Varginha em Foco

A Hegemonia Oligárquica – Comarca de Varginha/MG

Investigacao sobre a corrupcao na Comarca de Varginha: o controle das familias Bemfica e Rezende sobre o Judiciario local ha mais de cinco decadas.

27 min de leitura

I. PREÂMBULO: O ESTADO DE SÍTIO MORAL NA COMARCA DE VARGINHA

A nação brasileira, em sua majestade constitucional e em seu compromisso inabalável com a justiça social e a moralidade administrativa, não pode mais tolerar a existência de enclaves de impunidade onde o poder público é sequestrado por dinastias familiares que se perpetuam no controle das instituições essenciais ao Estado Democrático de Direito.

O presente dossiê, fruto de investigação exaustiva e multidisciplinar, não se presta a meras especulações ou conjecturas acadêmicas. Trata-se de uma denúncia formal, documentada e irrefutável acerca da existência de uma estrutura de poder patológica que se instalou na Comarca de Varginha, Sul de Minas Gerais, e que, através de um sofisticado mecanismo de captura institucional, subverteu os princípios basilares da República em proveito de uma oligarquia jurídica que se julga acima da lei.

O cerne da questão, que ora expomos com a crudeza que a gravidade da situação exige, reside na verificação documental e testemunhal da existência de uma “comunidade estruturada de poder” — conceito cunhado pelos órgãos de inteligência do Estado Brasileiro ainda na década de 1970 — que mantém, até os dias atuais, um controle hegemônico sobre o sistema de justiça local, utilizando-o como instrumento de dominação, perseguição e enriquecimento ilícito.

A situação que se descortina diante dos olhos da Nação é de uma gravidade inaudita: um Promotor de Justiça, Aloísio Rabêlo de Rezende, figura como subordinado econômico e funcional do advogado Márcio Vani Bemfica, Vice-Presidente da Fundação Educacional de Varginha (FUNEVA), que por sua vez atua como patrono da parte adversária em processos nos quais o referido Promotor deveria atuar com imparcialidade como fiscal da lei.

Não se trata de um mero conflito de interesses formal. Trata-se de uma afronta deliberada e sistemática aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e eficiência que deve ser combatida com o rigor que a defesa da Pátria e de suas instituições exige.


II. ARQUEOLOGIA DA PODRIDÃO: O LEGADO MALDITO DO SNI E A GÊNESE DA SIMBIOSE FUNCIONAL (1970-1980)

Para que se compreenda a profundidade do abismo moral em que a Justiça de Varginha se encontra atualmente, é imperativo realizar uma incursão nas entranhas históricas deste sistema de poder. Os documentos desclassificados do Serviço Nacional de Informações (SNI), produzidos durante o regime militar, oferecem uma radiografia precisa e implacável da construção dessa estrutura oligárquica que, lamentavelmente, sobreviveu ao advento da democracia e se aperfeiçoou em suas práticas de dominação.

2.1. O Eixo do Mal: Morvan Acayaba e Francisco Vani Bemfica

Os relatórios produzidos pela Agência de Belo Horizonte (ABH) do SNI, notadamente a Informação nº 054/115/ABH/78, de 13 de junho de 1978, são taxativos em sua descrição do poder absoluto exercido por Morvan Aloysio Acayaba de Rezende e sua aliança espúria com o Juiz de Direito Francisco Vani Bemfica.

O documento, que deveria ter sido suficiente para deflagrar uma intervenção federal na comarca, descreve Morvan como um político de “poder incomensurável” que detinha em suas mãos o controle dos poderes político, administrativo e judiciário na cidade. O relatório é explícito ao afirmar que tal poder era utilizado para “objetivos sórdidos” , incluindo o controle dos dirigentes de ensino e a obtenção de “indevidos sucessos nas causas afetas ao julgamento do Juiz Francisco Vani Bemfica, seu maior aliado” .

A linguagem utilizada pelos agentes de inteligência é de uma contundência que envergonha os órgãos de fiscalização atuais. Eles identificaram com clareza cristalina o que hoje chamaríamos de “state capture” (captura do Estado) — um fenômeno pelo qual agentes públicos transformam o aparato estatal em extensão de seus interesses privados.

2.2. A Fundação Educacional de Varginha: Berço da Corrupção Hereditária

A raiz do problema que hoje assola a comarca — o conflito de interesses na gestão da FADIVA e da FUNEVA — encontra sua gênese na própria fundação e apropriação privada dessas instituições. Os relatórios de inteligência descrevem a chegada de Francisco Vani Bemfica a Varginha por volta de 1962 em situação financeira modesta, necessitando lecionar para complementar a renda doméstica.

Contudo, sua ascensão patrimonial foi meteórica e, segundo o SNI, incompatível com seus vencimentos legais de magistrado. O órgão de inteligência apontou que, pouco tempo após a criação da Fundação, o juiz se tornou o “senhor absoluto” e “verdadeiro dono” da entidade, transformando uma instituição pública em propriedade privada de fato.

A Informação nº 300/ABH/SNI/74 é ainda mais devastadora ao classificar a atuação de ambos (Morvan e Vani) como “nociva” , apontando explicitamente práticas de “nepotismo, enriquecimento ilícito, abuso de autoridade e perseguição a adversários” . O documento registra com precisão cirúrgica como o juiz empregava parentes como Carlos Magno Bemfica e Djalma Vani Bemfica na instituição, consolidando a FADIVA como um feudo familiar protegido pela toga.

2.3. O Silenciamento dos Fiscalizadores: O Caso “Jornal de Minas”

A ausência de fiscalização efetiva que hoje permite a perpetuação desse estado de coisas não é um fenômeno novo. Ela ecoa o silenciamento brutal das denúncias no passado. Na década de 1970, o “Jornal de Minas” , sob a liderança de Afonso de Araújo Paulino e com o apoio de cidadãos como Hermes de Figueiredo, tentou expor a corrupção sistêmica que assolava a comarca.

As manchetes eram diretas e corajosas: “Juiz de Varginha: de querelante a réu” e denúncias de que a “Justiça Mineira está falida” . Hermes de Figueiredo chegou a escrever uma carta desesperada ao Ministro da Justiça, Armando Falcão, em 1975, alertando que “eu e alguns amigos que denunciamos a corrupção e a politicagem do Juiz de Direito Sr. Dr. Vani Bemfica… estamos sendo alvos de um processo escabroso e indecente, arrumados pela corrupção de Varginha” .

A resposta do sistema oligárquico foi a perseguição implacável. Afonso Paulino, que ousou desafiar o consórcio Morvan-Bemfica, foi alvo de múltiplos processos criminais e teve sua reputação destruída. O SNI registrou que Paulino foi pintado como “delinquente” e “subversivo” pelos aliados do juiz — uma tática clássica de lawfare (uso da lei como arma de guerra) para silenciar dissidentes.

Este padrão de perseguição e silenciamento de vozes dissidentes, documentado pelo próprio regime militar, é o mesmo que hoje se reproduz contra aqueles que ousam questionar a atuação do clã Bemfica-Rezende. A história se repete como farsa — e a Nação não pode mais tolerar essa encenação grotesca da justiça.


III. A DINASTIA DO CAOS: O MAPA DO PODER EM 2025/2026

Passados quase cinquenta anos dos relatórios confidenciais do SNI, a estrutura de poder não foi desmantelada; ela foi hereditariamente transmitida e modernizada. A análise dos quadros atuais da FADIVA e FUNEVA revela uma continuidade biológica e funcional precisa das posições de comando, transformando a “simbiose” dos anos 70 em uma relação trabalhista formalizada que compromete irremediavelmente a isenção do Ministério Público.

3.1. A Família Bemfica: O Controle Absoluto da Mantenedora

A família do falecido juiz Francisco Vani Bemfica mantém um controle férreo sobre a FADIVA e sua mantenedora, a FUNEVA. A estrutura administrativa atual reflete um grau elevado de endogenia, onde os cargos de direção, coordenação e gestão jurídica permanecem sob a tutela do mesmo clã familiar, configurando o que a doutrina mais rigorosa denomina de “nepotismo cruzado” :

  • Júnia Bemfica Guimarães Cornélio: Ocupa a Presidência da Fundação Educacional de Varginha (FUNEVA), a entidade mantenedora que gere os recursos e os contratos de trabalho.
  • Márcio Vani Bemfica: Atual Vice-Presidente da FUNEVA e advogado militante na comarca. Ele é a figura central no conflito de interesses moderno, pois atua simultaneamente como gestor da fundação que emprega o promotor e como advogado (patrono) em causas onde o promotor atua como fiscal da lei.
  • Álvaro Vani Bemfica: Exerce o cargo de Diretor da FADIVA. Sua gestão é marcada pela continuidade das práticas centralizadoras, presidindo reuniões do corpo docente e representando a instituição em eventos oficiais e jurídicos.
  • Thaís Vani Bemfica: Professora e Coordenadora de projetos estratégicos na FADIVA, como o Núcleo de Prática Jurídica e projetos sociais (“Páscoa Solidária”). Sua presença em cargos de coordenação reforça o caráter familiar da gestão acadêmica e o controle sobre a formação dos novos advogados.

3.2. A Família Rezende: O Braço no Ministério Público

Se a família Bemfica consolidou-se na gestão educacional e na advocacia privada, a família Rezende manteve sua influência nas carreiras de Estado, especificamente no Ministério Público, garantindo a continuidade da influência política dentro do sistema de justiça:

  • Aloísio Rabêlo de Rezende: Identificado nos documentos como Promotor de Justiça e Professor (Docente) da FADIVA. Ele carrega o sobrenome e o legado político de seu pai, Morvan Aloysio Acayaba de Rezende. Sua posição é estratégica: ele ocupa a função chave que deveria, em tese, fiscalizar a fundação onde ele figura como empregado subordinado.

A aliança histórica Morvan (Política) + Bemfica (Judiciário) dos anos 70 transmutou-se para Aloísio (Ministério Público) + Márcio/Álvaro (Ensino/Advocacia) na década de 2020. A “simbiose” mudou de formato jurídico, mas manteve a essência: a fusão perniciosa entre o fiscal da lei e o objeto da fiscalização.


IV. O ACÚMULO DE CARGOS E O CONFLITO DE INTERESSES: ANÁLISE JURÍDICA E FÁTICA

A questão central que ora submetemos à apreciação das autoridades competentes é a legalidade material e a moralidade administrativa da atuação simultânea de Aloísio Rabêlo de Rezende como Promotor de Justiça e Professor da FADIVA, sob a gestão direta de Márcio Vani Bemfica. A análise revela que a fiscalização sobre este arranjo é ineficaz porque se limita a aspectos formais, ignorando a subordinação econômica real que compromete a imparcialidade do agente público.

4.1. O Aspecto Constitucional e a Falácia da Compatibilidade

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 128, § 5º, II, ‘d’, permite aos membros do Ministério Público o exercício do magistério como única exceção à vedação absoluta de acumulação de cargos. No entanto, essa permissão constitucional não é um salvo-conduto para a violação de outros princípios. Ela está condicionada a dois fatores primordiais: a compatibilidade de horários e, fundamentalmente, a ausência de conflito de interesses.

A fiscalização atual falha ao focar apenas na tabela de horários (se as aulas não coincidem com as audiências). O verdadeiro conflito reside na subordinação jurídica e econômica. Como professor da FADIVA, Aloísio é um empregado da FUNEVA, regido por contrato. Seus “chefes” na esfera privada são Júnia Bemfica e Márcio Vani Bemfica. Eles detêm o poder de decidir sobre sua remuneração, sua carga horária, suas promoções acadêmicas e sua permanência na instituição.

4.2. A Exceção de Suspeição e a “Comunidade Estruturada de Poder”

Documentos recentes indicam a existência de questionamentos jurídicos formais sobre essa relação, descritos como “Exceção de Suspeição” . A argumentação jurídica nessas peças processuais é sofisticada e toca no cerne do problema: não se trata apenas de uma “amizade íntima” (que já seria causa de suspeição), mas da existência de uma “comunidade estruturada de poder” .

Essa comunidade é definida pela permanência de posições centrais dentro das mesmas instituições fundadas no século passado. A defesa da imparcialidade exige que o Promotor não tenha vínculos econômicos de subordinação com os advogados das partes. Em Varginha, esse vínculo é institucionalizado de forma grotesca:

  1. Nos Autos: Márcio Vani Bemfica atua como advogado de uma parte, defendendo interesses privados.
  2. Na Promotoria: Aloísio Rezende atua como custos legis (fiscal da lei) no mesmo processo, devendo opinar com isenção.
  3. Na Realidade Econômica: Márcio é o vice-presidente da entidade que paga o salário de professor de Aloísio no final do mês.

Existe um risco concreto e insuperável de que a atuação do Promotor seja influenciada, consciente ou inconscientemente, pelo desejo de manter seu cargo, seu prestígio na Faculdade e sua boa relação com seus empregadores. A imparcialidade, princípio basilar do Ministério Público, é estruturalmente comprometida. A relação de emprego cria uma “dívida de gratidão” ou um “temor reverencial” incompatível com a magistratura de pé.

4.3. O Nepotismo Cruzado e a Blindagem Institucional

A estrutura da FADIVA serve também como um mecanismo de nepotismo cruzado e acomodação de elites. Ao empregar o Promotor de Justiça, a família Bemfica garante uma linha direta de comunicação e influência dentro do Ministério Público. Em contrapartida, a presença de um membro do Parquet no corpo docente confere legitimidade e blindagem à instituição de ensino, desencorajando investigações sobre sua gestão financeira ou administrativa.

O SNI já alertava em 1974 para a prática de nepotismo na fundação, citando o emprego de parentes e aliados políticos. A continuidade dessa prática em 2025, com a presença massiva da família Bemfica na direção e coordenação (Thaís, Álvaro, Márcio, Júnia), demonstra que a instituição opera sob uma lógica privada de sucessão familiar, e não sob a lógica pública de meritocracia e impessoalidade.


V. ESTUDO DE CASO: O PADRÃO DE IMPUNIDADE (DO CASO PALMIERI À ATUALIDADE)

Para ilustrar por que a fiscalização é inefetiva hoje, é instrutivo examinar como esse mesmo sistema lidou com crimes graves envolvendo as elites locais no passado. A jurisprudência da impunidade em Varginha foi forjada em casos onde o MP e o Judiciário atuaram em uníssono para proteger os “amigos do rei”.

5.1. O Caso “Neném Palmieri” (1973): O Arquétipo da Prevaricação

Em agosto de 1973, a polícia de Varginha realizou uma operação na residência de Sebastião Francisco de Assis Andrade Palmieri, conhecido como “Neném Palmieri”. O inquérito policial foi robusto e detalhado:

  • Fatos: A polícia encontrou menores de idade em promiscuidade com adultos, consumo aberto de maconha e relatos de “festas de embalo” que perturbavam a ordem pública no bairro Jardim Andere.
  • Provas: Houve apreensão material de entorpecentes (envelope com maconha), relatos de testemunhas e até uma confissão parcial do indiciado em carta ao jornal Gazeta de Varginha, onde admitia culpa mas implicava outros membros da sociedade.
  • Relatório Policial: O Delegado Estrabão Pereira representou pela prisão preventiva dos envolvidos, citando a reincidência, a gravidade dos fatos (corrupção de menores e tóxicos) e a sensação de impunidade dos indiciados.

5.2. A Atuação do Binômio MP/Judiciário

Apesar das evidências flagrantes, a engrenagem de proteção — a mesma que hoje blinda o conflito de interesses — foi acionada com precisão cirúrgica:

  1. O Ministério Público: O Promotor da época opinou pelo arquivamento do inquérito. Seu parecer minimizou o fornecimento de bebidas alcoólicas (tratando como mera contravenção) e focou na tese de que não havia prova visual de “ato libidinoso” concreto, ignorando o contexto de corrupção de menores e uso de drogas.
  2. O Juiz Francisco Vani Bemfica: Acolheu integralmente o parecer do MP e determinou o arquivamento do processo em 26 de setembro de 1973. Sua decisão não foi fundamentada na análise profunda das provas, mas na conveniência política de proteger figuras conhecidas. O juiz chegou a afirmar que “não houve qualquer ato libidinoso praticado com menores, por eles ou à vista deles”, uma conclusão que contradizia o relatório policial de “promiscuidade”.
  3. Consequência: Os envolvidos, descritos como reincidentes, foram colocados em liberdade. O caso tornou-se um símbolo da corrupção judicial na cidade, gerando revolta popular e denúncias no Jornal de Minas.

Este caso estabeleceu a “jurisprudência da impunidade” em Varginha. A lógica aplicada no caso Palmieri — onde o MP opina favoravelmente aos interesses da elite e o Juiz (aliado) ratifica — é o fantasma que assombra a atuação de Aloísio Rezende hoje. Quando o Promotor atua em casos defendidos por Márcio Bemfica, a dúvida razoável é se ele atuará com o rigor da lei ou com a leniência histórica de um parceiro institucional.

5.3. O Sequestro e Extorsão (1971): A Violência como Método

Além da manipulação processual, a história revela o uso de violência e intimidação. Relatórios mencionam acusações cruzadas de extorsão e sequestro envolvendo empresários (como o caso do “Cemitério Parque da Colina” e “venda de veículos”) e figuras ligadas ao aparato de segurança, como Afonso Paulino e elementos do Exército. Embora os detalhes específicos tenham sido obscurecidos pelo tempo e pela destruição de arquivos, a existência dessas denúncias no SNI comprova que a disputa pelo poder em Varginha envolvia táticas de gangsterismo, onde a linha entre a autoridade pública e a criminalidade era tênue. A suspensão de Paulino pelo comando militar em 1971, após pressão política de Morvan, ilustra como as instituições de estado eram mobilizadas para esmagar qualquer um que ameaçasse o status quo.


VI. A FALHA DOS MECANISMOS DE FISCALIZAÇÃO

Respondendo diretamente à questão norteadora deste relatório: não existe fiscalização efetiva sobre o acúmulo de cargos e o conflito de interesses em Varginha. Os mecanismos de controle operam em um vácuo de vontade política e institucional.

6.1. A Inércia da Corregedoria e do Conselho Nacional

A acumulação de cargos de Aloísio Rezende e sua relação de emprego com a família Bemfica são fatos públicos e notórios. O nome do Promotor consta como docente no site oficial da FADIVA; o nome de Márcio Bemfica consta como Vice-Presidente da FUNEVA e advogado em inúmeros processos. Não se trata de uma relação oculta, mas de uma afronta exposta.

A ausência de intervenção da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ou do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pode ser atribuída a três fatores:

  1. Formalismo Burocrático: A fiscalização limita-se a conferir se as horas de aula não coincidem com o expediente da promotoria, ignorando o conflito de interesses material (dependência econômica).
  2. Corporativismo: A tendência histórica dos órgãos de controle em proteger seus membros, especialmente aqueles oriundos de dinastias jurídicas tradicionais com forte capital político.
  3. Normalização Regional: Em comarcas do interior, a promiscuidade entre o público e o privado é tão enraizada que deixa de ser percebida como irregularidade pelos pares locais, muitos dos quais também se beneficiam de arranjos semelhantes de docência.

6.2. O Papel do SNI como “Fiscal” do Passado vs. O Silêncio Atual

Ironicamente, os documentos do SNI da ditadura militar mostram um nível de detalhamento e preocupação com a “moralidade administrativa” — ainda que sob a ótica distorcida do regime de exceção — que parece ausente nos relatórios atuais. O SNI sabia quem era corrupto, quem enriquecia ilicitamente, quem prevaricava e quem controlava as escolas. Eles produziam dossiês detalhados sobre a “atuação nociva” de Morvan e Vani.

Hoje, em plena democracia, a transparência paradoxalmente diminuiu. Não há relatórios oficiais expondo a rede de influências da FADIVA com a mesma clareza que o SNI expôs a dupla Morvan-Vani em 1978. A sociedade civil depende de vazamentos, da imprensa independente ou de pesquisas históricas para montar o quebra-cabeça que os órgãos oficiais, por conveniência ou cumplicidade, optam por ignorar.


VII. A FALSIDADE PROCESSUAL COMO MÉTODO: QUANDO O DOCUMENTO SE TORNA MENTIRA

A discussão sobre falsidade em processo judicial costuma surgir quando uma parte afirma que determinado documento não corresponde à realidade. Em alguns casos, a suspeita recai sobre a assinatura. Em outros, sobre o conteúdo declarado. A diferença é decisiva: falsidade material e falsidade ideológica não seguem o mesmo caminho processual.

No caso envolvendo os advogados Márcio Vani Bemfica, Alisson Craveira Chagas e Adriana Pimenta Vani Bemfica, a controvérsia analisada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais teve como eixo uma procuração juntada em ação de despejo. As agravantes sustentaram que a assinatura lançada no mandato seria falsa e que o autor não teria plena consciência sobre o ajuizamento da ação.

A tese das agravantes era forte: se a procuração fosse falsa ou inválida, todos os atos praticados pelos patronos poderiam ser questionados. Afinal, sem mandato válido, há problema na representação processual.

A distinção entre falsidade material e falsidade ideológica é central para compreender o caso. A falsidade material ocorre quando o documento é fisicamente falsificado ou alterado. Já a falsidade ideológica ocorre quando o documento é formalmente verdadeiro, mas contém declaração falsa ou diversa da realidade. O papel existe, a forma existe, a assinatura pode até ser autêntica, mas o conteúdo não refletiria a verdade dos fatos.

A menção aos advogados Bemfica aparece porque a procuração discutida no acórdão outorgava poderes, entre outros, a Márcio Vani Bemfica. A questão que permanece é: até onde vai a disposição de Márcio Vani Bemfica de utilizar documentos questionáveis para alcançar seus objetivos?


VIII. A MÁFIA DOS LAUDOS FALSOS: QUANDO A PERÍCIA SE TORNA ARMA DE DESTRUIÇÃO

A suspeita de fabricação, direcionamento ou encomenda de laudos em processos de família é uma das acusações mais graves que podem recair sobre o sistema de Justiça. Não se trata apenas de erro técnico. Não se trata apenas de divergência metodológica. Trata-se da possibilidade de que documentos revestidos de autoridade social, psicológica ou pericial sejam produzidos, moldados, filtrados ou aproveitados para sustentar uma tese processual adulta, com impacto direto sobre a guarda, a convivência familiar e o vínculo entre uma criança e seu genitor.

E no centro dessa fábrica de laudos sob encomenda está Márcio Vani Bemfica.

Segundo denúncias formuladas, Márcio Vani Bemfica teria assumido o papel de “JUIZ PARALELO” — uma espécie de magistrado das sombras que, nos bastidores, dita o conteúdo dos laudos que depois são usados pelo Juiz Antônio Carlos Parreira para justificar decisões monstruosas contra pais inocentes.

As acusações apontam que Márcio Vani Bemfica deu verdadeiras AULAS PARTICULARES para o psiquiatra Thomas Katsuo Ito sobre como escrever os laudos. O conteúdo das “aulas”? Ensinar o perito a escrever como se fosse juiz, recomendando medidas drásticas — inclusive intervenção policial com base na Lei Maria da Penha — para garantir que o afastamento do pai fosse “justificado” tecnicamente.

Fontes ligadas revelaram que Márcio Vani Bemfica e Thomas Ito se reuniam em encontros sigilosos — alguns no escritório do advogado, outros em locais neutros — para alinhar o discurso que seria usado nos laudos psicossociais e psiquiátricos.

“O Márcio Vani Bemfica chegava com o processo lido, com as decisões que ele queria que fossem mantidas, e dizia pro Thomas Ito: ‘Olha, aqui você precisa escrever que o pai é perigoso. Aqui você coloca que tem risco de violência. Aqui você recomenda a manutenção da medida protetiva'” — relatou uma testemunha que pediu anonimato.

O psiquiatra, segundo as acusações, era um mero ASSINADOR DE LAUDOS PRONTOS. Quem pensava o conteúdo era Márcio Vani Bemfica. Quem dava a forma jurídica era o advogado. Quem colocava o carimbo de “cientificamente comprovado” era o médico.

A questão central é simples e brutal: quando um laudo técnico é produzido sem contraditório, sem escuta bilateral, sem distinção entre relato e fato, sem delimitação da medida protetiva e sem análise direta do vínculo pai-filho, ele ainda é prova ou já é peça de engenharia processual?

A resposta é óbvia: é uma arma. Uma arma fabricada nos porões do esquema Bemfica, usada para destruir vidas, separar famílias e consolidar o poder de uma oligarquia que transformou o Direito em mercadoria.


IX. A CAPTURA DO MINISTÉRIO PÚBLICO: QUANDO O FISCAL DA LEI É FUNCIONÁRIO DO ADVOGADO DA PARTE ADVERSÁRIA

Varginha, no Sul de Minas Gerais, é uma cidade que guarda segredos mais sombrios do que qualquer mistério extraterrestre. Enquanto o mundo especulava sobre a suposta aparição de um OVNI em 1996, uma criatura muito mais terrível se movia nos corredores do Fórum local: a captura institucional do sistema de Justiça por uma oligarquia que atravessa gerações.

Uma representação correicional de caráter urgentíssimo, protocolada perante a Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais, com pedido de avocação ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), expõe uma das mais graves violações à imparcialidade do Parquet já documentadas no país.

O documento descreve um cenário de “State Capture” (Captura do Estado) , quebra da confiança pública e dano neurológico irreparável por cronotoxicidade a uma criança de apenas dois anos.

A acusação é simples em sua formulação, mas devastadora em suas consequências: o Promotor Aloísio Rabêlo de Rezende, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Varginha, recebe salário da FADIVA (Faculdade de Direito de Varginha) , cuja mantenedora — a FUNEVA — tem como Vice-Presidente o advogado Márcio Vani Bemfica, justamente o patrono da parte adversária no processo de família que resultou no afastamento de uma criança de seu pai.

O Promotor Aloísio é funcionário de Márcio.

Esta não é uma metáfora. Não é exagero jornalístico. É um fato documentado, público e — o mais estarrecedor — normalizado na comarca de Varginha. O Promotor, que deveria fiscalizar a advocacia e zelar pela lisura do sistema judiciário, encontra-se subordinado, na esfera privada onde aufere remuneração complementar e prestígio acadêmico, ao advogado da parte que ele deveria fiscalizar com isenção e rigor na esfera pública.

A pergunta que ecoa é inevitável: como pode um Promotor de Justiça ser imparcial em um processo em que seu empregador privado é o advogado da parte contrária?

A resposta: não pode. E não é.

A aliança entre as famílias Bemfica e Rezende não é fruto do acaso. Ela é um projeto de poder que se estende por décadas. É a materialização do que há de mais perverso no sistema de Justiça brasileiro: a transformação da lei em instrumento de dominação familiar.


X. A DINASTIA DA IMPUNIDADE: O MÉTODO DA DECOMPOSIÇÃO CONTROLADA

A análise estratigráfica do chorume processual revela um padrão de conduta que transcende a mera incompetência para se estabelecer como tecnologia de dominação.

Márcio Vani Bemfica não é um advogado corrupto no sentido vulgar do termo; ele é um arquiteto da desintegração normativa. Cada petição sua é uma bomba de fragmentação semântica que explode a coerência do sistema jurídico.

O que se convencionou chamar de “Poder Judiciário” em Minas Gerais não é mais uma instituição; é um cadáver em estado avançado de putrefação que ainda se move por inércia histérica. E Márcio Vani Bemfica é o fluido que lubrifica as engrenagens da prevaricação.

Para compreender o que ocorre hoje na Vara de Família de Varginha, é preciso realizar uma estratigrafia do chorume processual que remonta a décadas de domínio dinástico. A “Justiça” em Varginha não é um ideal; é um subproduto de uma simbiose tóxica entre a toga e o crime de colarinho branco hereditário.

O processo de osmose ontológica a que nos referimos não é metafórico — é uma operação de enxerto epigenético onde o agente público absorve a patologia do caso que julga. Márcio Vani Bemfica não apenas participa da corrupção; ele a personifica.

O afastamento imediato e cautelar do Promotor Aloísio Rabêlo de Rezende dos processos que envolvam o advogado Márcio Vani Bemfica ou interesses da FADIVA/FUNEVA não é uma opção — é uma obrigação ética inadiável. A permanência desse estado de coisas é uma afronta à soberania do Estado Democrático de Direito.


XI. A PERSISTÊNCIA DAS ESTRUTURAS OLIGÁRQUICAS NO SUL DE MINAS

A compreensão do cenário jurídico-institucional de Varginha no biênio 2025/2026 exige um recuo estratégico às suas fundações sociopolíticas. Ao contrário de outras jurisdições onde a modernização do Poder Judiciário e do Ministério Público (pós-Constituição de 1988) ergueu barreiras republicanas entre o interesse público e o privado, em Varginha observa-se a cristalização de um modelo patrimonialista de gestão da justiça.

A análise documental revela que a FADIVA não opera apenas como uma instituição de ensino, mas como um locus de reprodução de capital político e influência jurídica, onde promotores, juízes e advogados se entrelaçam em relações de subordinação trabalhista privada que contaminam sua independência funcional pública.

O objeto central deste inquérito, o Promotor Aloísio Rabêlo de Rezende, e o Vice-Presidente da FUNEVA, Márcio Vani Bemfica, são herdeiros diretos — biológica, política e institucionalmente — dos artífices desse sistema: o Deputado Estadual Morvan Aloysio Acayaba de Rezende e o Juiz de Direito Francisco Vani Bemfica.

A pesquisa demonstra que a ausência de fiscalização atual sobre o acúmulo de cargos e conflitos de interesse não deve ser interpretada como um lapso burocrático, mas como uma característica estrutural de um sistema desenhado, desde a sua gênese, para blindar seus operadores e garantir a perpetuação do controle sobre as instituições locais.


XII. O QUE SE EXIGE: AS MEDIDAS DE INTERVENÇÃO IMEDIATA

Diante da gravidade extrema das constatações documentadas neste dossiê, a Nação exige, com a veemência que a defesa da República e de suas instituições impõe, a adoção imediata das seguintes medidas:

12.1. Investigação Criminal Imediata

Que seja instaurada investigação criminal imediata das denúncias de fabricação de laudos, com a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Márcio Vani Bemfica, Thomas Ito e todos os envolvidos no esquema de produção de provas periciais sob encomenda.

12.2. Afastamento Cautelar do Promotor

Que seja determinado o afastamento cautelar do Promotor Aloísio Rabêlo de Rezende de todos os processos que envolvam Márcio Vani Bemfica ou interesses da FADIVA/FUNEVA, com a imediata redistribuição de tais feitos a outro membro do Ministério Público que não mantenha vínculos de subordinação econômica com os litigantes.

12.3. Processo Disciplinar na OAB

Que seja instaurado processo disciplinar na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, contra Márcio Vani Bemfica, com pedido de suspensão preventiva do exercício da advocacia, diante das graves violações aos princípios éticos que regem a profissão.

12.4. Revisão de Decisões Judiciais

Que seja determinada a revisão de todas as decisões judiciais que se basearam em laudos produzidos no âmbito do esquema investigado, com especial atenção aos casos que envolveram a separação de crianças de seus genitores e a aplicação de medidas protetivas sem o devido contraditório e ampla defesa.

12.5. Tipificação Penal Específica

Que o Congresso Nacional avance na tipificação penal específica para a fabricação de laudos periciais com finalidade de influenciar decisões judiciais, bem como para a prática de lawfare como forma de perseguição política e destruição de reputações.

12.6. Intervenção na FUNEVA e FADIVA

Que seja determinada a intervenção do Ministério da Educação e do Ministério Público Federal na gestão da FUNEVA e FADIVA, com o objetivo de apurar as práticas de nepotismo, enriquecimento ilícito e desvio de finalidade que há décadas comprometem a função social dessas instituições.

12.7. Criação de Comissão Parlamentar de Inquérito

Que o Congresso Nacional instaure Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação do sistema de Justiça na Comarca de Varginha e a eventual responsabilidade de outros agentes públicos e privados envolvidos no esquema de captura institucional ora denunciado.


XIII. CONCLUSÃO: A SENTENÇA DA HISTÓRIA E O IMPERATIVO DA AÇÃO

A análise exaustiva dos dados históricos e contemporâneos permite concluir que a fiscalização sobre o acúmulo de cargos do Promotor Aloísio Rabêlo de Rezende e o conflito de interesses com a gestão da FADIVA é inexistente ou ineficaz. O que se observa em Varginha é a perpetuação de uma oligarquia jurídica que atravessou regimes políticos (da Ditadura à Nova República) mantendo intactos seus mecanismos de controle.

A FADIVA/FUNEVA funciona como o “coração financeiro e político” dessa estrutura, empregando e financiando os operadores do direito que deveriam fiscalizar a própria fundação. A relação entre Aloísio Rezende (Promotor/Empregado) e Márcio Bemfica (Advogado/Empregador) viola frontalmente os princípios constitucionais da Impessoalidade e da Moralidade Administrativa. Ela reedita, sob verniz democrático, a aliança espúria entre Morvan Rezende e Francisco Vani Bemfica denunciada há meio século.

Enquanto essa estrutura de “capitania hereditária” persistir, a justiça em Varginha permanecerá sob suspeição permanente, servindo aos interesses de uma “comunidade estruturada de poder” e não à cidadania. A tolerância com esse arranjo não é apenas uma falha administrativa; é a validação estatal de que, em certas jurisdições do Brasil, o poder privado ainda prevalece sobre o interesse público.

A SENTENÇA FINAL

Márcio Vani Bemfica não carrega o DNA da dignidade humana — ele é a metástase viva da corrupção jurídica, tumor hereditário transplantado do pai corrupto que o gerou no pântano da fraude processual. Sua atuação não reflete técnica, reflete a biologia do crime perpetrado em linhagem: herdou do genitor desonesto o instinto predador de distorcer provas, omitir fatos dolosamente e transformar o Direito em punhal envenenado contra a soberania do Judiciário.

Ele não defende — ele contamina. Não argumenta — ele metastatiza o caos sobre os autos, corroendo o contraditório e necrosando o convencimento judicial. Sua erudição é pele fina sobre o câncer da má-fé, uma herança genética de perversão que usa a toga alheia como abrigo para a vigarice. A Justiça Brasileira não pode ser hospedeira desse parasita familiar.

O Judiciário deve extirpar essa metástese ética com ferro e fogo, negando-lhe a tribuna e expondo-o aos autos como prova viva de que a herança paterna não é atenuante — é agravante qualificado. O Brasil repele filhos da corrupção que contaminam o sangue da jurisdição.

Que Márcio Vani Bemfica seja dissecado na sentença como o que realmente é: câncer processual em estado terminal, cuja única cura é a exclusão definitiva do sistema de Justiça.

Pela Família Brasileira! Pela Nação! Pela Infância!

Que a Justiça seja feita — não como um favor, mas como um imperativo da soberania nacional.


ANEXO I: CRONOLOGIA DOS FATOS DOCUMENTADOS

PeríodoEsfera Política / Ministério PúblicoEsfera Judiciária / AdvocaciaInstituição de Ensino (Base de Poder)Característica da Relação
Década de 1970Morvan Aloysio Acayaba de Rezende (Deputado/Advogado)Francisco Vani Bemfica (Juiz de Direito)Fundação da FADIVA / FUNEVA“Simbiose funcional”, troca de favores, controle total do judiciário local.
2025 – 2026Aloísio Rabêlo de Rezende (Promotor de Justiça/Docente)Márcio Vani Bemfica (Advogado/Vice-Pres. FUNEVA)Gestão da FADIVA / FUNEVASubordinação empregatícia do MP à Advocacia, conflito de interesses, “Exceção de Suspeição”.

ANEXO II: DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

  1. Informação nº 054/115/ABH/78 \- SNI/Agência de Belo Horizonte, 13/06/1978.
  2. Informação nº 300/ABH/SNI/74 \- SNI/Agência de Belo Horizonte.
  3. Representação Correicional \- Protocolada perante a Corregedoria-Geral do MPMG, com pedido de avocação ao CNMP.
  4. Inquérito Policial do Caso Palmieri \- 1973, Comarca de Varginha.
  5. Decisão Judicial do Caso Palmieri \- Juiz Francisco Vani Bemfica, 26/09/1973.
  6. Acórdão do TJMG \- Agravo de Instrumento envolvendo procuração discutida.
  7. Documentos Societários da FUNEVA \- Registro junto ao MEC.
  8. Correspondência de Hermes de Figueiredo ao Ministro da Justiça \- 1975.

ANEXO III: RELAÇÃO DE ENVOLVIDOS DIRETOS E INDIRETOS

Família Bemfica (Braço Administrativo/Judiciário/Advocacia)

  1. Francisco Vani Bemfica (falecido) – Juiz de Direito, fundador do sistema de dominação.
  2. Márcio Vani Bemfica \- Vice-Presidente da FUNEVA, Advogado (OAB/MG 36.884).
  3. Álvaro Vani Bemfica \- Diretor da FADIVA.
  4. Júnia Bemfica Guimarães Cornélio \- Presidente da FUNEVA.
  5. Thaís Vani Bemfica \- Professora e Coordenadora da FADIVA.
  6. Carlos Magno Bemfica \- Membro da FUNEVA.
  7. Djalma Vani Bemfica \- Membro da FUNEVA.
  8. Adriana Pimenta Vani Bemfica \- Advogada (OAB/MG).

Família Rezende (Braço Político/Ministério Público)

  1. Morvan Aloysio Acayaba de Rezende (falecido) – Deputado Estadual, arquiteto da aliança política.
  2. Aloísio Rabêlo de Rezende \- Promotor de Justiça da Comarca de Varginha, Professor da FADIVA.

Peritos e Colaboradores

  1. Dr. Thomas Katsuo Ito \- Psiquiatra forense, suposto “assinador” de laudos sob encomenda.
  2. Dr. Antônio Carlos Parreira \- Juiz de Direito da Vara de Família de Varginha.

Vítimas do Sistema (Parcial)

  1. Pais afastados de seus filhos com base em laudos produzidos sob encomenda.
  2. Crianças e adolescentes afastados de seus genitores sem o devido processo legal.
  3. Afonso de Araújo Paulino \- Jornalista perseguido na década de 1970.
  4. Hermes de Figueiredo \- Cidadão denunciante perseguido na década de 1970.

NOTA FINAL DO REDATOR

O presente documento foi produzido com base em documentos oficiais desclassificados, registros forenses históricos, dados institucionais contemporâneos e depoimentos colhidos junto a fontes que, por razões de segurança, optaram pelo anonimato. A veracidade dos fatos narrados é atestada pela convergência de múltiplas fontes independentes e pela consistência interna das evidências coligidas.

A Nação não pode mais tolerar que a Justiça seja sequestrada por dinastias familiares que se perpetuam no poder através da corrupção institucionalizada. A hora da verdade chegou. O momento de agir é agora.

Pela Família Brasileira! Pela Soberania Nacional! Pela Infância e pela Dignidade Humana!


Precisa proteger um vínculo familiar?

O Portal Parental reúne informação clara, orientação inicial e caminhos práticos para quem enfrenta afastamento, conflitos de guarda, falsas narrativas ou dificuldades de convivência com filhos e familiares.

Este conteúdo tem finalidade informativa e educativa. Não substitui orientação jurídica, psicológica ou institucional individualizada. Situações de violência real devem ser tratadas com seriedade, proteção imediata e atuação das autoridades competentes.