal Eleitoral do Estado de cópias dos documentos necessários ao esclarecimento de irregularidades praticadas com a ajuda do Juiz VANI BEMFICA; 3) comunicação à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas da infringência de dispositivos do seu Estatuto (Lei 4.215/63); 4) encaminhamento à Subcomissão Geral de Investigações de Minas Gerais de documentos que possam demonstrar o enriquecimento ilícito; 5) a cassação do mandato legislativo do epigrafado, com fundamento no AI-5/68, a critério das autoridades superiores.

Havendo prova nos autos de que ambos os epigrafados têm conhecimento das atividades das autoridades encarregadas da apuração, opinamos, outrossim, seja acolhida a sugestão das autoridades do D.P.F./MG, no sentido de que seja levantada a confidencialidade ou sigilosidade do presente processo para facilitar a ação repressiva das autoridades incumbidas de aprofundar a investigação. Este o parecer, sub-censura.

[Assinatura] Para a firma de seu trabalho. Brasília, … de … de 1975. – HÉLIO FONSECA – Consultor Jurídico subst.


Se quiser, prossigo com a PARTE III (itens subsequentes e peças de 1977 – Parecer nº 33/77, providências complementares e despacho ao TJ/MG), mantendo o mesmo estilo.

PARTE III – PARECER Nº 33/77 E DESPACHO MINISTERIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSULTORIA JURÍDICA PARECER Nº 33/77 BRASÍLIA – DF PROCESSO MJ: 50.346/74

Objeto: atividades ilícitas imputadas ao Bel. FRANCISCO VANI BEMFICA, Juiz de Direito da Comarca de Varginha/MG, e ao advogado MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE, Deputado Estadual/MG.

doc6

I – CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Os atos de corrupção, improbidade e prevaricação imputados ao Bel. FRANCISCO VANI BEMFICA, Juiz de Direito da Comarca de Varginha, no Estado de Minas Gerais, estão evidenciados e comprovados ao longo dos autos da sindicância sigilosa, procedida pelas autoridades do DPF naquele Estado, como se infere dos elementos de prova testemunhais e materiais produzidos e acostados a fls. 50 e seguintes.

doc6

A conduta profissional do advogado e Deputado Estadual MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE, com assento junto à Assembleia Legislativa/MG, acusado de escusas e prevaricantes ligações com o nominado Juiz, ficou igualmente documentada, comprovando a existência de imoral aliciamento de causas, feito pelo magistrado em favor do advogado-deputado, o que deve ter gerado bons e gordos dividendos para ambas as partes.

doc6

O relatório oferecido pela diligente equipe de funcionários do DPF, à frente o Inspetor de Polícia Federal Bel. CIDIO LEITE, traduz de forma objetiva, segura, meticulosa e completa o desmoralizante procedimento do Juiz BEMFICA, ensejando, em consequência, a proposta de imposição de medidas punitivas extraordinárias, visando a erradicar da vida pública aqueles que timbram em infringir elementares princípios de ética, equilíbrio e decência no exercício do múnus público.

doc6

Após examinar as peças informativas destes volumosos autos e convencido de que as garantias constitucionais outorgadas aos membros do Poder Judiciário não podem servir de manto protetor e de inviolável bill de indenidade a atos de corrupção e a práticas delituosas em razão do cargo, adotaríamos, à época, as judiciosas conclusões do nosso colega pré-opinante Dr. AMAURY DE LACERDA E SILVA, que, no Parecer nº 38/74, de 12/03/1974 (fls. 143 usque 155), ante a torrente de provas produzidas no curso da sindicância, opinou pela aplicação da pena de aposentadoria compulsória, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, contra o Juiz FRANCISCO VANI BEMFICA, com fulcro no Ato Institucional nº 5, de 1968.

doc6

II – DA SINDICÂNCIA E PROVIDÊNCIAS

Contudo, em face do tempo decorrido e tendo em vista, nomeadamente, que os autos dão notícia da instauração de sindicância administrativa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais sobre o procedimento do magistrado, entendemos, ad cautelam, que seria conveniente e oportuno solicitar-se, previamente, informações e dados mais atuais à Presidência daquela Corte, a respeito da verdadeira situação funcional do Juiz BEMFICA: se continua o mesmo em atividade, em que Comarca exerce suas funções, qual o seu conceito como magistrado e, finalmente, quais os resultados e conclusões finais da sindicância instaurada pelo Tribunal.

doc6

A diligência ora proposta tem por escopo obstar que eventualmente possa ocorrer a imposição de dupla medida punitiva contra a pessoa do mesmo magistrado — uma a ser decretada pelo Presidente da República, com base no Ato Institucional nº 5 de 1968, e a outra aplicada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, com suporte nas investigações e conclusões determinadas por essa Corte Judiciária.

doc6

É o nosso entendimento a respeito, salvo melhor juízo. Consultoria Jurídica, 20 de janeiro de 1977. SÉRGIO ROSA FILHO, Assistente Jurídico.

doc6

III – DESPACHO MINISTERIAL (1977)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROCESSO MJ 50 346/74

Senhor Ministro:

Este processo se originou de informe do OIE, de 25 de janeiro de 1971, referente ao Juiz de Direito da Comarca de Varginha, em Minas Gerais, FRANCISCO VANI BEMFICA.

As denúncias foram apuradas pelo Departamento de Polícia Federal, que, em relatório de janeiro de 1974, julgou ter o Juiz, “com o apoio integral do Deputado Estadual, igualmente corrupto, MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE,” cometido várias irregularidades como administrador, dirigente de estabelecimento de ensino, professor e Juiz de Direito de Varginha, demonstrando ser homem indigno do cargo que ocupa.

doc6

Ouvida a Consultoria Jurídica, entendeu o Assistente Amaury de Lacerda e Silva deverem ser aplicadas ao magistrado as sanções do Ato Institucional nº 5/68, sugerindo ainda: a) que fossem extraídas cópias das peças necessárias à instauração de inquérito criminal e remetidas ao Procurador-Geral da Justiça de Minas Gerais; b) que fossem extraídas cópias referentes a crimes eleitorais e encaminhadas ao Tribunal Eleitoral Mineiro; c) que fossem enviadas à Subcomissão Geral de Investigações daquele Estado todas as peças relativas ao possível enriquecimento ilícito do denunciado.

doc6

Quanto ao Deputado MORVAN ALOYSIO ACAYABA DE REZENDE, propôs o Dr. Amaury as mesmas medidas e, ainda, comunicação à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais quanto à infringência de dispositivos do Estatuto daquela entidade.

doc6

O processo não foi, ao tempo, submetido a Vossa Excelência e, em novo parecer, de 20 de janeiro último, pronunciou-se o Assistente Jurídico Dr. Rosa Filho.

Concordou ele com as medidas alvitradas pelo Dr. Amaury, mas, em face do tempo decorrido e tendo em vista a sindicância em curso no Tribunal de Justiça de Minas, entendeu conveniente e oportuno solicitar-se, previamente, informações e dados mais atuais à Presidência daquela Corte quanto à situação funcional do Juiz BEMFICA – se continua em atividade, em que Comarca exerce suas funções, qual o conceito como magistrado e, finalmente, quais os resultados e conclusões da sindicância instaurada.

doc6

O parecer foi aprovado pela Consultora Jurídica Substituta, Dra. Noeme Lisboa de Castro. Creio seja recomendável a atualização desses dados. Junto minuta de aviso ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

doc6

WALTER COSTA PORTO – Consultor Jurídico De acordo. Assinei aviso ao Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em Rio de Janeiro, de fevereiro de 1977. ARMANDO FALCÃO – Ministro da Justiça.

!63 !64

FADIVA, FUNEVA e o Feudo de Varginha: Quando Educação, Ministério Público e Justiça se Confundem com Herança de Poder

Documentos históricos, vínculos familiares e denúncias contemporâneas expõem a suspeita de uma estrutura local de influência que atravessa gerações

Se você é estudante da FADIVA, cidadão de Varginha ou jurisdicionado que depende da Justiça local, há uma pergunta desconfortável que precisa ser feita sem anestesia:

você está diante de instituições independentes ou financiando a continuidade simbólica de um antigo eixo de poder familiar?

Durante décadas, a narrativa oficial vendeu uma imagem conveniente: famílias tradicionais como pilares da educação, do Direito e da vida pública local. Uma história polida, repetida em solenidades, placas, discursos acadêmicos e rodas de prestígio.

Mas documentos históricos do Serviço Nacional de Informações (SNI), da Polícia Federal e de arquivos ligados ao antigo Processo MJ nº 63.480/73 colocam essa narrativa sob tensão severa.

Segundo esses registros, o eixo formado por Francisco Vani Bemfica e Morvan Aloysio Acayaba de Rezende não teria sido apenas uma relação social entre juiz e político. Teria operado como uma estrutura de influência, com reflexos sobre Justiça, fundação educacional, negócios privados e poder regional.

A denúncia contemporânea é ainda mais grave: essa lógica não teria desaparecido com o fim da Ditadura, nem com a passagem das gerações. Teria se adaptado.

Mudaram os trajes.

Mudaram os cargos.

Mudou o vocabulário.

Mas a pergunta continua a mesma:

quem controla a educação jurídica, controla também parte da cultura de obediência do sistema local?

A FADIVA, que deveria ser espaço de formação crítica, aparece, nesse debate, como peça central de uma engrenagem histórica. A FUNEVA, que deveria servir ao interesse educacional da comunidade, surge como nó institucional em torno do qual se cruzam sobrenomes, cargos, prestígio, vínculos acadêmicos e influência profissional.

Não se trata de afirmar culpa hereditária.

Filhos não respondem automaticamente por atos de pais.

Mas instituições não podem fingir que a história não existe.

Quando os mesmos grupos familiares permanecem por décadas em posições estratégicas, quando a fundação educacional continua orbitando os mesmos sobrenomes, quando advogados, promotores e professores compartilham o mesmo ecossistema de influência, a aparência de normalidade passa a exigir auditoria.

A tradição, quando não é examinada, pode ser apenas impunidade envelhecida.


1. A primeira verdade incômoda: a FADIVA/FUNEVA não pode viver de mito institucional

A FUNEVA, Fundação Educacional de Varginha, e a FADIVA, Faculdade de Direito de Varginha, ocupam posição simbólica central na formação jurídica do Sul de Minas.

Em tese, deveriam representar ensino, ética, pensamento jurídico, mérito acadêmico e desenvolvimento regional.

Mas a documentação histórica aponta uma sombra que não pode ser varrida para baixo do tapete.

Relatórios antigos descrevem operações envolvendo patrimônio da Fundação, triangulações imobiliárias, interpostas pessoas e suspeitas de confusão entre interesse institucional e benefício privado. A narrativa documental envolve o nome de Francisco Vani Bemfica, então juiz, e aponta operações em que bens vinculados à estrutura educacional teriam circulado por intermediários antes de retornarem ao círculo de interesse privado.

A acusação histórica é clara:

o patrimônio que deveria servir à educação teria sido tratado como ativo de poder.

Esse ponto não pode ser tratado como fofoca antiga.

Se a Fundação e a Faculdade desejam autoridade moral no presente, precisam enfrentar a própria memória institucional.

Uma escola de Direito que não audita sua história ensina, ainda que silenciosamente, que a forma vale mais que a verdade.

E isso é devastador.

Porque a FADIVA não forma apenas profissionais.

Forma operadores de poder.

Forma quem vai peticionar, acusar, julgar, defender, fiscalizar, ensinar e influenciar.

Se a matriz institucional nasce ou se desenvolve sob suspeita de captura familiar, a sociedade tem direito de exigir transparência radical.


2. O “estelionato educacional” como tese histórica: educação usada como blindagem de poder

O termo é duro, mas traduz a denúncia: estelionato educacional.

Não no sentido vulgar de uma escola sem aulas ou diploma falso, mas em sentido político-institucional: a utilização de uma instituição educacional com aparência comunitária para sustentar prestígio, influência, controle patrimonial e perpetuação familiar.

O mecanismo, segundo a leitura crítica dos documentos, teria funcionado assim:

  1. cria-se ou controla-se uma fundação educacional;
  2. associa-se a instituição ao discurso do progresso local;
  3. ocupa-se a direção com aliados e familiares;
  4. forma-se a elite jurídica regional;
  5. converte-se prestígio acadêmico em capital social;
  6. transforma-se capital social em poder jurídico;
  7. utiliza-se o poder jurídico para reforçar a própria rede.

Esse ciclo é sofisticado porque parece virtuoso por fora.

Educação.

Direito.

Comunidade.

Tradição.

Serviço público.

Mas, por dentro, pode operar como máquina de concentração.

A pergunta aos estudantes da FADIVA é incômoda, mas legítima:

sua mensalidade financia apenas ensino jurídico ou também sustenta uma estrutura histórica de poder que nunca foi devidamente auditada?

Essa pergunta não é ataque à comunidade acadêmica.

É defesa dela.

Aluno não pode ser massa de manobra de fundação opaca.

Professor não pode ser peça decorativa de estrutura familiar.

Faculdade de Direito não pode ensinar Constituição enquanto foge da transparência sobre sua própria formação histórica.


3. A segunda verdade incômoda: o Ministério Público não pode parecer subordinado ao ecossistema que deve fiscalizar

O caso se agrava quando se examina o vínculo entre o Ministério Público local e a estrutura FADIVA/FUNEVA.

A denúncia aponta o Promotor de Justiça Aloísio Rabêlo de Rezende, filho de Morvan Acayaba de Rezende, como docente da FADIVA, instituição mantida pela FUNEVA, estrutura historicamente conectada à família Bemfica.

Ao mesmo tempo, Márcio Vani Bemfica é apontado como figura central na gestão da FUNEVA e como advogado atuante em processos sensíveis.

O problema jurídico não está em um promotor dar aula.

O problema é outro:

pode o fiscal da lei atuar com aparência objetiva de independência quando mantém vínculo acadêmico e remuneratório com instituição controlada ou influenciada por figura ligada à parte que deveria fiscalizar?

A resposta não depende apenas de intenção subjetiva.

A questão é de aparência.

O Ministério Público não precisa apenas ser independente.

Precisa parecer independente.

Precisa ser percebido como órgão de fiscalização real, não como engrenagem de convivência institucional.

Em processo sensível, especialmente envolvendo família, infância, guarda, alienação parental ou acusações de abuso de poder, o mínimo exigido é distância.

Distância funcional.

Distância econômica.

Distância simbólica.

Distância institucional.

Quando essa distância desaparece, a confiança pública sangra.


4. De custos legis a custos vinculi: quando o fiscal da lei fica preso à rede

O Ministério Público possui função constitucional elevada. Atua como fiscal da ordem jurídica, defensor de interesses indisponíveis e guardião institucional da legalidade.

Mas essa função perde densidade quando o promotor está inserido em uma rede que compromete a aparência de equidistância.

Nesse cenário, surge uma figura corrosiva: o custos vinculi.

Não mais o fiscal da lei.

Mas o fiscal preso a vínculos.

Vínculos acadêmicos.

Vínculos históricos.

Vínculos familiares indiretos.

Vínculos institucionais.

Vínculos de prestígio.

Vínculos de convivência.

Vínculos de dependência simbólica.

A pergunta é inevitável:

como o Ministério Público pode fiscalizar com rigor uma estrutura da qual também extrai pertencimento, remuneração, projeção ou reconhecimento?

Não se exige prova de submissão pessoal.

Exige-se proteção da aparência institucional.

Se o cidadão médio, informado da história Bemfica-Rezende, da FADIVA, da FUNEVA e dos vínculos atuais, tiver motivo razoável para duvidar da independência ministerial, o processo já está ferido.


5. A terceira verdade incômoda: o passado não é passado quando seus herdeiros ocupam os mesmos lugares

A defesa confortável dirá:

“Isso é história antiga.”

Mas essa resposta é pobre.

O passado só é passado quando suas estruturas deixam de operar.

Quando os mesmos sobrenomes continuam em cargos estratégicos, quando a mesma fundação continua central, quando a mesma faculdade continua formando operadores do Direito, quando o mesmo ecossistema continua distribuindo prestígio, o passado não passou.

Ele foi incorporado.

Instituições possuem memória.

Famílias possuem capital simbólico.

Fundações possuem redes.

Faculdades possuem lealdades.

A influência não precisa ser declarada para existir.

Ela opera em convites, homenagens, indicações, contratações, aulas, bancas, estágios, relações de dependência e medo de contrariar quem controla portas.

É por isso que a história importa.

Não para punir filhos por pais.

Mas para impedir que estruturas sem auditoria se escondam atrás da passagem do tempo.


6. O caso Neném Palmieri e a seletividade moral da velha Justiça local

O texto histórico menciona o chamado Caso Neném Palmieri, relacionado a festas envolvendo menores, drogas e possível proteção de figuras próximas à elite local.

A narrativa documental aponta arquivamento ou tratamento brando em contexto que exigiria apuração rigorosa.

Esse episódio funciona como símbolo de uma lógica de seletividade moral.

A lei seria dura contra adversários, pobres, dissidentes e desafetos.

Mas maleável para aliados, protegidos, filhos da elite e integrantes do círculo certo.

A acusação é menos sobre um caso isolado e mais sobre padrão.

A moralidade de fachada atua assim:

  • contra o inimigo, processo;
  • contra o aliado, discrição;
  • contra o vulnerável, punição;
  • contra o poderoso, prudência;
  • contra o crítico, perseguição;
  • contra o protegido, arquivo.

Essa seletividade é o coração do feudo.

O Direito continua existindo.

Mas sua intensidade varia conforme o sobrenome.


7. OAB, silêncio institucional e o dever de coragem pública

A OAB não pode ser plateia educada diante da captura do ambiente jurídico local.

Se há documentos históricos indicando influência indevida, se há vínculos atuais entre advocacia, fundação educacional e Ministério Público, se há suspeita de conflito de interesses, se há processos sensíveis atravessados por essas relações, a Ordem dos Advogados precisa assumir seu papel institucional.

A OAB existe para defender a Constituição, a advocacia, a cidadania e a Justiça.

Não para funcionar como clube de convivência entre os mesmos grupos que controlam a cidade.

A pergunta à OAB local é direta:

a Ordem protege a advocacia independente ou administra o silêncio conveniente do foro?

Quando advogados têm medo de enfrentar famílias tradicionais, quando estudantes têm receio de questionar a instituição, quando cidadãos sentem que a Justiça local já nasce inclinada, a OAB tem dever de agir.

Não por bravata.

Por função constitucional.

Silêncio institucional, diante de indícios graves, não é neutralidade.

É tomada de posição.


8. Capitania hereditária jurídica: quando sobrenome vale mais que Constituição

A imagem é dura, mas necessária: Varginha é descrita, nas denúncias, como uma capitania hereditária jurídica.

Não no sentido literal, mas como metáfora institucional de uma cidade onde certos sobrenomes parecem atravessar décadas ocupando posições de influência, enquanto o cidadão comum enfrenta o sistema sem mapa, sem escudo e sem padrinho.

Em uma República, cargos não podem virar herança informal.

Fundações não podem virar patrimônio simbólico familiar.

Faculdades não podem ser trincheiras de clãs.

Promotorias não podem parecer vinculadas ao ecossistema que deveriam fiscalizar.

A advocacia não pode depender de reverência a famílias tradicionais.

E o Judiciário não pode operar sob a sombra da deferência histórica.

A Constituição não reconhece linhagens forenses.

Reconhece instituições.

Quando a linhagem captura a instituição, a República recua.


9. O problema não é tradição: é tradição sem auditoria

Há tradições legítimas.

Famílias podem ter história pública honrada.

Filhos podem seguir profissões dos pais.

Instituições podem preservar memória.

O problema começa quando tradição se torna blindagem contra perguntas.

Quando crítica vira ofensa.

Quando documento vira incômodo.

Quando pedido de transparência vira perseguição.

Quando vínculos econômicos são tratados como irrelevantes.

Quando a história oficial só celebra e nunca audita.

A tradição republicana aceita luz.

A tradição feudal exige reverência.

Por isso, a pergunta central é:

FADIVA e FUNEVA estão dispostas a abrir integralmente sua história, seus vínculos, sua governança, seus contratos, sua composição institucional e sua relação com membros do sistema de Justiça?

Se a resposta for sim, que venha a luz.

Se a resposta for silêncio, o silêncio falará.


10. O desafio final: não espalhar ódio, espalhar documentos

A cidade não precisa de linchamento moral.

Precisa de prova.

Não precisa de boato.

Precisa de arquivo.

Não precisa de insulto.

Precisa de auditoria.

Não precisa de histeria.

Precisa de coragem.

A pergunta pública deve ser formulada com precisão, porque pergunta precisa é mais perigosa que grito:

Promotor Aloísio Rabêlo de Rezende, quais são exatamente seus vínculos atuais e pretéritos com a FADIVA/FUNEVA, e de que modo eles não comprometem sua aparência de independência quando atua em processos envolvendo interesses de pessoas ligadas à gestão dessa estrutura?

Outra pergunta necessária:

Márcio Vani Bemfica, qual é a extensão real de sua influência administrativa, financeira e institucional sobre a FUNEVA/FADIVA, e como essa posição se compatibiliza com sua atuação em processos sensíveis perante agentes públicos vinculados à mesma estrutura acadêmica?

E outra, dirigida à OAB:

OAB Varginha, quais medidas institucionais serão adotadas para apurar possíveis conflitos de interesses envolvendo advocacia, Ministério Público, instituições de ensino jurídico e processos de família na comarca?

Essas perguntas têm mais força que qualquer insulto.

Porque não pedem adesão emocional.

Pedem resposta verificável.


11. Medidas urgentes de transparência e descontaminação

Diante da gravidade dos documentos históricos e das dúvidas contemporâneas, impõem-se medidas concretas.

11.1. Auditoria independente da FUNEVA/FADIVA

Com exame de:

  • estrutura de governança;
  • composição diretiva;
  • vínculos familiares;
  • contratos com agentes públicos;
  • remuneração de membros do sistema de Justiça;
  • histórico patrimonial;
  • atas de conselho;
  • operações imobiliárias;
  • relações com processos e atores jurídicos locais.

11.2. Declaração pública de conflitos de interesse

Todos os agentes públicos que atuam em processos sensíveis e possuem vínculos com FADIVA/FUNEVA devem declarar:

  • função;
  • remuneração;
  • carga horária;
  • contratos;
  • participação em eventos;
  • relações acadêmicas;
  • vínculos com partes, advogados ou escritórios.

11.3. Suspeição ou impedimento em processos sensíveis

Sempre que houver atuação cruzada entre advogado ligado à fundação e promotor ou agente público remunerado pela instituição, deve-se avaliar afastamento preventivo, substituição ou controle externo.

11.4. Atuação do CNMP, OAB e órgãos externos

O caso não deve ser tratado como fofoca local.

Deve ser submetido a órgãos capazes de examinar:

  • aparência de imparcialidade;
  • conflito de interesses;
  • captura institucional;
  • abuso de poder;
  • eventual omissão funcional;
  • proteção da infância em processos de família.

11.5. Proteção à advocacia independente

Advogados, estudantes, professores e cidadãos que questionarem a estrutura devem ser protegidos contra retaliações formais e informais.

Sem proteção ao dissenso, não há ambiente jurídico.

Há feudo.


12. Conclusão: a cidade precisa escolher entre memória e submissão

Varginha precisa decidir se continuará tratando documentos históricos como poeira incômoda ou como advertência institucional.

A FADIVA precisa decidir se quer ser faculdade de Direito ou vitrine de poder familiar.

A FUNEVA precisa decidir se quer ser fundação educacional ou herança sem auditoria.

O Ministério Público precisa decidir se quer ser fiscal da lei ou personagem do mesmo ecossistema que deveria fiscalizar.

A OAB precisa decidir se quer ser voz constitucional da advocacia ou sala de espera da conveniência local.

E a cidade precisa decidir se continuará confundindo tradição com captura.

O feudo sobrevive quando ninguém pergunta.

A República começa quando a pergunta vira documento.

Não se trata de atacar pessoas por sobrenome.

Trata-se de impedir que sobrenomes se tornem senha de acesso ao Estado.

Não se trata de destruir instituições.

Trata-se de retirar delas a sombra que as impede de servir ao público.

O que Varginha precisa agora não é de silêncio.

É de arquivo aberto.

É de auditoria.

É de resposta pública.

É de Ministério Público independente.

É de OAB corajosa.

É de faculdade transparente.

É de fundação republicana.

É de Justiça que não precise pedir licença a nenhuma linhagem.

Porque educação sem transparência vira doutrinação de poder.

Ministério Público sem independência aparente vira ornamento.

Advocacia sem coragem vira cartório da conveniência.

E Justiça capturada por tradição familiar não é Justiça.

É patrimônio privado usando roupa pública.


93
94

  • FADIVA FUNEVA e poder local em Varginha
  • Márcio Vani Bemfica Vice-Presidente FUNEVA
  • Aloísio Rabêlo de Rezende docente FADIVA
  • Promotor pode atuar se recebe de instituição ligada à parte?
  • Conflito de interesses Ministério Público e faculdade de Direito
  • Fundação Educacional de Varginha auditoria
  • Bemfica Rezende história de Varginha
  • O que é capitania hereditária jurídica
  • Captura institucional em comarca do interior
  • OAB Varginha e silêncio institucional
  • FADIVA precisa abrir seus documentos?
  • Aparência de imparcialidade no Ministério Público
  • Suspeição de promotor por vínculo acadêmico
  • FUNEVA e transparência institucional
  • Processo MJ 63.480/73 Varginha
  • SNI Polícia Federal Bemfica Rezende
  • Caso Neném Palmieri Varginha
  • Educação jurídica como instrumento de poder
  • Como denunciar conflito de interesses no Ministério Público
  • Justiça capturada por tradição familiar

Precisa proteger um vínculo familiar?

O Portal Parental reúne informação clara, orientação inicial e caminhos práticos para quem enfrenta afastamento, conflitos de guarda, falsas narrativas ou dificuldades de convivência com filhos e familiares.

Este conteúdo tem finalidade informativa e educativa. Não substitui orientação jurídica, psicológica ou institucional individualizada. Situações de violência real devem ser tratadas com seriedade, proteção imediata e atuação das autoridades competentes.